Quem sou eu

Minha foto
Sou um simples dentista que desde 2000 viajo pela Europa. Nao me pergunte o porque de so Europa. Fui uma vez, duas e se nao me engano já fui 10 vezes, oque me da certa liberdade para tentar ajudar quem está indo pela primeira vez ou está indo de novo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ESPANHA

Um dos países europeus de maior riqueza cultural, a Espanha é também um dos mais vibrantes, coloridos e, por que não, kitsch. Não à toa, nos últimos anos a Espanha chegou a superar a França como o país mais visitado do mundo. As polêmicas touradas são internacionalmente conhecidas, mas o que nos ganha mesmo é a sofisticada simplicidade: praças, ruas, museus, igrejas, prédios, arquitetura, arte, comida, dança, festas, montanhas, praias, ilhas, peregrinação. E o povo, claro. Muito parecido com o brasileiro, você vai se sentir em casa. Considere a similaridade da língua como um bônus. Quase 30 anos de ditadura (Franco) e eventuais atos de estúpida violência em nome de movimentos separatistas (que querem a independência do País Basco, no extremo norte) não tiraram a alegria de sua população, que é uma das grandes atrações do país. Autênticos, você já começa a desvendar a Espanha pelo cinema, com mestres como Luís Buñuel (O Discreto Charme da Burguesia), Carlos Saura (Cría Cuervos) e Pedro Almodóvar (Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Tudo Sobre Minha Mãe). Mais Espanha do que isto, só estando lá.


Que País é esse
Nome: Reino da Espanha (España, espanhol; Spain, inglês)
Sistema/forma de governo: Monarquia Parlamentarista
Nacionalidade: Espanhola (español, espanhol; Spaniard, inglês)
Capital: Madri (Madrid, espanhol e inglês)
Idioma: Espanhol (español, espanhol; Spanish, inglês). Fala-se o espanhol castilho 74%, catalão 17%, galego 7% e basco 2%
Moeda: Euro

Você que colou em...
Geografia
Área: 504.750km² (menor que a Bahia).
População: 39,13 milhões de habitantes.
Fronteiras: Oceano Atlântico (N, NO e SO), Mar Mediterrâneo (S e L) França e Andorra (NE) e Portugal (O).
Clima: Temperado; no interior o verão é quente e o inverno é frio, com dias nublados. Na costa, o verão é um pouco nebuloso e mais agradável, e o inverno ameno. Em julho e agosto as temperaturas podem chegar a 45ºC em partes da Andaluzia. No interior, o inverno pode ser rigoroso, com chuva ou neve no norte e em Madri.
Relevo: Predominantemente plano, mas montanhoso ao norte (Pirineus).
Ponto mais alto: Pico de Teide nas Ilhas Canárias, 3718m.
Grupos étnicos: Maioria de origem mediterrânea.
Religiões: Católica 99%, outras 1%.

Economia
A Espanha destaca-se nas indústrias alimentícia, pesqueira, química, automobilística, de laticínios e no turismo, uma das maiores fontes de renda do país atualmente. Os espanhóis cultivam grãos, vegetais, azeitonas e uvas.

História
Região ocupada por fenícios, gregos e cartagineses, a Espanha fez parte do Império Romano, que levou o cristianismo à península. O domínio vai até 711, quando os mouros (árabes muçulmanos) atravessam o Estreito de Gibraltar e derrotam o rei visigodo Roderico, ocupando quase toda a região. A retomada cristã termina em 1492, quando Granada, última ocupação moura, é reconquistada. Os reis espanhóis Isabel de Castilia e Fernando de Aragon financiam as viagens de Cristóvão Colombo, dando início a um imenso império colonial: descobrem a América, conquistam o México e derrotam os incas no Peru.

A armada espanhola é vencida pela Inglaterra em 1588. Em 1713, a Espanha perde o Reino de Nápoles, Gibraltar, o ducado de Milão, e a ilha da Sardenha. Recessão e instabilidade política levam à independência de quase todas as colônias, o que inclui Cuba, Filipinas e Porto Rico. A crise econômica do início dos anos 20, já no século 20, leva a uma guerra civil e a conseqüente ditadura militar sob o comando do general Primo de Rivera, durando até 1930. As eleições de 1931 afirmam a força da esquerda. Em 1936 a Frente Popular (aliança entre republicanos, socialistas e comunistas) ganha as eleições e o general Francisco Franco lidera uma rebelião de militares e um levante nacionalista dá início à sangrenta Guerra Civil Espanhola, que terminaria em 1939 com quase 1 milhão de mortos. Surge a ditadura Franco, com apoio dos nazistas alemães e fascistas italianos, durando até sua morte, em 1975. Neste período o país isola-se economicamente da Europa, mas recebe o apoio dos EUA.

A monarquia constitucional é restaurada, e o príncipe D. Juan Carlos de Bourbon é nomeado como sucessor, sendo coroado como rei. A década de 70 ainda é marcada por ações terroristas do grupo basco Pátria Basca e Liberdade (ETA) e eleições livres. Os anos 80 vêem nova tentativa de golpe e a vitória socialista (1982) de Felipe González, que fecha empresas estatais deficitárias, integra a Espanha na Comunidade Européia e se reelege em 1986. Os anos 90 são turbulentos, com uma coalizão de partidos governando, ondas de violência em nome do ETA, manifestações populares, desvalorização da peseta (a moeda espanhola pré-euro) e o desemprego em índices expressivos. Em setembro de 2002, o partido Batasuna, braço político do ETA, é colocado na ilegalidade pela Justiça espanhola, gerando grandes protestos nas ruas de Bilbao, capital do País Basco. Mais protestos por todo o país em 2003, devido ao apoio do governo espanhol, através de seu primeiro-ministro José María Aznar, à invasão dos EUA no Iraque.

Ainda assim, após a queda de Saddam Hussein o governo de Aznar envia tropas espanholas para o Iraque. Talvez como retaliação no dia 11 de março de 2004, três dias antes da eleição que decidiria o nome do novo primeiro-ministro, um trágico atentado a bomba atinge vagões de trens na estação de Atocha, em Madri. As explosões chocam os espanhóis e o mundo, causando a morte de quase duzentas pessoas e ferindo mais de 1400, no maior atentado terrorista na história da Espanha. No dia 14 de março o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) derrota nas urnas o candidato do Partido Popular, apoiado por Aznar, elegendo como novo primeiro-ministro o líder socialista José Luis Rodríguez Zapatero. Pouco tempo após tomar posse, Zapatero inicia o processo de retirada das tropas espanholas no Iraque.

Para o viajante
A riqueza cultural das regiões e cidades espanholas pede uma viagem intensa, cruzando o país dos Pirineus e da borda francesa ao sul da Andaluzia, do Mar Mediterrâneo à fronteira portuguesa. Madri é o centro geográfico e uma das mais excitantes capitais européias, com ótimos museus e baladas intermináveis. Barcelona é encantadora e imperdível, e não apenas por Gaudi.

A região de Castilla-Leon, no centro-norte, é a maior do país, apresentando belas cidades como Salamanca, com uma das mais antigas universidades da Europa, Burgos, com sua famosa catedral em estilo gótico, e Valladolid, a capital da região, onde dizem se fala o melhor espanhol castelhano. Ainda ao norte, as montanhas dos Pirineus, um bom local para trekking, e Pamplona, capital da Navarra, onde ocorre um dos maiores e mais polêmicos eventos na Espanha: a corrida de touros pelas ruas da cidade, de 6 a 14 julho. A região da Andaluzia, onde estão Sevilha, Córdoba e Málaga, ao sul, é a das mais visitadas. Em Granada você encontra a Alhambra um dos vestígios árabes mais impressionantes em terras européias.

Além disso, há pequenos povoados como Ronda, Carmona e os `pueblos blancos' da Las Alpujarras. O Parque Natural de Cabo-de-Gata, na província de Almeria, possui as praias andaluzas mais espetaculares, e fora de temporada você pode ser o único a aproveitá-las. Entre os espanhóis, pontos turísticos são as badaladas ilhas Baleares - Palma de Maiorca, Minorca e Ibiza. Muito popular também é a Galícia e sua capital, Santiago de Compostela, ao noroeste do país, onde sua fantástica catedral é a parada final de peregrinos de todo o mundo que percorreram o emblemático Caminho de Santiago. A Espanha é de fato um país perfeito aos viajantes de fé.

Informações
Visto Brasileiros não precisam de visto para permanência por até 3 meses.
DDI 0034.
Feriados Muitos. Ano Novo, 6 de janeiro (Dia dos Reis Magos), Páscoa, 1º de maio, 15 de agosto (Festa da Assunção), 12 de outubro (Dia Nacional), 1º de novembro, 8 de dezembro (Festa da Imaculada Conceição) e Natal.
Horários É difícil acreditar, mas a siesta é real - de fato os espanhóis dão uma boa parada para dormir à tarde. Em geral trabalham de seg/sex, das 8h30-13h30 e 17h-20h. Muitos museus também fecham entre 13h-14h; funcionam nos finais de semana, mas não nas segundas. Os bancos abrem das 9h-14h, e nos sábados até 13h.
Informações As Oficinas de Turismo oferecem mapas e freqüentemente algum guia gratuito com informações gerais da cidade ou região ou uma revistinha com os acontecimentos da temporada. Estão localizados no centro das cidades, estações de trem ou aeroporto. Diferente de outros países europeus, os CIs da Espanha não reservam hotéis, cabendo este serviço a agências especiais. Costumam ser simpáticos e prestativos no atendimento.
Telefone de emergência 091 para polícia em todo país; ambulância varia conforme o local.

Língua
A língua oficial é o espanhol, mas em algumas regiões predominam os idiomas locais, como o catalão (em Barcelona), basco (em Bilbao), galego (Santiago de Compostela), este aliás muito parecido com o nosso português. Ao longo do país, você pode ter problemas com o inglês, pois não são muitos que o falam. De qualquer forma, para nós, brasileiros, até para entrar no clima, o ideal é tentar a comunicação na língua deles, ou, pelo menos, no velho portuñol, aquele espanhol canastrão em que a maioria das palavras é em português com um esforçado sotaque español, no melhor estilo "duela a quien duela".


Dicionário
Eis um idioma em que você pode sair arranhando legal. Não se intimide em pedir aos espanhóis para corrigir a sua pronúncia.

Falo mal mas sou educado
Oi - ¡Hola!
Tchau - ¡Adios!
Bom dia- Buenos días
Boa noite - Buenas tardes/noches
Por Favor - Por favor
Obrigado - Gracias
Desculpe - Lo siento
Com licença - Perdón

Sobrevivência
Sim-
Não - No
Socorro - ¡Socorro! Ayude!
Quanto custa? - ¿Cuánto cuesta?
Onde fica..? - ¿Dónde está...?
Caro - Caro
Barato - Barato

Contando...
Um - Uno, una
Dois - Dos
Três - Tres
Quatro - Cuatro
Cinco - Cinco
Seis - Seis
Sete - Siete
Oito - Ocho
Nove - Nueve
Dez - Diez
Coisas e Lugares
Aeroporto - Aeropuerto
Água - Água
Albergue - Albergue juvenil
Banco - Banco
Banheiro - Cuarto de baño/servicios
Bebida - Bebida
Cerveja - Cerveza
Comida - Comida
Correio - Correo
Estação - Estación
Farmácia - Farmácia
Hotel - Hotel
Hospital - Hospital
Ônibus - Autobús/autocar
Praça - Plaza
Restaurante - Restaurante
Rua - Calle
Trem - Tranvía

A Semana
Segunda - Lunes
Terça - Martes
Quarta - Miércoles
Quinta - Jueves
Sexta - Viernes
Sábado - Sábado
Domingo - Domingo

Segurança
Cuidados mínimos evitam possíveis inconvenientes. Há muitos relatos de furtos e batedores de carteira nas grandes cidades, especialmente em Madri, Barcelona e Sevilha. Atenção nos albergues nos seus pertences. Casos mais sérios, como atentados terroristas pelo ETA, que defende com granadas a separação do País Basco do resto da Espanha, acontecem, mas com nenhuma freqüência de (as)sustar o turismo, principalmente para nós brasileiros. Certamente após o atentado do dia 11 de março de 2004 em Madri a preocupação com novos ataques terroristas aumentou e medidas de segurança têm sido tomadas com maior rigor. No entanto, desde o dia seguinte à tragédia de Atocha, o povo espanhol tem demonstrado que não se submeterá a viver sob a paranóia da ameaça terrorista. Faça o mesmo e aproveite sua viagem.

Dinheiro
Moeda O euro substituiu a peseta espanhola.
Câmbio Bancos e casas de câmbio podem apresentar cotações e comissões variáveis. Vale fazer uma rápida pesquisa. No geral, o banco Santander oferece a melhor cotação.
Custos A Espanha já foi um país bem mais barato antes da adoção do euro. Considere com muita economia despesas de pelo menos €35 por dia, cortando os confortos, abusando de supermercados, aproveitando descontos para estudantes ou eventualmente menores de 26 anos, ou compartilhando o quarto. Um pouco menos apertado você viaja com €50 por dia. Acima disso, já usufrui de melhores hotéis e restaurantes.

Comunicação
Telefone Telefones públicos (teléfono público ou locutorio) funcionam tanto com moedas quanto com cartões (tarjetas telefónicas ou teletarjeta) e alguns até com cartão de crédito. As tarjetas são vendidas nos correios (correos) e bancas (estancos) por €6 e €12. Ligações para o Brasil disque 1005, ou via operadora brasileira pelo número 900-99-0055. Os números de telefone espanhóis são de 9 dígitos, devendo contar sempre com o código de acesso local.
Correio Em geral abrem das 8h-14h e 17h-19h30 (sábado 9h-12h), mas alguns podem estender este horário e sem tirar o cochilo do almoço. Selos (sellos) podem ser comprados também em bancas e para enviar um cartão-postal ao Brasil custa €0,60. O serviço postal espanhol é bastante lento e, pagando mais, seu despacho pode sair mais rápido, como urgente.
Internet Cyber cafés estão se espalhando por toda a Espanha, cobrando entre de €1 e €2,50 por hora. É possível encontrar "máquinas de internet" em pontos públicos como estações de trem, mas aí o negócio é consultar o e-mail rapidão, pois 5 minutos custam em torno de €0,50, quando elas estão funcionando, é claro. Economia mesmo é em bibliotecas - acesso gratuito - mas com tempo normalmente restrito a 30 minutos.

Viajando
As maiores companhias aéreas na Espanha são Spanair (fone 902 13 14 15), Ibéria e sua subsidiária Binter Mediterrâneo (fone 902 40 05 00) e Air Europa (fone 902 24 00 42), as duas primeiras voando ao/do Brasil, de/para Madri e Barcelona. Para a Europa, tarifas normalmente não são baratas, mas pode-se encontrar eventualmente promoções para Londres, Paris ou Roma, especialmente de companhias pouco conhecidas.

Os trens têm diferentes classes e horários, de modo que pode variar muito o preço da passagem para um mesmo destino. Renfe, você vai ver e ouvir bastante este nome, é como se chama a rede ferroviária espanhola, e um dos orgulhos dos caras são os seus trens rápidos, como Talgo e AVE. Atenção portadores de passes de trem: nestes deve-se pagar por uma reserva obrigatória, entre €6 e €9 em segunda classe ou €9 e €12 em primeira (como o trajeto entre Madri e Sevilha via Córdoba). Em outros trens a reserva fica em torno €3, sendo dispensável apenas nos mais lentos ou regionais, como Cercanias e Regionales. Viajando bastante pelo país e com euros contados, considere esta reserva obrigatória em seu planejamento financeiro. Todas as estações têm atendimento para informações de horários, freqüências e destinos, mas se quiser evitar fila pode procurar timetables sempre disponíveis. Em alta temporada espere por vagões lotados - adquira sua passagem (ou reserva) com boa antecedência. Dica final: use o site www.renfe.es para planejar suas viagens de trem pelo país.

Os ônibus são operados por várias companhias, criando uma rede mais extensa que a de trens e chegando em lugares de relevo mais acidentado, cidades costeiras ou onde não há stações da Renfe. Os preços variam, pesquise, compare.

Carona é uma alternativa mais difícil do que poderia se supor estando na Espanha e, ainda por cima, nas autopistas é ilegal pedir.

Acomodação
Sem contar campings (centenas de opções a partir de €3 por pessoa e barraca), albergue é a melhor opção de acomodação mochileira, tanto os da rede HI como os independentes. Os primeiros, de ruim, não costumam apresentar facilidades como cozinha, e seus prédios muitas vezes lembram um hospital com longos corredores e ambiente impessoal. Por outro lado são bem organizados e não raro dispõem de quartos para um casal. Os independentes costumam ter um astral mais animado, liberando cozinha, mas não costumam marcar presença em muitas cidades espanholas. Diárias de €12 a €18, com distinção de preços nos albergues HI para maiores de 26 anos. Estão sempre cheios e vale a pena reservar ou chegar cedo pela manhã.

Hostal é a hospedagem típica da Espanha. Costumam ser como grandes apartamentos em prédios velhos e com pé-direito alto, ostentando quartos com pia para uma ou duas pessoas, com banheiros ora privativo, ora no corredor, e sem café da manhã. Os preços variam muito conforme a qualidade e localização e sempre podem ser barganhados, principalmente quando o local não está cheio. Em baixa estação você consegue quartos a partir de €15 individual ou €20 duplo, sem grandes confortos. Em Madri há dezenas de hostales numa única quadra (muitos inclusive no mesmo prédio) e você pode entrar e olhar um por um se quiser.

Na escala de preço e qualidade, os hotéis se encontram numa categoria acima. Apesar de mais caros, um casal ou dois amigos podem conseguir um quarto duplo não muito mais caro a um albergue ou hostal.

Comes & Bebes
O almoço (almuerzo) é a principal refeição dos espanhóis antes da indefectível siesta, freqüentemente sendo servido entre 14h e 16h. O jantar (cena) acaba sendo também mais tarde, até às 23 horas. Há uma grande diversidade de comidas típicas. Um dos pratos mais tradicionais, e você não pode deixar de provar, é a paella, arroz com açafrão, frutos do mar, verduras, e às vezes frango ou carne. Muito popular também são as tortillas, uma omelete com batatas, cebola e alho. Tapas são socializantes, ideal para comer em bares com amigos, na mesa ou no balcão: são porções de petiscos de diferentes tipos e tamanhos. Você encontra as empanadillas (atum e tomates fritos), boquerones (peixe frito), setas (cogumelos em molho de alho) e mejillones (mexilhões), entre uma grande variedade de frutos do mar e outras opções gastronômicas. O gazpacho é uma sopa de tomates, pepino e pimenta, servido frio, bastante popular no verão. Vinho e cerveja são bebidas comuns mas o mais típico é mesmo a sangria, vinho tinto adocicado, misturado com frutas e outros drinks.

Economia, supermercados estão por toda a parte, assim como o médio-oriente kebab, sanduíche de pão sírio com carne de carneiro ou frango, salada e molho levemente apimentado, em torno de €3. Em muitos lugares, comer no balcão (barra) pode ser mais barato que pedir na mesa. No custo-benefício, considere o menu del dia, uma combinação de pratos entre primeiro (salada, gazpacho, paella ou algo leve) e segundo prato (paella quando não no primeiro, ou algum tipo de carne) mais pão, sobremesa e freqüentemente água, suco ou não raro um cálice de vinho. A refeição toda você encontra por €4,50 a €7 e é a melhor pedida pra comer bem e sentado bonitinho num restaurante espanhol.

Brasileiros
Embaixada
Calle Fernando el Santo 6 - Madri
Fone 91 700 4650
Email: chancelaria@embajadadebrasil.es

Casa do Brasil
Avenida del Arco de la Victoria s/nº - Madri Fone 91 455 1560

Consulado-Geral
Paseo de Gracia, 21, Principal - Barcelona
Fone 93 488 2288
Email: barcelona.consbras@bcn.servicom.es


Banco do Brasil Calle José Ortega y Gasset 29 - 1ª Planta, Ed. Beatriz - Madri
Fone 91 423 2500
email: madri@bb.com.br

Nós lá fora
Talvez mais do que os portugueses e disputando com os italianos, os espanhóis sejam o povo mais próximo dos brasileiros. Descontração, informalidade, alegria, pessoas politizadas, de idéias e ações lembram o que temos de melhor. Muitos brasileiros, assim, moram por lá, favorecidos pela proximidade do idioma, e também do clima. Diferente de muitos países europeus, um brasileiro na Espanha é apenas um brasileiro na Espanha - como Ronaldo, Ronaldinho e Roberto Carlos (e você, um pouco menos rico e famoso talvez) - longe de ser encarado como um imigrante invasor ou uma rara e exótica espécie étnica do terceiro mundo.

Barbadas & Roubadas
Viajar pela Espanha vale muito a pena. São muitas as cidades que merecem ser visitadas. Destacar cidades, porém, é tarafa quase impossível sem cometer injustiças. Como circuito europeu, no entanto, vale destacar a vibrante Barcelona com suas obras arquitetônicas únicas no mundo. E comer paella na Espanha, só na Espanha. Roubada pode literalmente ser uma roubada: cuidado com sua carteira e pertences. Já, uma boa barbada é sair de lá enganando no espanhol. Você sabe, o idioma é parecido e vale a pena fazer uma forcinha para voltar de viagem com, quem sabe, uma língua a mais.

MADRID

Com um ritmo incansável, a capital da Espanha situa-se no centro do país, com quase 3 milhões de habitantes. Madri (Madrid, em espanhol e inglês) tem uma vasta seleção de museus, parques, monumentos e prédios históricos, imprescindíveis de serem visitados. É o lugar de conhecer a Guernica de Picasso, de passear por suas praças e avenidas largas, de parar num café e pedir um churros y chocolate. Ponto de convergência das diferentes culturas existentes, a cidade tem todas as características de uma grande metrópole, regada com o charme latino de um povo que faz siesta durante o dia e onde a vida noturna vai da meia-noite ao meio-dia.


Informações
Centros de Informação A principal Oficina de Turismo fica na calle del Duque de Medinaceli, 2. Abre de seg/ sáb das 9h-19h e dom/fer até 15h. Há um posto no aeroporto de Barajas, e nas estações de trem de Chamartín e Atocha, todos funcionando no mesmo horário. Também no Mercado Puerta de Toledo, c/ Ronda de Toledo, 1, metrô Puerta de Toledo, de seg/sáb 10h-21h, dom/fer até 14h30. Há um outro, pequeno e sempre lotado, na Plaza Mayor, 3, de seg/sáb 10h-20h (verão até 21h), dom/fer até 15h. Todos com folhetos e revistas gratuitas - Em Madrid e What´s On - com exposições, teatro, shows, flamenco e a programação completa da capital espanhola. Uma boa referência da vida cultural é o Guía del Ocio (€1) no estilo dos anteriores mas ainda mais completo.
Internet Muitos cyber cafés em Madri; os mais baratos são os chamados "locutórios", variando de €1,20 a €2. Entre eles, o locutório Joseph, c/Puebla 14, metrô Gran Via, €1,20/hora, boa conexão, aberto até às 23h. Mais distante mas igualmente rápido e barato é o Net-World, na Pl.Arguelles, 6, €1,50/h, das 9h-23h. A Telefonica tem o seu Navegaweb, na c/Gran Via 30, na c/ Bravo Murillo 203 e na Av.de la Albufera 93, €1,70/h, das 10h-22h. Mais caro porém 24 horas e o ONO, c/ Gran Via 59, €1,70/40min das 14h-2h, e mesmo valor por 1 hora das 2h-14h. Internet grátis você encontra no centro de turismo do Mercado Puerta de Toledo, c/ Ronda de Toledo, 1, metrô Puerta de Toledo.

Na cidade
Orientação
A Puerta del Sol é o centro da cidade e, apesar de ser apenas uma área comercial, é um bom ponto de partida de onde se pode, via metrô, ônibus ou principalmente à pé, visitar grande parte das atrações, localizadas em sua maioria a leste e a oeste. Outros referenciais importantes são a Plaza Mayor, Plaza de Colón e a Gran Via, cruzando parte da cidade.

Chegando e saindo
O aeroporto de Barajas, situado a 15km do centro, serve Madri com vôos domésticos e internacionais. Para chegar e sair de lá, o ônibus verde com destino à Plaza de Colón e vice-versa, por €2,50, aproximadamente 30 minutos. Outra opção é o metrô, linha 8, e no aeroporto sua estação fica no final do terminal 3.

Existem 4 estações de ônibus na cidade, dependendo de e para onde você quer ir e com que companhia vai. A principal está ao sul da estação de Atocha, a Estação Sur de Autobuses, c/ Mendez Álvaro (metrô Mendez Álvaro, linha 6), atendendo partes de Andaluzia, Castilla-La Mancha, Extremadura e destinos internacionais. A empresa Auto-Res tem sua própria estação na c/ Conde Casal, 6 (metrô Conde Casal, linha 6) servindo a Comunidade Valenciana, partes de Castilla y Leon e de Extremadura. O Intercambiador, Av de América, 34 (metrô Av. de América, linhas 4, 6, 7 e 9) é utilizado pela Continental Auto e pela Alsa para Granada e Barcelona, e o Intercambiador de Moncloa viaja pela Comunidade de Madri.

Trem, existem duas estações em Madri: Estación de Chamartín, situada no norte, conectando-se com a França e cidades ao norte da Espanha, e a Estación de Atocha, no sul, com destinos a Portugal, Andaluzia e outras cidades espanholas. Há uma linha de trem metropolitano ligando as duas estações, válido para os portadores de passe de trem. De qualquer forma, quando partir, confira sempre a sua estação de saída.

Circulando
O metrô, com 12 linhas, oferece um serviço seguro, eficiente e limpo, entre 6h30-1h30 da madrugada. Os ônibus circulam das 6h-24h. Um ticket simples, para um ou outro meio, custa €1,15. Mais vantajoso é o metrobus, passe válido para 10 viagens nestes dois transportes, por €5,35. Para facilitar sua orientação, lembre-se das palavras plaza (praça), calle (rua, frequentemente simbolizada por c/) e avenida.


Comes & Bebes
Capital da Espanha: muitas, muitas opções. A Casa Alberto, c/ Huertas 18, metrô Anton Martin, existe desde 1827, e é um pequenino restaurante lendário entre os madrileños. Com uma decoração bem original, foi em seu prédio que Cervantes finalizou a segunda parte de `Don Quixote' e escreveu `Viaje al Parnaso'. Experimente o delicioso Rabo de Boi, €11,75, ou pegue algo no balcão, como o queijo manchego. Não é dos locais mais baratos, mas vale a pena. Mais caro e mais antigo, a Casa Botín, na c/ Cuchilleros, 17, metrô Sol, é considerado um dos melhores restaurantes de Madri, e de quebra, fundado em 1725, é segundo o Guinness Book o mais antigo do mundo em funcionamento.

O La Panza es Primeiro é um restaurante com três endereços: c/Campoamor 6, metrô Alonso Martinez; c/ Libertad 33, metrô Chueca; c/ Segovia 17, metrô La Latina. É uma ótima mistura de comida mexicana com tacos espanhóis. Cada restaurante tem uma especialidade diferente, como 'pollo cabreado'; 'tortas mejicanas' e `pollo con cucuitlacoche', respectivamente. No almoço o prato da casa sai por €7,50, e os molhos e as `tortillas' são gratuitas. Tem um clima meio sombrio ao melhor estilo mariachi. Fartura, a pedida é o Fresc Co, c/Sagasta, 30, metrô Alonso Martinez; e c/Fuentes,12, metrô Ópera, muito bom buffet livre, com saladas, pizzas, massas, alguma carne especialmente preparada, sobremesa e uma bebida, tudo por €6,90 de seg/sex no almoço e à noite e finais de semana €8,80, ótimo custo benefício.

Pro-Bar, c/Sagasta 32, metrô Alonso Martinez, um modesto rodízio de pizza por €4,99, a partir das 20h, fechado às segundas. Outra grande barbada é junto ao mercado El Rastro (veja a seguir), onde descendo a rua você pode encontrar uma paella, em estilo panelão, por €3. Se informar aos caras que você é brasileiro, pode descolar uma porção mais generosa.

Atrações
Praças e Igrejas
O coração de Madri é a Puerta del Sol, que durante o século 15 era a entrada principal da cidade e, hoje, é ponto de partida para conhecê-la. A Iglesia de San Ginés, na Calle San Martín, é uma das mais antigas. A Plaza Mayor é a mais importante praça e foi construída entre 1617 e 1619 para Felipe II. Palco de execuções públicas e batalhas, hoje nada mais é do que um ótimo lugar para sentar-se em um café.

Próxima a ela está a Plaza de la Villa, praça histórica com o antigo ayuntamiento (prefeitura) da cidade. De lá você pode ver a Torre de los Lujanes, de arquitetura gótica construída na Idade Média. Existem outras igrejas interessantes, como a de San Andrés, na Plaza de San Andrés, 1 (metrô La Latina), Basílica de San Francisco El Grande, na Plaza de San Francisco (metrô Puerta de Toledo), entrada €3, e a Catedral de Nuestra Señora de la Almodena, na c/ Bailén 10 (metrô Opera).

Grandes Museus
O Paseo del Arte é uma espécie de passe válido por 1 ano, que permite a entrada nos 3 principais museus de Madri (ou mesmo da Espanha): Museu do Prado, Centro de Arte Reina Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza. Custa €7,66. Se você vai em todos (e os 2 primeiros são imperdíveis) pode ser vantajoso. Entretanto, não valerá a pena se você puder usufruir dos descontos e entradas gratuitas nos dias e horários que os museus oferecem.

Você que colou na escola
Pablo Ruiz Picasso
Nascido em Málaga em 1881, foi um dos maiores artistas do século 20. No início de sua carreira, suas pinturas caracterizaram-se por duas fases: Azul (1901-1904), melancólica; e Rosa (1905-1907), lírica. Numa etapa seguinte, seu trabalho expôs a decomposição da realidade sob uma inovadora perspectiva - criando o Cubismo. Nos anos 30, este movimento de geometrização das formas naturais fundiu-se ao Surrealismo e ao Expressionismo, quando data uma de suas mais significativas obras, Guernica (1937). A partir dos anos 40 começou a diversificar seu trabalho em outras formas artísticas (escultura, cerâmica, gravuras), além da recriação de quadros célebres. Em seus anos de velhice passou a retratar a juventude e o erotismo.
Museo Centro de Arte Reina Sofia Calle de Santa Isabel, 52, em frente à estação de metrô Atocha (linha 1). Abre de qua/seg 10h-21h, e domingos até 14h30, fechado terças. Entrada €3,01/1,50 (estudante), gratuita aos sábados a partir das 14h30 e domingos. Um dos mais interessantes museus da Europa, exibe uma coleção de arte moderna espanhola, especialmente da primeira metade do séc. 20. Aqui fica a famosa e realmente impressionante Guernica, a manifestação de Picasso sobre a bomba e o ataque germânico na cidade basca que intitula o quadro. Outros mestres a serem conferidos são Salvador Dalí e Joan Miró. Exposições periódicas de arte contemporânea também têm seu espaço, o que pode incluir fotografia e vídeo entre outras instalações.

Museo del Prado Metrô Banco de España, Atocha ou ônibus 9, 14, 19, 27 ou 37. Abre de ter/dom 9h-19h, fechado segundas. Entrada €3,01/1,50 (estudante), gratuita aos domingos e nos dias 18/maio, 12/out, 6/dez. O mais famoso museu da Espanha fica num prédio em estilo neoclássico, construído em 1785, aberto ao público desde 1819. Apresenta as mais importantes coleções de pintura espanhola, flamenca e italiana do século 11 ao 19. Entre os espanhóis chamam a atenção Velázquez e sua famosa obra Las Meninas, uma das pinturas mais populares; El Greco, de origem grega e com influências italianas, mestre em retratos e pinturas religiosas; e Goya, com seu misto de ironia e tragédia. Ainda, trabalhos de Bosch, Rubens, Tintoretto, Ticiano, Dürer, Botticelli e Rafael. O Casón del Buen Retiro, um subsidiário do museu, contém pinturas espanholas do séc. 19. Destaque para obras de Vicente López, Rosales, Alenza e outros. Abre de qua/sex 11h-14h30 e 15h30-20h.

Museo Thyssen-Bornemisza Paseo del Prado, 8, quase em frente ao museu do Prado. Abre de ter/dom 10h-19h. Entrada €4,80/3,01 (estudante), exposições temporárias por €3,61/2,41, para ambas €6,61/3,61. O barão Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza começou a colecionar as obras nos anos 20. Mais tarde, seu filho acrescentou ao acervo pinturas modernas. Em 1993, as tapeçarias, esculturas, objetos de ouro e as mais de 800 pinturas foram adquiridas. Há ainda obras da Renascença italiana, do Expressionismo alemão, pinturas holandesas do séc. 17, americanas do séc. 19 e exemplos do Construtivismo russo. Destacam-se El Greco, Monet, Goya, Van Gogh, Picasso, Dalí e outros.

Outras atrações
Palacio Real Calle de Bailén, metrô Opera ou ônibus 25 ou 39. Abre de seg/sáb 9h30-17h, domingos e feriados 9h-14h. Entrada €8, estudantes €3,30, às quartas gratuito para cidadãos com passaporte europeu. Construído no século 18, impressiona pelos adornos. A sala do trono pode ser visitada, mas você não vai encontrar ninguém da família real por lá. O prédio é usado hoje somente para recepções oficiais. O Campo del Moro fica atrás do Palácio Real, com fontes e estátuas. Saindo do palácio, pelo Paseo de las Estatuas, está o Parque del Buen Retiro, um ótimo lugar para descansar.

Real Monasterio de las Descalzas Reales Plaza de las Descalzas 3, metrô Ópera ou ônibus 3, 15, 50 ou 53. De ter/sáb 10h30-12h45 e 16h-17h45 (sextas somente pela manhã), dom/fer 11h-13h45, fechado segundas. Entrada €5, estudantes €2,50, quarta gratuito aos europeus. Fundado em 1559 por Joana da Áustria, era um antigo palácio renascentista, onde a ordem cresceu com a entrada de damas da nobreza, que doavam seus bens (objetos de arte, tapeçarias, quadros, imagens sacras), tornando-se assim uma das casas religiosas mais ricas da Espanha.

Museo Arqueológico c/ de Serrano 13, metrô Serrano/Cólon. Abre de ter/sáb 9h30-20h30, e domingos 9h30-14h. Entrada €3,01/1,50 (estudante), gratuito sábados a partir das 14h30 e domingos. O museu conta a história da região Ibérica desde os tempos pré-históricos com uma réplica das pinturas encontradas na caverna de Altamira, passando pelas eras romana, cartaginesa, grega, visigoda, moura e cristã.

Museo Panteón de Goya Paseo de San Antonio Florida 5, metrô Principe Pio. Abre ter/sex das 10h-14h e 16h-20h, sáb/dom das 10h-14h, fechado segundas e feriados, entrada livre. Nessa pequena igreja construída em 1798 está a tumba do pintor Goya, e também um de seus melhores trabalhos, em frente ao altar: as pinturas do forro e da cúpula.

El Rastro Espalha-se pela c/ de Ribera de Curtidores e c/ de los Embajadores, próximo ao metrô Latina. Acorde cedo no domingo e dirija-se a El Rastro, o grande mercado de pulgas, onde você pode encontrar de tudo. Funciona das 10h-15h. Cuidado com a mochila e a bolsa.

Real Jardín Botânico Belíssimo jardim ao lado do Prado, metrô Atocha. São oito hectares abertos à visitação de 10h-18h (até 21h no verão), entrada €1,50, estudantes €0,75 Destaque para o Arboretum, com uma coleção de árvores da região, coníferas e plantas exóticas e tropicais. Além disso, no Jardín Taxonómico, estão expostas mais de 1800 espécies de cactos, uma estufa de orquídeas e plantas carnívoras.

ArredoresM
Segóvia Apesar de apenas a uma hora e meia de Madri (facilmente acessível de ônibus ou trem de cercanias, com várias saídas diárias), Segóvia pode render bem mais que uma day trip, tamanho o número de atrações, da beleza e do astral da cidade. Cercada por dois rios e situada no alto de um vale, com aproximadamente 55 mil habitantes, três construções de tempos e culturas distintas definem a silhueta. O aqueduto romano, datado do século 1 d.C., fascina por seu porte e preservação, sendo o mais alto sobrevivente do Império Romano, com 29 metros de altura em dois níveis de arcadas - cruzando majestosamente uma parte da cidade. No charmoso centro histórico, você encontra aquela que é considerada a última catedral gótica da Espanha, um imponente prédio construído entre 1525 e 1590. Um pouco adiante, na beira de um grande penhasco, o impressionante Alcázar, reconstrução do século 19 de um original mouro dos séculos 13 e 14. Com suas torres de chapéu de bruxa, diz-se ter inspirado Walt Disney em suas histórias de princesas presas em castelo. Dá pra acreditar. A paisagem do local é fantástica, assim como dos que podem apreciar Segóvia vista de baixo. Existem uma penca de igrejas interessantes na cidade, e mais informações, assim como dicas de acomodação, consulte as CIs locais, na Plaza Mayor, no centro histórico, e na Plaza del Azoguejo, junto ao aqueduto.

Real Monasterio de San Lorenzo de El Escorial Construção de granito do séc. 16, situado a uma hora de Madri. Abre de ter/dom de abr/set das 10h-19h e out/mar das 10h-18h. Entrada €8 (guiada), €7 (livre), €3,30 (estudante), gratuito nas quartas aos cidadãos europeus. Ônibus C-661 e C-664 saem da estação de metrô Moncloa (passagem €2,65). Foi erguido por Felipe II, rei da Espanha, e lembra os tempos de glória do país. O monastério é dividido em Biblioteca, com uma coleção incalculável de obras, um Palácio do séc. 16, que foi a residência de Felipe II, uma Basílica, os Panteones de los Reyes e Infantes, com os restos mortais de 26 nobres da família real de Áustria e Bourbon, o Museo de Arquitectura, mostrando a história da construção do monastério em onze salas e uma Pinacoteca. Para se ter uma idéia da colossal construção, o El Escorial tem 16 pátios, 13 oratórios, 9 torres, 15 claustros, mais de 1500 pinturas, 88 fontes e 1200 portas. Espere levar o dia inteiro para a visita.

Diversão
Madri tem ótimos bares, que começam a lotar a partir das 23 horas. Há também discotecas, cinemas e concertos de ópera e música clássica. O point da noite madrileña é na Plaza Sant' Ana, c/ de las Huertas, Plaza de la Paja e na zona Malasaña-Chueca, ao norte da Gran Vía, também reduto gay.

Dança
O flamenco é a dança típica do país. De origem cigana, com influência artística da Andaluzía, expressa-se em três formas: Cante, a música, Baile, a dança e Guitarra, o som do violão. Em Madri é possível assistir em teatros, casas de espetáculos e em restaurantes turísticos. Cartazes em estações de metrô podem divulgar apresentações esporádicas, muito comum no Centro Cultural de la Vila. Informe-se no Guia del Ocio ou junto aos CIs.

Touradas
O mais polêmico "esporte" espanhol, amado e odiado por muitos, merece ser visto para que se tire suas próprias conclusões. A maior arena do país é a Plaza Monumental de las Ventas, metrô Ventas, com touradas normalmente aos domingos entre março e outubro. Os ingressos podem acabar logo e têm preços variados de acordo com a importância da tourada e o lugar que você se senta (no sol é bem mais caro do que na sombra, mais ao alto é mais barato, e por aí vai), mas você deve conseguir a partir de €8.

Eventos especiais
A maior festa religiosa de Madri é a do santo padroeiro, San Isidro Labrador, no início de maio. São vários dias de festividade, com shows de música pela cidade, fogos de artifício, etc. Em agosto, acontecem as festas de la Paloma, San Caetano e San Lorenzo, e na última semana de setembro a Fiesta de Otoño, em Chamartín.

Compras
A maior loja de departamentos é o El Corte Inglés, e sua matriz está ao norte da Puerta del Sol, na c/ de Preciados. Uma boa rua de compras é a Calle de Serrano, um quarteirão para oeste do Paseo de la Castellana, e na Gran Via existem algumas lojas interessantes, além do já citado mercado El Rastro.

BARCELONA

Barcelona, com 1,6 milhão de habitantes, é a maior cidade da Cataluña (ou Catalunya, em catalão). Esta é a região mais rica da Espanha, com um povo extremamente orgulhoso de suas tradições e que não se considera exatamente espanhol, mas, sim, catalão, falando inclusive seu próprio idioma (também chamado catalão, alguma semelhança com o francês). Em Barcelona, tudo está escrito nas duas línguas. Bastante turística, entrou definitivamente para o circuito internacional desde que sediou as Olimpíadas de 92. À beira do Mediterrâneo, sua maior atração é a própria cidade, de traçado quadriculado com prédios mesclando o art noveau e a arquitetura contemporânea, que mais parecem castelos de areia do tipo que você tentava fazer na praia. O nome que você deve saber é Antoní Gaudí, e o que você não pode perder é a sua La Sagrada Familia, o Parque Güell e a La Pedrera.


Informações
Centros de Informação: Fica na Plaça de Catalunya e funciona diariamente das 9h-21h. Oferece material da cidade e da região. Há também um balcão de informações na principal estação de trem, Estació Sants, funcionando de seg/sex das 10h-20h, sáb/dom até 14h, e outro no aeroporto, que abre de seg/sáb 9h30-20h, domingos até 15h. Nos CIs você pode comprar tickets para tours organizados; custam em média €12 para um dia. Para saber com mais detalhes o que está acontecendo em Barcelona, consulte o Guía del Ocio (€1), semanal, vendido em bancas de jornal. Escrito em espanhol, inclui filmes, teatro, música e exposições de arte.
Internet: O cosmopolitismo de Barcelona oferece muitos cyber cafés, entre eles: El Café de Internet, na Gran Vía de les Corts Catalanes, 656, onde 30min de acesso custam €4. Easyinternet, na Rambla de Santa Monica, 31, abre das 8h-2h30 todos os dias. Preço varia de €0,80 a €2 a hora, dependendo de quantas pessoas estiverem no local.

Na cidade
Orientação
Ponto de referência é a Plaça de Catalunya, praça principal de Barcelona. Lá começa a La Rambla, talvez a avenida mais conhecida da cidade, cortando a parte antiga em direção ao porto. À leste da La Rambla situa-se o medieval Barri Gòtic e à oeste o Barri Xinês. Toda esta grande área é conhecida como Cidade Velha (Ciutat Vella). Ao seu norte fica o bairro L'Eixample, com seus bares, praças e uma amostra do modernismo de Gaudí em prédios residenciais (na Gràcia).

Chegando e saindo
O aeroporto de Barcelona serve a cidade com vôos domésticos e internacionais. Situa-se a 13km do centro. Um trem o liga às estações Sants e Catalunya a cada meia hora, por €2 durante a semana e €2,20 aos sábados e domingos, leva uns 25 minutos. O Aerobus faz o trajeto Aeroporto-Plaça de Catalunya a cada 15 minutos, por €3,45 (40 minutos). De táxi você vai gastar uns €20-25.

A principal estação de ônibus de Barcelona é a Estació del Nord, na Carrer d'Alí Bei, 80. De lá chegam e partem ônibus para toda a Espanha.

A cidade tem duas estações de trem. A Estació de Sants (metrô Sants-Estació) serve viagens dentro do país e algumas fora, além do aeroporto. A Estació de França (metrô Barceloneta) é a mais comum para destinos nacionais e internacionais de longa distância. Trajetos populares são para Madri (7h), Sevilha (12h) e Valencia (4h).

Circulando
O transporte público de Barcelona é excepcional. Os ônibus são pontuais, bastante confortáveis e ainda com ar condicionado. Deve-se comprar o ticket antes de subir e validá-lo na maquininha em seu interior. A passagem custa €1,10 (uma viagem) ou €6 (10 viagens). Atenção penetras: existem mesmo fiscais - e depois, os ônibus são tão bons que merecem nossos euros. Também há bilhetes para uso ilimitado do transporte público em 1/2/3/4/5 dias. Custam €4,60/8,40/11,80/15,20/18,20.

Linhas de metrô servem toda a cidade, e a maioria dos pontos de interesse possui uma estação a poucos minutos de caminhada. Tarifas iguais aos ônibus. Metrôs ou trens de superfície que vão ao subúrbio podem variar de preço conforme o destino; mas tudo bem, são ainda mais confortáveis e alguns com música clássica de fundo. Isto é Barcelona! Por fim: a língua (o catalão) difere um pouco do espanhol padrão, por isso, atenção para as palavras quando não estão nos dois idiomas: carrer (rua), plaça (praça) e avinguda (avenida).

Comes & Bebes
A maior concentração de restaurantes baratos está nos arredores de La Rambla. Procure no bairro Gótico os menus de €5/5,70, servidos em pequenos estabelecimentos familiares. Barcelona oferece especialidades da comida catalã, como merluza (peixe branco), butifarra con judías blancas (lingüiça com feijões brancos) e berenjenas rellenas (berinjela recheada). As torrades, torradas com óleo de oliva, alho e tomates merecem ser provadas. Algumas sugestões: La Fonda, na Carrer Escudellers, 10 (metrô Drassanes), tem comida típica catalã e oferece almoços por €6.

A Self-Naturista, no bairro Gótico, na Carrer de Santa Anna, 13, como diz o nome, é um restaurante vegetariano self-service, e oferece uma boa comida por €5, com um cardápio diverso. La Vaca Paca, em Passeig de Gracia, 21, é uma boa opção com quantidade: saladas, pizza, massas, carne e até paella, com uma bebida incluída e sobremesa num buffet livre por €7,50 no almoço e €9,50 na janta durante a semana (e um pouco mais caro no fim de semana).

No mesmo estilo de fartura e preço existe o Fresh Co em três endereços, na carrer Valência, 263, na ronda Universitat 29 e na Diagonal 444. La Bagletina Catalana, na La Rambla, 56, cardápio variado de saladas, pizzas. Legal para lanches e popular entre os mochileiros. O Mercat de La Boquería descendo a mesma rua oferece um vasto cardápio.

Atrações
O passe Ruta del Modernisme dá a possibilidade de conhecer os principais monumentos da cidade. Custa €7,20/4,50 (estudante), é válido por 1 mês e você pode visitar: Casa Batló, Casa Amatler, Casa Lleó Morera, Palau Güell, a Sagrada Familia, Casa Milá, Palau de La Música, Casa Museo Gaudí, Fundació Antoni Tapies e Museo d'Art Moderna. São vendidos no Palau Güell ou na Casa Lleo Morera. Outra forma de visitar Barcelona, é um passe que se chama Bus Turistic. Custa €15 para um dia e €19 para dois dias consecutivos. São duas linhas de ônibus de dois andares que circulam entre 9h-19h30, parando em todos os pontos turisticos de Barcelona. Você sobe e desce quando quer e recebe um mapa e um livreto com descontos em diversas atrações de Barcelona e da Catalunha. Há tradução para o Espanhol e Inglês.

La Rambla
A rua mais famosa de Barcelona, La Rambla, fica entre a Plaça de Catalunya e o porto, com cerca de 2km. Enfeitada com floreiras, é onde pintores anônimos expõem e vendem seus quadros e esforçados artistas de rua ganham seus trocados imitando estátua. Vale a pena seguir por seu calçadão, onde na seqüência está o Mercado de La Boquería. Uma travessa é a Plaça Reial, também com vários cafés e bares com música ao vivo. É o ponto de encontro de turistas e lembra a Plaza Mayor de Madri. No final de La Rambla, o Monument a Colón, uma estátua do descobridor da América, onde você pode subir por €1,80. Aberto de jun/set, diariamente 9h-20h30.

Numa de suas transversais, Carrer Nou de la Rambla, 35, está o Palau Güell. Abre diariamente das 10h-14h e 16h-20h. Entrada €3/1,50 (estudante). Construído entre 1886 e 1888, foi a primeira grande manifestação artística de Gaudí. Tem os principais cômodos de uma casa normal: sala-de-estar, corredor, quartos, sala-de-jantar, além de salão de baile e capela. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984, é hoje a Biblioteca do Instituto de Teatro. Neste local você compra o ticket Ruta del Modernisme, que permite visitar as outras atrações de Gaudí na cidade.

Barri Gòtic é o bairro mais antigo de Barcelona, a leste de La Rambla, com ruas estreitas e muitas só de pedestres, com lojas, bares e sorveterias. É onde está a Catedral, aberta diariamente das 8h30-13h30 e 17h-19h30. Junto a ela, está o Museo d'Història de la Ciutat. Você pode visitar, no subsolo, ruínas romanas. Aberto entre jul/set, de ter/sáb 10h-20h, domingos até 14h. De out/jun de ter/sáb 10h-14h e 16h-20h, domingos 10h-14h. Entrada €3,50/2 (estudante), gratuito quartas à tarde.

Gaudí
Temple Expiatiori de la Sagrada Familia O mais importante e conhecido trabalho de Gaudí. Chega-se facilmente de metrô pela estação de mesmo nome. Aberto de abr/ago 9h-20h, em março, set/out até 19h, e de nov/fev até 18h. Entrada €8/4 (estudante). A construção da Igreja iniciou em 1882 e ainda não acabou. O projeto é absolutamente ambicioso e se finalizado será a maior catedral da Europa. Hoje existem 8 torres (todas com mais de 100 metros) do que devem ser 18. Simbolizam, assim, os 12 apóstolos, os 4 evangelhos (Mateus, Lucas, Marcos e João) e a mãe de Deus. A 18ª e mais alta (170m) representaria o próprio Jesus. Uma das torres é aberta à visitação, de onde se aprecia a vista interna da catedral e o mar no horizonte. Se realmente for concluído, sua previsão é para o "breve" 2082.

Você que colou na escola
Antoní Gaudí
Considerado um dos arquitetos mais audaciosos, Gaudí (1852-1926) é dono de um estilo próprio, dotado de plena originalidade e movimentação, abusando de experimentações e materiais não-convencionais em sua obra. Referência do Modernismo catalão, extensão do estilo art-noveau, suas obras fizeram a ligação deste movimento tipicamente artístico-ornamental, característico do final do século 19, com a arquitetura moderna do início do século 20. Segundo o próprio Gaudí, seu trabalho apenas visava integrar arquitetura com natureza e arte. Barcelona é o seu museu a céu aberto.
Casa Batlló Passeig de Gràcia, 43, metrô Passeig de Gràcia. Aberta de seg/dom das 9h às 14h. Prédio com fachada de mosaicos coloridos assinados por Gaudí, quando o edifício já estava acabado. Do lado, no nº4, outro exemplar modernista, a Casa Amatller, do arquiteto Josep Puig i Cadafalchi.

La Pedrera Na mesma rua, no número 92, também conhecida como Casa Millá. Na entrada da esquina, no térreo, funciona uma galeria de exposições temporárias, entrada gratuita, mas a grande atração é ao longo do prédio. Abre diariamente das 10h-20h, entrada €7/3,50 (estudante), visitas guiadas uma vez por dia, de seg/sex às 18h, sáb/dom às 11h. Na real é apenas um edifício de fachada cinza projetado por Gaudí - só que absolutamente imperdível. (Viajantes que perderem merecem ter o passaporte cassado e viajantes-arquitetos, forca!). Você vê o interior de um apartamento decorado no estilo das primeiras décadas do século 20, quando o art-noveau começava a dar espaço ao moderno. No andar de cima, um museu documenta toda a sua obra por meio de desenhos, projetos, fotos, maquetes e audiovisuais. A visita termina no topo, no labiríntico e viajante terraço com vista da cidade.

Parc Güell Ao norte de Barcelona. Metrô até a estação Lesseps, e depois caminhe de 10 a 15 minutos, seguindo as indicações ao longo da Travessera de Dalt. Ou mais simples e atrativo, pegue o ônibus 24 da Plaça de Catalunya. Abre diariamente às 10h, fechando em março e outubro às 19h, abril e setembro às 20h, de nov/fev às 18h e de maio/ago às 21h. O parque, um dos cartões-postais da cidade, é uma das obras-primas de Gaudí, com suas formas, colunas e esculturas pouco ortodoxas. Ali também fica a Casa-Museu Gaudí, onde o arquiteto viveu de 1906 a 1926, exibindo algum de seus móveis e pertences. Entrada €3, aberta das 10h-19h, de maio/set até 20h.

Museus
Museu Picasso (Mansão Medieval) na Carrer de Montcada, 15-19. Está aberto de ter/sáb 10h-20h e domingo até 15h. No primeiro domingo do mês é gratuito. Entrada €5/2,50 (estudante). A mais significativa coleção do mestre na Espanha, incluindo pinturas, desenhos, esculturas e trabalhos em cerâmica. Destaque para a obra La Primera Comunió, na sala 12, em que o pintor retratou sua irmã Lola, e a sala 22, com uma reprodução de Las Meninas de Velázquez.

Museu Textil i d'Indumentària Na frente do Museu Picasso, exibe uma fascinante coleção têxtil, entre roupas e tapetes, mostrando a evolução desta arte. Abre de ter/sáb 10h-20h, e domingos 10h-15h. Entrada €3,50/2 (estudante).

Fundación Joan Miró (Centro de Estudos de Arte Contemporânea) Próximo ao Estádio Olímpico, abre de ter/sáb 10h-19h, quintas até 21h30, domingos e feriados até 14h30. A entrada custa €7,20/3,90 (estudante). Um dos mais significativos museus de arte moderna da Espanha, com mostras temporárias e permanentes. É uma coleção de obras do pintor dentro de suas várias fases, inclusive de outros pintores famosos que Miró ganhou de presente.

Museu Nacional d'Art de Catalunya (Palau Nacional de Montjuïc) Abre de ter/sáb das 10h-19h, domingos e feriados até 14h30 e quarta até 21h. Entrada €4,80/3,30 (estudante) para as exibições permanentes (incluindo o museu de arte gótica e o de arte romana). Para exposições temporárias o preço é variável.

Museu Nacional d'Art Contemporanide Plaça de los Angeles, 1. Fica a cinco minutos da Plaça de Catalunya e da La Rambla. Metrô linhas 1, 2 e 3. Ônibus 9, 14, 38, 41 ou 59. Abre de seg/sex 11h-20h, quintas até 21h, sábados 10h-20h, e domingos até 15h, fecha terças. Entrada €7/5,50 (estudante). Conjunto bem eclético de obras contemporâneas. A própria arquitetura já é interessante.

Outras atrações
Eglésia de Santa María del Mar Localizada no final de Carrer de Monteada, na Plaça Santa Maria. Abrindo das 9h-12h30 e 17h-20h. Esta igreja representa o modelo mais perfeito de arquitetura gótica catalã.

Parc de la Ciutadella Metrô Arc de Triomf. Aberto de ter/dom 10h-19h. Entrada €3/2 (estudante). Parque da Exposição Mundial de 1888, fica a leste da Cidade Velha. É um lugar calmo com uma gigantesca cascata abrigando também o Museu Nacional d'Art Modern de Catalunya, com exposições de arte moderna dos séc. 18 a 20, entre pinturas, esculturas e mobiliário. Destaques para Dalí e Miró. Abre 10h-19h, fecha terças. Entrada €3/2,10 (estudante). Mais ao sul, está o Jardim Zoológico, que funciona das 10h-17h e no verão das 9h30-17h30.

Montjuïc Morro com museus, área verde e o Parque das Olimpíadas de 1992. Para chegar, pegue o ônibus 61 na Plaça d'Espanya (€2,50) e depois é só subir o teleférico (€4,50) até o topo. Você pode também pegar o teleférico desde o porto velho até o Morro Montjuïc (€6). Para voltar à cidade, opção é o funicular, que funciona das 11h-22h, e sai por €1,50. No alto, o Castell de Montjuïc oferece uma linda vista de Barcelona. É um museu militar, com armas e espadas. Está aberto 9h30-20h de ter/dom. Entrada €1,20.

Pueblo Español (Povoado Espanhol). Construído para a Exposição Mundial de 1929. É uma antiga vila com trabalhos de artesanato, aberta a partir das 9h até a madrugada. Entrada custa €7/3,60 (estudante). À noite é point com bares e discos - a mais popular é a La Terrasa.

Estadi Olímpic de Montjuïc Construído para as Olimpíadas, abre diariamente das 10h-20h, e a entrada é grátis. Vale a pena visitar a Galeria Olímpica, aberta de jul/ago de seg/sáb 10h-14h e 16h-20h, domingos até 14h. Entrada €2,40/2 (estudante). Expõe fotos, medalhas, uniformes e todo o universo dos Jogos Olímpicos de 92.

Um passeio para conhecer a parte moderna da cidade é a região à beira do mar, onde está o Moll d'Espanya, um centro comercial no meio do porto velho. Quem curte o tema pode visitar o L´Aquàrium, aberto das 9h30-21h. Entrada €13. A oeste do porto é onde as praias começam. Continuando a caminhada, encontra-se a Vila Olímpica e Port Olímpic (herança dos Jogos Olímpicos de 92), uma grande marina com muitos bares e restaurantes.

Compras
Na área de La Rambla e Barri Gótic há muitas opções para compras, não necessariamente baratas.

 TOLEDO

Toledo é a capital da província de Castilla-La Mancha, às margens do rio Tejo, com aproximadamente 54 mil habitantes, próxima a Madri. Sua história é anterior aos tempos romanos. No séc. 11, já era o centro cultural da Península Ibérica, tendo sido a capital da Espanha do período gótico até 1560. Toledo é conhecida como "Ciudad de las Tres Culturas", pela presença cristã, muçulmana e judaica. El Greco foi um de seus habitantes, entre 1577 e 1614, e muito de seu legado ainda está na cidade. Com uma atmosfera da Idade Média, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987.


Informações
Em frente à Puerta Nueva de Bisagra, principal portão de Toledo. Funciona de seg/sex das 9h-18h, sábados até 19h e domingos 9h-15h. Há outro CI na Plaza Ayuntamiento, em frente da Catedral, que abre de seg/qua 10h30-14h30, e de qui/dom 16h30-19h. Para mais informações da cidade, você pode adquirir o Guia de Toledo, vendido nas bancas por €5,80, em vários idiomas.

Na cidade
A estação de ônibus é na Avenida de Castilla-La Mancha, a 5 minutos do portão da cidade, com viagens para Madri (chegando na Estación Sur, na capital espanhola). A estação de trem fica próxima à Puente de Azarquiel, em Paseo de la Rosa 2. De qualquer uma das estações até o centro da cidade são 20 minutos de caminhada. Para os sedentários, ônibus (números 5 ou 6) circulam de/para a rodoviária ou à estação de trem e o ticket custa €0,80. Toledo é pequena, de ruas estreitas e, felizmente, poucos carros.


Comes & Bebes
Encontra-se muita paella a €8, como na cafetería La Judería, na calle San Juan de Díos, 7. Outro bom local é o Restaurante Palácios, na calle Alfonso X el Sábio 3, com menus a partir de €6,50. O restaurante/cafetería Bisagra, na Real de Arroba, 14, oferece uma deliciosa comida caseira. Típico em Toledo é o Mazapan, doce introduzido pelos árabes no séc. 8 feito de açúcar e amêndoas, e que pode ser comprado em um convento de religiosas argentinas, na Santa Úrsula, 3. O Mercado de Abastos, na Plaza Maior 1, tem frutas frescas e um bom supermercado em seu interior.

Atrações
Santa Catedral Primada Calle Cardenal Cisneros. Abre de seg/sáb 9h-19h, domingos 14h-18h. Entrada gratuita antes das 12h e depois das 16h, mas para ver os tesouros, museu e algumas capelas em especial, deve-se comprar um ticket na loja em frente por €4,95. Atenção: homens com camiseta de manga cavada e mulheres com umbigo de fora não entram. Situada no centro da cidade velha, com uma arquitetura gótica em pedra, a Catedral demorou 250 anos para ser concluída. São 26 capelas, entre elas a da padroeira da cidade, Virgen del Sagrario. A sacristia tem pinturas de El Greco, Tristan, Van Dick e outros, e na Capilla Mayor tumbas de reis espanhóis.

Alcázar de Toledo Calle General Moscardó. Abre de ter/dom 9h30-14h e 16h-17h30. Entrada €2, gratuito quartas - porém, segue fechado para reformas em 2004. Construção do século 3, sua fortaleza é hoje um museu militar criado pelos nacionalistas vencedores da Guerra Civil Espanhola em 1936. É também a obra mais alta de Toledo.

Casa-Museo de El Greco Calle Samuel Leví 3, no quarteirão judeu. Abre de ter/sáb 10h-14h e 16h-18h, domingos até 14h, fecha segundas. Entrada €2,40/1,20 (estudante), sábados à tarde e domingos pela manhã é gratuito. Exibe um rico acervo de pinturas, mas o grande destaque é o pintor que dá nome à Casa. Entre suas obras, a popular Vista y Plano de Toledo, no piso superior.

Museo de Santa Cruz Calle de Cervantes, 3. Aberto de ter/sáb 10h-18h30, segundas 10h-14h e 16h-18h, domingos 10h-14h. Entrada €1,20/0,90 (estudante). Sábados à tarde e domingos de manhã é gratuito. Antigo hospital infantil do séc. 16, exibe uma coleção de móveis tapeçarias, parafernália militar e religiosa, além de pinturas, incluindo uma coleção de El Greco, destacando suas Ascensão da Virgem e Imaculada Conceição.

Sinagoga Santa Maria la Blanca Calle de Los Reyes Católicos 4. Abre de ter/sáb 10h-14h e 16h-18h (no verão até 19h), domingos 10h-14h, fecha segundas. Entrada €1,50/1,20 (estudante). Sábados à tarde e domingos de manhã é gratuito. Construída no século 12, em nada lembra uma sinagoga, e sim uma mesquita, mais exatamente a de Córdoba com seus arcos e colunas.

Sinagoga del Transito e Museo Sefaridí Calle de Los Reyes Católicos. Aberta de ter/sáb 10h-14h e 16h-18h, domingos até 14h, fecha segundas. Entrada €2,40/1,20 (estudante). Sábados à tarde e domingos pela manhã é gratuito. Foi construída no séc. 14, com uma arquitetura simples de influência mudéjar (moura). Dentro há o museu Sefaradi, com artefatos que relatam a cultura judaica na Espanha. Fechado com previsão de reabrir no início de 2004.

Monastério de San Juan de los Reyes Calle de los Reys Católicos 21. Diariamente das 10h-18h (verão até 19h). Entrada €1,50. Monastério franciscano, sua igreja criada por ordem dos reis Isabel e Fernando, lembrando a vitória na batalha de Toro em 1476. Ostenta uma bela vista da região.

Museo Victorio Macho Plaza Victorio Macho 2. Abre de seg/sáb das 10h-19h e domingos das 10h-15h. Entrada €3, estudantes €1,50. Belo museu de esculturas do artista local Victorio Macho. Outra boa atração é o vídeo sobre a região de Castilla-La Mancha e a cidade de Toledo. Está localizado na ponta da cidade, ostentando uma vista fantástica do penhasco e do rio Tajo.

Igreja de Santo Tomé Plaza Del Conde s/n. Abre todos os dias das 10h-17h45 (18h45 no verão). Entrada €1,50, estudantes €1,20, com audioguia. Quartas gratuito para cidadãos europeus. Simpática igreja, abriga o soberbo e detalhista quadro de El Greco "El Entierro Del Conde de Orgaz".

Hospital de Tavera Calle Duque de Lerma 2. Diariamente das 10h30-13h30 e das 16h-18h. Entrada €3,01. Antigo hospital construído em 1541 pelo Cardeal de Tavera, cujo mausoléu se encontra na igreja e é obra de Alonso Berruguete. Possui uma ampla coleção de obras artísticas com nomes como Ribera, Tiziano, Tintoretto e outros, mas o destaque é para as ultimas obras de El Greco. Os pátios gêmeos de estilo renascentista, assim como a fachada, são uma atração à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário