Quem sou eu

Minha foto
Sou um simples dentista que desde 2000 viajo pela Europa. Nao me pergunte o porque de so Europa. Fui uma vez, duas e se nao me engano já fui 10 vezes, oque me da certa liberdade para tentar ajudar quem está indo pela primeira vez ou está indo de novo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

REPÚBLICA TCHECA

Da Primavera de Praga à Revolução de Veludo, o povo tcheco tem assistido a constantes transformações neste país que até alguns anos atrás era satélite da extinta URSS.

Sua capital, Praga, já testemunhou tanques soviéticos, estudantes em rebelião e hoje turistas, muitos - e continua a ser uma das cidades mais bonitas do mundo. Por tudo isto, somado ao elevado padrão cultural e ao carisma de seus habitantes, a República Tcheca é um dos países europeus que mais desperta a curiosidade dos viajantes, que chegam em massa, especialmente no verão.

Ainda assim, muitos a chamam erroneamente de Tchecoslováquia, apesar de já separada da Eslováquia desde 1993. E quanto mais parece se afastar do Leste, mais se aproxima do Ocidente. Praga é considerada a cidade onde mais moram norte-americanos fora dos EUA.

O país lentamente se capitaliza, já ingressando na União Européia. Sua memória é forte e certamente jamais vai apagar as marcas de seu passado, mas o quanto antes você conhecer este pequeno grande país, mais tcheco o vai encontrar.


Que País é esse
Nome: República Tcheca (Ceská Republika, tcheco; Czech Republic, inglês)
Sistema/Forma de governo: República Parlamentarista
Nacionalidade: Tcheca (Czech, inglês)
Capital: Praga (Praha, tcheco; Prague, inglês)
Idioma: Tcheco (Czech, inglês)
Moeda: Coroa tcheca (koruna, tcheco)

Você que colou em...
Geografia
Área: 78.864 km² (menor que o estado de Santa Catarina).
População: 10,3 milhões de habitantes.
Fronteiras: Alemanha (NO e O), Polônia (NE), Eslováquia (SE) e Áustria (S).
Clima: Temperado; verão ameno e inverno rigoroso.
Relevo: Planaltos e planícies limitadas por baixas cadeias montanhosas.
Ponto mais alto: Snezka 1.602m.
Grupos étnicos: Tchecos 94,4%, Eslovacos 3%, Poloneses 0,6%, Alemães 0,5%, Ciganos, Húngaros e outros 1,5%.
Religiões: Ateus 39,8%, Católica 39,2%, Protestante 4,6%, Ortodoxa 3%, outras 13,4%.

Economia
Entre os países do extinto bloco comunista, a República Tcheca é um dos que possui a economia mais desenvolvida e significativamente industrializada. No entanto, apresenta alguns problemas de transição para uma economia de mercado, especialmente na questão das privatizações e desemprego. Desde abril de 2003 a Republica Tcheca participa da União Européia como observadora, tornando-se em 1o de maio de 2004 um membro fixo do bloco europeu.

História
A República Tcheca tem suas origens nas regiões da Bohemia e Moravia, habitadas por povos eslavos. Por volta de 1600, depois de uma guerra civil de cunho religioso, a monarquia é instalada. No século 16 a Bohemia é integrada ao Sacro Império Romano-Germânico, comandado pelos Habsburgo. Já na 1ª Guerra Mundial, a derrota do Império Austro-Húngaro dá a independência aos tchecos e eslovacos, formando, em 1918, a Tchecoslováquia.

Os nazistas anexam o país à Alemanha em 1939. A década de 60 é marcada pela Primavera de Praga: o governo abole a censura e liberta presos políticos. Como resposta, soldados e tanques russos invadem o país e assumem o poder. Em 1989, as mudanças que ocorrem na Tchecoslováquia são chamadas de Revolução de Veludo.

Testemunha-se manifestações populares, greve geral, legalização dos partidos de oposição, queda do ministério e renúncia do presidente. Em 1990 a Eslováquia dá início ao processo de separação dos dois países, que se consolida em 1992.

Em novembro do mesmo ano, uma emenda constitucional é aprovada e em 1993 nasce a República Tcheca. Em setembro de 2002 o país sofre com as intensas chuvas e inundações, que resultam em milhares de desabrigados e comprometendo muitas estruturas históricas. Em maio de 2004 a República Tcheca ingressa na União Européia, junto com outros nove países.

Para o viajante
Paisagens rurais e urbanas, acomodações, transporte e restaurantes - tudo se combina, em charme e preço, para um viajante explorar o país. Praga é uma parada obrigatória, não resta dúvida. A questão é o que conhecer no interior. Karlovy Vary (ou Karlsbad) é uma popular cidade-spa, onde os vizinhos ocidentais vêm passar as férias. Pilsen agrada aos beberrões: é onde foi criada este tipo de cerveja.

Kutna Hora tem um magnífico castelo, tombado pela Unesco. O norte do país, próximo à Alemanha ou à Polônia, proporciona estações de esqui, como Splider Mlyn, onde, no inverno, você pode praticar o esporte ou tomar aulas por preços bastante acessíveis. No sul, encontram-se preciosas jóias como Ceské Budejovice ou Ceský Krumlov, com ruas medievais. Este é o país. Dê um tempo à regrada economia que se faz nos países ocidentais e aproveite o que a República Tcheca tem de bom, desvendando os mistérios de seu passado recente.

Informações
Visto Não é mais necessário a brasileiros desde a entrada da República Tcheca na União Européia, em maio de 2004. Mas tal como nos demais países do bloco, o tempo de permanência legal sem solicitação de visto é de até 3 meses.
DDI 0042
Feriados 1º de janeiro, 1º de maio, 8 de maio (Dia da Libertação Nacional), 5/6 de julho (feriado religioso), 28 de setembro (dia do estado checo), 28 de outubro (Independência), 17 de novembro (luta pela democracia e liberdade), Natal (coincidindo com o aniversário do país).
Horários Bancos funcionam com horários variados da manhã, entre 8h/9h30 a 15h30/17h. Comércio das 8h30/9h às 18h. Grandes lojas abrem no sábado pela manhã, mas fora de Praga pode ser tudo mais difícil nos fins-de-semana.
Informações A maioria das cidades dispõe de uma central de informações funcionando em horário comercial, fazendo reservas de acomodação e vendendo mapas.
Telefones de emergência 158 Emergências em geral, 155 Ambulância e 156 Polícia.

Língua
O tcheco é totalmente incompreensível para quem não tem uma base de línguas eslavas. Quem sabe alemão pode ter alguma chance com as pessoas mais velhas, mas é com o inglês que você vai se virar. Muitos jovens, especialmente em Praga, têm uma boa noção do idioma e quem trabalha com o turismo possui no mínimo um vocabulário básico.


Dicionário
Viajando ao interior, você não terá como escapar de utilizar algumas das palavras abaixo.

Falo mal mas sou educado
Oi - Ahoj, dobrÿ den
Tchau - Na shledanou
Bom dia - Dobré jitro
Boa noite - Dobry vecer
Por Favor - Prosím
Obrigado - Dekuji vam
Desculpe/Com licença - Prominte

Sobrevivência
Sim - Ano
Não - Ne
Socorro - Pomoc!
Quanto custa? - Kolik to stojí?
Onde fica...? - Kde je...?
Caro - Drah

Contando...
Um - Jeden
Dois - Dva
Três - Tri
Quatro - Ctyri
Cinco - Pet
Seis - Sest
Sete - Sedm
Oito - Osm
Nove - Devet
Dez - Deset
Coisas e Lugares
Aeroporto - Letiste
Água - Voda
Albergue - Mládeznická noclehárna
Banco - Banka
Banheiro - Koupelna/toaleta
Bebida - Nápoj/píti
Cerveja - Pivo
Dinheiro - Peníze
Estação - Nádrazi
Farmácia - Lékárna
Hospital - Nemocnice
Ônibus - Autobus
Trem - Vlak
Praça - Námestí
Rua - Ulice

A Semana
Segunda - Pondeli
Terça - Úterÿ
Quarta - Streda
Quinta - Ctvrtek
Sexta - Pátek
Sábado - Sobota
Domingo - Nedele

Segurança
Problemas normais, cuidados habituais. Nada que deva preocupar o viajante, inclusive mulheres. Evite, talvez, andar por lugares desertos à noite. E fique atento com taxistas que eventualmente podem querer lhe passar a perna.

Dinheiro
Valor de troca US$1 = 26,4Kc; €1 = 31,8Kc (em junho de 2004)
Moeda A coroa tcheca ou czech koruna ou crown em inglês (ou ainda korun ceskych no original) é representada por Kc (eventualmente CZK). Moedas são encontradas em 10, 20 e 50 centavos e 1Kc, 2Kc, 5Kc, 10Kc, 20Kc e 50Kc. Notas existem 20Kc, 50Kc, 100Kc, 200Kc, 500Kc, 1000Kc, 2000Kc e 5000Kc.
Câmbio Bancos e casas de câmbio cobram entre 2% e 3% de comissão, ou uma taxa fixa, mas podem também não cobrar nada. No passado trocava-se no câmbio negro, hoje, porém, não existe mais, e se alguém na rua lhe oferecer uma cotação melhor que a de mercado, é trapaça.
Custos Em termos de Europa, a República Tcheca não é dos países mais caros, e é até possível cometer algumas extravagâncias. Um albergue custa a partir de 9 dólares e hotéis confortáveis também saem em conta principalmente para duas pessoas. Para comer de forma econômica você gasta de 3 a 5 dólares e uma cerveja pode ser achada por menos de 1 dólar. Aproveite.

Comunicação
Telefone A maioria funciona a cartão, mas ainda é possível achar alguns à moeda. O custo mínimo de uma ligação local é 4Kc, para falar uns 4 minutos. Ligações a cobrar são feitas pela operadora local. Cartões telefônicos de 50/100 créditos são comprados por 175/320Kc.
Correio Um selo para cartão postal ao Brasil sai por 9Kc. Segundo alguns problemas relatados por viajantes, a República Tcheca não é o país mais seguro para mandar caixas ou pacotes pelo correio.
Internet Pode-se checar e-mails em cyber cafés e alguns albergues. Meia hora de acesso custa em média 50Kc.

Viajando
Para aqueles que pretendem chegar de avião, há eventualmente vôos promocionais partindo de grandes cidades européias, como Londres ou Bruxelas. A principal porta de entrada é o Aeroporto Internacional de Praga, de lá pode-se pegar uma van que a cada 30 minutos sai para o centro da cidade por 95Kc.

Aos que preferem atravessar fronteiras, trem é o meio ideal. Alguns populares trajetos de/para Praga são: Berlim 7 horas, Budapeste 9 horas, Viena 5 a 8 horas, Varsóvia 12 horas. Vale dizer que os trens não têm o conforto dos ocidentais, ainda que tenham se modernizado. No verão lotam, e sem reserva seu único lugar pode ser de pé no corredor.

Ônibus é o meio mais barato para quem vem da Europa Ocidental, freqüentemente com passagens especiais partindo de Londres ou Paris. Circulando pela República Tcheca, os preços podem ser similares ou até maiores que os de trem, mas em geral também são mais rápidos e confortáveis (ou ainda absolutamente o oposto).

Viajar de carona pelo país não é difícil. Para carona agenciada, existe uma central em Praga, na rua Narodni 9, fone 22075407, funcionando de seg/sex 9h30-20h e sábados 10h-16h. Combinando motoristas e caroneiros, consegue-se viajar por um preço um pouco mais baixo que uma passagem de trem e ônibus.

Pensões são disponíveis pelo país, podendo ser melhor que albergues com preços similares ou um pouco mais caros (incluindo café da manhã e lençóis), com opções de quarto coletivo ou individual.

Uma alternativa típica dos países do Leste são residências particulares, onde normalmente pode-se alugar um bom apartamento, com sala e cozinha completa do próprio dono, que fica à espera de viajantes em estações de trem. Se abordado por algum deles na chegada, não se assuste, é normal. Esta é uma alternativa recomendada se você estiver acompanhado, não só pela segurança (apesar de normalmente não haver problemas), mas também pela economia. É possível que mostrem fotos ou queiram levar você lá. Confirme, antes de mais nada, se é bem localizado, e sentindo firmeza, vale dar uma olhada. Os custos são variáveis e bastante negociáveis, mas pode ficar em torno de US$25 por dia pela casa ou apê.

Comes & Bebes
A comida não é cara: aproveite. Se você quer ter a mesma refeição que deixa os tchecos felizes, a pedida é carne com cerveja. Para os masitá jídla (pratos com carne) vale tanto veprová (porco), hovezi (bife) ou mesmo klobasa (salsicha), servidos com molhos fortes. Como acompanhamento, bramborové (batata), saláty (salada), zelenina (vegetais) ou houskové (pão).

Bilé ou cervené víno (vinhos branco ou tinto) são comuns, mas nada é mais popular que a pivo (cerveja). Os tchecos disputam com os alemães o título de maiores bebedores de cerveja por habitante. As mais populares, nos vários pubs ao longo do país são as Plzenský Prazdroj, Budvar (que inspirou a Budweiser) e Velképopovický. Não é à toa, há uma cidade chamada Plzen (Pilsen), um paraíso para os amantes de cerveja.

Brasileiros
Embaixada
Susicka 12 - Praga
Fone (02) 2432-4965
e-mail: chebrem@mbox.vol.cz


Nós lá fora
Os tchecos conhecem pouco do Brasil. Despertam certa curiosidade por este país exótico, alegre e futebolístico.

Barbadas & Roubadas
Praga é parada obrigatória - até demais. Certamente você vai ir ao Stáre Mesto e aos castelos, mas não deixe de visitar o antigo cemitério judaico. Mais da República Tcheca você encontra no interior. Cidades como Ceský Krumlov são indispensáveis com um pouco mais de tempo.

Uma opção para viajantes no inverno é esquiar - por preços bem acessíveis. Procure por estações de esqui, como Splider Mlyn, ao norte do país

Praga

Praga é a grande metrópole do Leste Europeu. Não tanto pelo tamanho (1,3 milhão de habitantes), mas por suas características econômicas, seu engajamento político e suas qualificações culturais e artísticas. Atualmente investe-se muito no turismo, encarado como a grande captação de receita que é.

Seus habitantes, bem mais do que no resto do país, estão aprendendo inglês e conhecendo as "maravilhas do mundo ocidental". Nada disto afeta seu charme medieval e as peculiaridades de uma então pequena cidade que já foi subordinada a um império comunista.

Igrejas, castelos, cemitérios, pontes, ruas, casas históricas. Felizmente, com todas as guerras, revoluções e primaveras testemunhadas, Praga ainda reina majestosamente intacta e vibrante.


Informações
Código de acesso 02

Centros de Informação Em Praga chama-se PIS (Prague Information Service) e fica no prédio da antiga prefeitura na praça central e na rua Prikope 20, perto da estação de metrô Námestí Republiky. Oferece informações gerais e mapas gratuitos (também obtidos em casas de câmbio).

Existe outro posto na estação de trem Praha-Mlavní Nádrazí, onde há um mostruário com fotos de albergues, pensões e residências. Funciona em geral das 9h-18h. Informações de pubs, shows e entretenimento, você encontra numa pequena revista chamada Navigator, escrita em tcheco e inglês e encontrada em vários bares da cidade.

Internet Com bastante estrangeiros morando e visitando Praga, há um bom número de cyber cafés na cidade, entre eles Internet Café Prague, Národní 25, seg/sex 9h-23h, sáb/dom 10h-23h, 120Kc/hora.

Na cidade
Orientação
O rio Vltava (Moldava, em português) corta a cidade, dividindo Praga em Malá Strana (cidade baixa) na margem oeste, onde há o castelo (em Hradcany) e Staré Mesto (cidade antiga) a leste. Várias pontes ligam os dois lados, destacando-se a popular Charles Bridge. Ponto de referência é a praça central Staromestské námesti.

Chegando e saindo
A estação de trem mais comum para viagens internacionais (Berlim, Budapeste) é a Nádrazí Holesovice, ao norte da cidade, dispondo de metrô com o mesmo nome. A maior estação, porém, é a Hlavní Nádrazí, para a maioria dos trajetos regionais (incluindo Ceské Budejovice e Ceský Krumlov), também com uma estação de metrô, mas pode-se ir até ela à pé do centro.

Ambas as estações de trem estão conectadas pela linha C de metrô. Existem mais duas estações em Praga, Masarykovo Nádrazí (metrô Námestí Republiky) e Smíchov (metrô Smíchovské Nádrazí). A principal estação de ônibus (Central Praha-Florenc, na Krizíkova 5) fica junto ao metrô Florenc. Outras estações também estão conectadas por diferentes linhas do metrô. Do aeroporto, há um ônibus que faz a ligação com o metrô (Dejvická). Você pode ficar tentado a pegar um táxi, considerando que seus preços são bem menores que no Ocidente. Combine previamente um valor, não mais que US$10.

Circulando
Prepare-se para caminhar, é o melhor meio de você atravessar as pontes de Praga, conhecer suas ruas antigas, percorrer as praças históricas e sentir todo o seu astral. Algum metrô, no entanto, deve ser inevitável. A cidade possui 3 linhas, com cores e letras diferentes: verde (A), amarela (B) e vermelha (C), que funcionam das 5h-24h, cobrindo boa parte de seu perímetro. Existem também várias linhas de tram, operando das 4h30 às 0h15, além dos noturnos, designados pelos números 51 a 58. Há ainda muitas linhas de ônibus, mas sua utilização (para um viajante) é menos freqüente.

Os bilhetes são integrados e valem para todos os tipos de transporte, divididos em 3 tipos básicos: Non-changeable (8Kc) que é válido por 15min e para uma única viagem, não permitindo troca do meio de transporte, Changeable (12Kc) válido para 60min em dias de semana e 90min em sábados e domingos, permitindo troca de transporte e Changeable 24h (70Kc), que, como o nome diz, pode ser usado por 24h em qualquer um dos meios.

Os bilhetes devem ser validados antes de entrar no metrô ou então nas máquinas dentro dos trams. Existem também tickets para 3 (200Kc), 7 (250Kc) e 15 (280Kc) dias que, apesar de serem proporcionalmente mais baratos, não necessariamente valem a pena, pois você deve caminhar bastante. Por fim, táxis no Leste Europeu são uma tentação. Seus motoristas, não. Possivelmente os caras vão querer lhe cobrar mais. Negocie bem o preço, já pedindo metade ou 1/3 do valor que eles disserem e veja a reação. Ok, talvez não seja tanto, mas barganhe, lembre-os de que você não é um rico norte-americano.

Acomodação
Alternativa a hotéis são os albergues (HI, independentes e os de verão), pensões ou pequenos hotéis e casas particulares. Estes últimos, ideais apenas para duas ou mais pessoas, podem ser agenciados informalmente nas estações de trem ou em balcões oficiais. Aos demais, listamos algumas opções.

Mládeze, albergue HI. Dykova 20. Fone: 225 12 597, e-mail: jana.dyrsmidova@telecom.cz. Para chegar, pegue o metrô (linha verde) e desça na estação Jiriho z Podebrad, seguindo pela praça, atravessando a rua em direção à Ripská, seguindo até o fim e dobrando à esquerda; na esquina está o albergue. Diárias de 350 a 700Kc (variando de dormitórios com até 6 pessoas a doubles e singles, sem ou com banheiro) na alta estação e 320Kc a 600Kc na baixa. Tem 120 camas, com lençóis e café da manhã (bom) incluídos. Recepção aberta 24h.

Pension Dlouhá/Traveller's Hostel, Dlouhá 33. Fone: 248 266 62 e-mail: travellers_dlouha@motylek.com. Fica no centro. Para chegar, pegue tram 5 da estação Holesovice, ou então estando na Staromestské námesti, a rua desta pensão começa atrás do monumento de Jan Hus, andando 2 quadras (5min). Pertence à cadeia de albergues Traveller`s Hostel, é o principal e único entre eles a abrir o ano todo. Cama em dormitório custa 350Kc. Em quartos de 4 ou 3 camas sai 400Kc ou 430Kc. Em baixa temporada os preços podem reduzir 2 ou 3 dólares. São 159 camas em quartos bem ajeitados. Café (servido até 10h30) e lençóis incluídos. Ainda: cozinha disponível, lavanderia (150Kc para lavar e secar) e acesso à internet (por 100Kc p/ 1 hora). Grande atração é o Roxy Club que fica ao lado da pensão.

Clown and Bard, albergue independente. Borijova 102. Fone: 227 164 53. Email: clownandbard@ clownandbard.com. Pegue metrô (linha verde), desça na estação Jiriho z Podebrad, pegue a rua Slavíkova, siga até a rua em diagonal Jezkova, desça a lomba e estará em frente à pequena porta que é a entrada do albergue. Também pode se chegar à pé da estação central pegando a rua Seifertova, dobrando na Krásova e subindo até a Borijova (10min). Uma cama custa entre 250Kc e 900Kc de dorms a quartos duplos. Depósito pela chave 100Kc (retornável saindo até 10h). Lençóis incluídos, café não, sai por 65Kc (servido até 14h). São 80 camas. Bar funciona 8h-1h da madrugada, e é a melhor atração do local, eventualmente com bandas ao vivo. A vizinhança é a mais boêmia de Praga, com bares abertos a noite inteira. Recepção 24h. O clima é festivo, mas se você quer sossego, não é o albergue ideal.

Boathouse, albergue independente. Lodnická 1. Fone: 402 1076. Localizado fora da cidade. Para chegar, saindo da estação central, cruze o parque, pegue Jeruzalémská ou Ruzova até rua Jindrisska onde passa o tram 3 e com ele seguir por 30min até a estação Cerný Kun, de onde você deve descer as escadas, seguir pela rua abaixo no sentido da placa amarela, onde depois de 200m se chega no albergue, situado na beira do rio Vltava. Diárias a partir de 320Kc em quartos de 3/9 camas (depósito pela chave 100Kc). São 50 camas. Lençóis incluídos, mas não o café, disponível por 70Kc (servido até 11h30, cada dia com um menu diferente). Jantar pode ser solicitado por 70Kc. Lavanderia por 100Kc. Apesar de longe, o albergue é calmo e bom para descansar na beira do rio em uma casa sustentada por palafitas, decorado com mensagens deixadas por viajantes.

Pension Unitas Bartolomejská 9. Fone: 232 77 00, e-mail: unitas@cloister-inn.cz. Central, pode-se caminhar ou pegar tram 9, descendo na parada Národni. Você paga entre 500-1100Kc em quartos de 1-4 camas. Lençóis e café incluídos. No total 112 camas. Parte do albergue (19 quartos) fica no subsolo no que era antigamente uma prisão chamada hoje de Pink Prison em homenagem à pantera cor-de-rosa. O prédio já foi também monastério e na época do comunismo abrigava a polícia secreta (o presidente Vaclav ficou preso onde é hoje o quarto P6). Bem localizado ao lado da Staré Mesto e a alguns minutos da Charles Bridge. É ideal para quem viaja em grupo.

Hotel U Krále Jirího Liliova 10 Praha 1. Fone: 222 21 707, e-mail: kral.jiri@ telecom.cz. Fica no meio da Staré Mesto e aluga quartos que custam de 2000Kc a 4500Kc (1-3 camas) e apartamentos entre 3300Kc a 5900Kc (1-4 camas). Os quartos são bastante confortáveis, mobiliados e com TV, telefone, chuveiro e banheiro, além do café incluído. Possui 12 quartos e a recepção fica aberta das 7h-1h. Caro, mas é uma ótima opção para casais em lua-de-mel.

Albergues abertos apenas no verão
Traveller's Hostel, albergue independente. Krizovnická 7. Fone: 248 10 035. Aberto do começo de julho ao final de agosto. Ótima localização, a 2min da Charles Bridge. Custa 260Kc em dormitório com 10 a 32 camas. Depósito obrigatório pela chave de 100Kc (se atrasar o checkout às 10h, perde). São 154 camas e o prédio ocupa os 3 primeiros andares do que é uma escola durante o ano. Café (ruim) incluído, internet a 100Kc p/1hora. Bom para quem só quer passar a noite no coração da cidade, sem se importar com facilidades.

Strawberry Hostel, albergue independente. Slavíkova 22 Praha 3. Fone: 627 37 12. E-mail: strawberry-hostels@hotmail.com Aberto de 12 julho a 7 setembro. Para chegar, desça na parada Jiriho z Podebrad do metrô (linha verde) e siga a rua Slavíkova por 4 quadras; a entrada fica na rua Krizkovského (prédio rosa). Custa 350Kc-450Kc para cama em quartos de 4 a 2 pessoas. São 290 camas neste prédio que é residência de estudantes durante o ano. Lençóis e café da manhã incluídos.

Music Hostel and Pension, albergue independente. Lázenska 5. Fone: 573 20 320, e-mail: info@inedex.cz. Abre de julho a agosto. Para chegar, atravesse a Charles Bridge em direção ao castelo e dobre na primeira rua à esquerda. Custa de 350Kc a 600Kc em quartos de 6 a 2 camas. Total de 60 camas. O prédio é um conservatório de música durante o período letivo. Tem um fogareiro disponível. Recepção 24h, bem localizado, chegue cedo para conseguir lugar.

Traveller's Hostel, albergue independente. Fone: 249 10 188. Aberto de começo de julho ao final de agosto. Fica na ilha Strelecký Ostrov, no meio do rio e pode ser alcançada pela ponte Legií. Para chegar, pegue o metrô amarelo (linha B) até a parada Narodni trida, seguindo pela rua Národni até a ponte. São dois grandes quartos, custando 350Kc onde dormem 30 e 46 pessoas (sim, é um verdadeiro puleiro). Depósito pela chave sai 100Kc. Café incluído, mas é horrível. É o pior da cadeia, fique aqui se não deixarem você dormir em baixo da Charles Bridge.

Traveller's Hostel, albergue independente. Husova 3 Praha 1. Fone: 242 15 326, da mesma rede, melhor que os anteriores. Fica no meio da Staré Mesto, custa de 450Kc a 650Kc por cabeça em quartos de 2 a 5 pessoas. Total de 40 camas. Café da manhã incluído.

Comes & Bebes
Pode-se comer bem em Praga sem gastar muito. Algumas opções são Hostinec U Kocoura, rua Nerudova 2, no caminho para chegar ao castelo, logo no começo da subida. Ambiente bacana, rústico, dentro do que parece um porão; servem pratos típicos por uma média de 80Kc; tome uma Budweiser Budwar por 20Kc.

O Apetit Bufet, na Dlouhá 23, a duas quadras da Staromestské namestí (Wenceslas Square), com boas sopas e comida típica por 50Kc e 80Kc. Se não entender os pratos, aponte o dedo na comida dos outros. Opção ainda mais em conta (30Kc) para um lanche noturno são as barraquinhas na Václavské námesti, avenida dupla que acaba no museu.

Atrações
Praga é dividida em áreas, que podem ser facilmente exploradas à pé em uma tarde ou em um dia. Hradcany, a região do castelo e Malá Strana, cidade baixa, estão numa margem do rio; a cidade antiga Staré Mesto, a nova Nové Mesto e o bairro judeu Jewish Quarter, no outro lado. Referencial inicial é a praça da prefeitura Staromestské Námestí (Old Town Square). É bom ter um mapa na mão e traçar um trajeto lógico - caso se perder, simples, apenas siga os turistas. Observe que boa parte das atrações oferece descontos com a carteira internacional de estudante.

Staré Mesto
Staromestské Námestí (Old Town Square) É a praça da prefeitura, o coração da cidade, onde ocorreram vários acontecimentos históricos. Ao seu redor, igrejas e casas seculares. No centro da praça fica o monumento ao líder religioso Jan Hus, construído em 1915 em comemoração aos 500 anos de sua morte, quando foi queimado pela Igreja católica acusado de heresia.

Staromestské Radnice (Old Town Hall) É a Prefeitura antiga, construída em 1338 em estilo gótico. É conhecida também por sua torre com o relógio astronômico. O prédio fica aberto das 9h-18h (abr/set) e das 11h-17h (out/mar). Suba a torre do relógio, 40/30Kc (estudante), de onde se tem uma bela vista do centro de Praga. Você ainda pode visitar a Gothic Chapel (capela gótica) e Historic Rooms (salas históricas) por 30/20KC (estudante) cada. Na entrada do prédio fica o centro de informações turísticas da cidade. O relógio astronômico, apesar de já ter sofrido várias reformas, foi instalado em 1410, e mostra a hora, dia, mês, posição da terra e lua, sua fase e a estação do ano. Nem tente entender tudo isso. Aproveite mais os 12 apóstolos que de hora em hora, entre 9h-21h, fazem o seu show com a ajuda do esqueleto da morte.

Chrám Matry Bozí Pred Týnem (Týn Church) Ainda na praça central, esta igreja é conhecida por suas duas torres representando Adão e Eva. Construída entre os séculos 14 e 16 em estilo gótico-sacro, teve seu interior reconstruído em estilo barroco no século 17. Dentro, a tumba de Tycho de Brahe, astrônomo dinamarquês. Entrada grátis.

Václavské Námestí Fora da praça, perto da estação de metrô Mustek, é a popular avenida de duas mãos com canteiro no meio, com lojas, galerias, bares, casas de câmbio e prédios históricos. Ao seu topo, você enxerga o prédio do Museu Nacional e a estátua do príncipe Wenceslas em seu cavalo.

Národní Muzeum (National Museum) Abre das 10h-18h e custa 80/40Kc (estudante). Toda a 1a segunda de cada mês a entrada é grátis (e no dia seguinte fecha). Abriga coleções de mineralogia, petrologia, zoologia e paleontologia. Destaque para a arquitetura do hall de entrada. Para quem não é muito chegado em "...logias" o museu abriga no andar térreo uma exposição sobre os feitos esportivos do país com fotos de atletas, troféus e medalhas.

Karluv Most Popularmente conhecida como Charles Bridge. É provavelmente a atração mais conhecida de Praga, construída em 1357, tendo sido a única ponte até 1841. Em seus 515 metros de comprimento, tem 30 diferentes estátuas e esculturas de santos, incluindo a de São João, que se tocada promete boa sorte. Reúnem-se na ponte pintores, vendedores e outros tipos de artistas. À noite, a ponte mostra outro lado de seu charme com uma fantástica vista para o castelo.

Hradcani (Distrito do Castelo)
Prazský Hrad (Prague Castle) Castelo de Praga, no topo da cidade e facilmente admirado, especialmente da Charles Bridge. A entrada neste complexo (castelo, igrejas, torres, jardins), que soma ao todo 45 hectares, é gratuita, mas deve-se pagar para visitar as atrações que lá se encontram. O complexo fica aberto entre 01/abr-31/out, 5h-24h; 01/nov-31/mar, 6h-23h. Fundado no século 9, era originalmente residência de príncipes e reis da Bohemia, sendo atualmente o centro do poder político tcheco e residência do presidente.

Katedrála Sv. Víta (St. Vitus Cathedral) Logo após a entrada do castelo, aberta das 9-17h/18h (baixa/alta temporada), entrada 220/110Kc (estudante), dando direito a visitar a Powder Tower, que fica ao lado esquerdo da catedral, o Old Royal Palace e também a Basilica of St. George. Esta catedral foi fundada em 1344 e finalizada em 1929 (isso mesmo, 600 anos de construção). Para subir em sua torre de 287 degraus, paga-se 50/20Kc e mais outro ingresso para a cripta com tumbas de reis da Bohemia.

Starý Královský Palác (Old Royal Palace) Aberto no mesmo horário da catedral com a entrada incluída no ingresso. Foi residência de príncipes e reis da Bohemia até o século 16. Com salas históricas, em uma delas foram realizados duelos a cavalo. A principal atração é o salão gótico Hall Vladislav, de 1500, onde os antigos monarcas eram coroados. Existem algumas sacadas e janelas de onde pode se ter uma bela vista de Praga.

Bazilika Sv. Jirí (Basilica of St. George) Mesma entrada e horário das demais. Prédio de arquitetura romana mais bem preservado da região da Bohemia. Fundada em 920 pelo príncipe Uratislav I e reconstruída durante o século 12. A atual fachada barroca é do século 17.

National Gallery Atrás da catedral St. Vitus. Abre das 10h/18h, fechado segundas. Entrada 70/40Kc (estudante). Exposição de arte tcheca, do séc. 14 ao 18.

Obrazárna Prazského Hradu (Prague Castle Gallery) Abre das 10h-18h. Entrada 100/50Kc (estudante). Foi construída nos anos 60 em um lugar antes ocupado por estábulos. Abriga basicamente coleções de pinturas barrocas.

Zlatá Ulicka (Golden Lane). Casinhas onde os trabalhadores do castelo moravam no século 16, construídas sobre o que era antigamente uma fortificação gótica. O segundo andar liga quase todas elas e você pode ver uma exposição de roupas, armas e armaduras. Kafka trabalhou na casa 22, entre 1916/17. Hoje reinam lojinhas de souvenirs.

Loreta Convent Loretánské námestí 7, saindo da entrada do castelo caminha-se morro acima para chegar ao convento. Aberto das 9h-12h15 e 13h-16h30, exceto segundas. Entrada 80/60Kc (estudante). Aqui você encontra tesouros sacros do século 16 ao 18. Um carrilhão com 30 sinos toca a cada hora entre 8h-20h.

Malá Strana
Chrám Sv. Mukuláse (St. Nicholas Church) Na praça Malostranské Námestí, aberto das 9h-16h, entrada 50/25Kc (estudante). Igreja em estilo barroco, construída em 1756, já foi palco para concertos de Mozart. Informe-se da programação (óperas, concertos e sinfonias) que acontece geralmente às 18h, custando em torno de 390/290Kc (estudante). Ao lado, pode-se subir na torre de 215 degraus por 40/30Kc (estudante) e apreciar a vista.

Kostel Panny Marie Vítezné (Church of Our Lady Victorious) Karmelitská 12. Construída em 1611 também em estilo barroco e reconstruída alguns anos depois, é famosa por sua estátua do Menino Jesus de Praga. Aberta seg/sex 9h30-5h30, sábados 9h45-8h.

Josefov (Jewish Quarter)
Atrás da praça Staromestské Námesti (metrô Staromestská para os mais preguiçosos), fica o bairro judeu de Praga, onde você pode visitar o museu, o cemitério antigo e as sinagogas por um ingresso integrado, que custa 500/340Kc (estudante). Abertos das 9h-17h30.

Old Jewish Cemetery Impressionante cemitério com aproximadamente 12 mil sepulturas, um dos mais cheios do mundo (e o maior, considerando o número de mortos por m²). Fechados num gueto, os judeus não tinham mais onde enterrar seus mortos e as lápides tiveram de ser feitas umas sobre as outras, com algumas datando de 1439.

Jewish Museum, U Starého høbitova 3, entrada 300/200Kc (estudante). Aberto de nov/mar das 9h-16h30 e de abr/set das 9h-18h (não abre aos sábados). Concebido originalmente pelos nazistas em 1942, com peças trazidas de comunidades judaicas então existentes na Bohemia e Moravia, tinha como macabra intenção mostrar como vivia "um povo em extinção". Possui uma boa coleção de arte judaica e você pode ter um idéia de como era a vida diária do povo judeu destas regiões.

Há ainda 5 sinagogas que podem ser visitadas - Maisel Synagogue, Spanish Synagogue, Klausen Synagogue, Old New Synagogue, Pinkas Synagogue, com destaque para a última, que fica na entrada do cemitério. Apresenta em suas paredes nomes de 77.297 tchecos mortos nos campos de concentração e uma exposição de pinturas de crianças que foram presas em um campo de concentração em Terezín.

Old New Synagogue Não incluído no ingresso das demais, entrada 300/240Kc (estudante). É o mais antigo templo judaico da Europa. Construído no final do século 13, também sendo um dos mais bem conservados prédios góticos de Praga. É a principal sinagoga utilizada pela comunidade judaica da cidade.

Outros
Bertramka (Mozart Museum) Mozartova 169. Metrô B (amarelo) parada Andel. Aberto 9h30-18h. Entrada 90/50Kc (estudantes). Vila onde o compositor morou quando em Praga, com exposição de pertences e manuscritos. Foi neste local que Mozart finalizou a ópera Don Giovanni. Concertos são realizados no local, maiores informações no CI da cidade.

Riegrovy sady No distrito Vinohrady, um dos mais populares parques entre os jovens e nativos, um ótimo local para se fazer uma caminhada ou tomar uma cerveja no fim do dia.

À noite
Praga oferece muitas opções, de música clássica e ópera à rock e jazz, apresentadas quase diariamente. Algumas opções são: Roxy Club, Dlouhá 33, antigo teatro transformado em discoteca, um grande espaço onde acontecem festas de diferentes tipos, especialmente dance e tecno, entrada 150Kc. Rock Café, Národní 20, templo do rock na cidade, funcionando até 3h, entrada 50Kc; público formado basicamente por turistas. Já foi melhor em tempos passados. Na rua Liliova, no número 10, um complexo de bares.

Blues Sklep, no subsolo tem shows de jazz e blues todos os dias (couvert a 50Kc), Jam Sessions nos domingos e segundas. Entrando na passagem, no fundo você encontra o Irish Pub James Joyce para matar a sua sede de Guinnes e Kilkenny. Complementando, existe o Pub Senk U Krále Jiriho e suas atenciosas garçonetes. O Jo's Bar, na Malastranská Namesti 7, em frente à Igreja St. Nicholas, onde todo dia tem festas com DJs de vários estilos, abrindo das 11h-5h e a pista das 20h-5h.

Compras
Uma rua clássica de compras é a Václavské Námesti, onde há várias galerias. Para souvenirs, confira as bancas perto da praça central Staromestské Námesti. Famosos em todo mundo, os cristais da Bohemia podem ser achados pela cidade, mas não espere levar barato.

Cesky Krumlov

Pequena cidade medieval com menos de 15 mil habitantes, situada a sudoeste do país, numa das curvas do rio Vltava (o mesmo que passa por Praga), Ceský Krumlov fica a 170km da capital. De tão cênica e conservada, foi tombada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1992.

Sua beleza é facilmente percebida assim que se entra na cidade e o astral aumenta com a sua permanência.

Não à-toa, muitos viajantes programam-se para 1 dia e acabam ficando 3. Não existem carros no centro e ao caminhar pelas ruas de pedra tem-se a impressão de estar em outra época.

Pra quem quer mais da República Tcheca além de Praga, Ceský Krumlov é a pedida.


Informações
Código de acesso 0337
Centros de Informação Fica na praça central Námestí Svornosti, abrindo às 9h e fechando entre 17h e 20h conforme a temporada. Oferece mapa de graça. Material mais completo, com atrações e sugestões de rango você pode conseguir nos albergues Krumlov House e Traveller's.
Internet Tente o Internet café, no caminho para o castelo.

Na cidade
O rio Vltava cruza a cidade na forma de uma letra "S". O único meio de locomoção no centro é a pé; carros só circulam fora. O ponto de referência é a torre (Round Tower), ao lado do castelo, que pode ser vista de quase todas as partes da cidade. Próxima a ela, outro destaque - a praça Námestí Svornosti, atravessando o rio.

Chegando e saindo
Não há trem direto de Praga. Saindo da estação Hlavní Nádrazi, na capital tcheca, deve-se ir a Ceské Budejovice e pegar outro a Ceský Krumlov (200km, apenas 120Kc). Uma idéia é comprar a passagem até Budejovice, dando um tempo nesta cidade e continuar de ônibus a Krumlov (viagem rápida e barata, 27Kc). A estação de ônibus é próxima, de onde já se enxerga a torre do centro da cidade. A estação de trem é mais longe, ficando em cima de um morro. De lá à cidade e só descer a ladeira por uns 20 min, cruzando duas de suas pontes.

Acomodação
Turistas e viajantes já descobriram Ceský Krumlov e escassez de acomodação não é problema (apesar de não raro lotar no verão). Há um albergue HI e vários independentes. Todos são casas antigas adaptadas. Não espere conforto em demasia, mas podem ter bons recursos, como cozinha e bóias para descer o rio.

Traveller's Hostel, albergue HI. Soukenická 43. Fone: 711345. E-mail: travellers@allstar.cz. Fica uma rua atrás da praça central. Diária de 270Kc em quarto de 8 a 10 pessoas. São 40 camas em uma casa do século 16 que foi reformada, mas conservando um ar nostálgico. Lençóis e café da manhã incluídos. Cozinha e lavanderia (100Kc) disponíveis. É o mais central dos albergues. No verão, reserva é recomendável.

U Vodníka, albergue independente. Po Vode 55. Fone: 711935. E-mail: vodnik@ck.bohem-net.cz. Para quem chega da estação de trem é uma boa caminhada: vá até a praça central, pegue a rua Horni acima, atravesse a ponte e pegue primeira rua à direita (Rooseweltová), siga em frente e desça a primeira rua à direita (Po Vode); no final da descida o albergue fica à direita num portão azul. Com poucos ônibus de linha, pra quem não quer caminhar, táxis podem ser uma alternativa (negocie em torno de 70Kc) Bem mais perto, da estação de ônibus desça e vire antes da ponte à esquerda (Rooseweltová), siga em frente e desça a primeira rua à direita (Po Vode). Foi o primeiro albergue da cidade. São poucas camas, custando a partir de 250Kc em quarto para 4 pessoas e 600Kc em quarto duplo, lençóis incluídos. Depósito (retornável) pela chave. Cozinha disponível. Situado à beira do rio, pode-se descer até a água e tomar um banho (pegue no albergue aquelas câmaras de caminhão, inner tubes, para ficar boiando no rio). Tem serviço de lavanderia (100Kc) e aluguel de bicicleta (200Kc p/dia). Lugar pequeno, estilo pensão, faça reserva.

Krumlov House, albergue independente. Rooseltová 68. Fone: 711935. E-mail: info@krumlovhostel.com. Para chegar, mesma descrição que o Vodníka, só que este fica na rua acima, procure pela figura de um dragão pendurado na porta. Diária 250Kc para cama em quarto-dormitório (7 camas), 300/375Kc (sem/com banheiro) para cama em quarto duplo, lençóis incluídos e 300Kc em quarto triplo com banheiro. Depósito da chave 100Kc. Total de 17 camas. São os mesmos donos do anterior e seu staff atende os dois albergues. Este prédio era uma antiga padaria e o forno à lenha ficou no subsolo. Cozinha disponível, mapas gratuitos e um serviço, pra quem se habilitar, de troca de livros e roupas. Reserva aconselhável ou chegue cedo.

Hostel 99, albergue independente, Vezni 99. Fone: 712812. E-mail: hostel99@ hotmail.com. Da estação, desça o morro atravessando a ponte e o pórtico Budejovická Gate, o albergue fica atrás do arco à esquerda. Diária 350Kc em quartos duplos e 300Kc em quartos para 3 a 10 pessoas, café não incluído. Total 45 camas. Cozinha completa, aluga bicicletas e tem serviço de lavanderia (200Kc). Às quartas-feiras ganha-se cerveja. Terraço com vista da cidade.

Ryba, albergue independente. Rybarská 5. Fone: 711801, e-mail : lr@ccl.cz. Da praça central desça até rua Kajoská, atravesse a ponte e dobre à direita. O albergue fica à margem do rio Vltava. Diária a partir de 250Kc em quartos com 1/5/7 camas. Total de 18 camas, dispondo de cozinha. Situado numa casa à beira do rio, emprestam bóias de câmeras. No inverno, a pedida é a lareira. Não faz reserva, e não adianta chegar cedo - check out/in é ao meio-dia.

Comes & Bebes
Apesar de Ceský Krumlov ser pequena, oferece boas opções para comer e tem sua própria cerveja, Eggenberg, que pode ser degustada na própria fonte. Preços em geral são mais baixos que em Praga. Opções gastronômicas são Nonna Gina Pizza, numa rua transversal à Latrán, em frente à entrada do castelo, servindo vários tipos de pizza, lasanha e pasta de 50Kc a 80Kc.

Vegetarian Restaurace, Parkán 105, na beira do rio perto da ponte Lazebnickíý Most, com massas e saladas, saindo de 70Kc a 100Kc. Papa's Living Restaurant, em frente ao vegetariano no lado oposto do rio, entrada pela rua Latrán, com comida internacional, custando em média 150Kc. Barbakan, em baixo da ponte da rua Horni, ótimos grelhados neste prédio que fazia parte da fortificação medieval da cidade, saindo em torno de 100Kc.

Atrações
O mais legal é andar pela cidade e admirar a arquitetura dos prédios e casas, observando a infinidade de detalhes do seu centro medieval. O cartão postal de Ceský Krumlov é o castelo e a torre, que dominam a paisagem, situados bem ao centro. O castelo, um dos maiores da Europa Central, contém dentro do complexo de 7 hectares mais de 40 construções. Visitas apenas com guias e na torre pode-se subir por 25Kc.

À Noite
Para sair, o local clássico é o Babylon que fica na beira do rio, na rua Rybárská, ao lado do albergue Ryba. Tem rock'n'roll direto além de servir petiscos e alguns pratos de comida. As pessoas que estão descendo o rio de barco encostam no bar para fazer um lanche ou tomar uma cerveja. Na mesma rua do Babylon você encontra o U Hada (snake) que fica aberto até mais tarde, confira os quadros pendurados no fundo do bar, dizem que foram feitos inspirados na bebida absinto vendida no local. Quando enche é difícil fazer um pedido. Na praça central existem duas discotecas que abrem à noite, vá atrás do barulho e descubra que a música tcheca também é dançante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário