Quem sou eu

Minha foto
Sou um simples dentista que desde 2000 viajo pela Europa. Nao me pergunte o porque de so Europa. Fui uma vez, duas e se nao me engano já fui 10 vezes, oque me da certa liberdade para tentar ajudar quem está indo pela primeira vez ou está indo de novo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ALEMANHA

Um dos maiores países da Europa, a Alemanha foi o berço de movimentos que mudaram os rumos da História e, numa fase mais contemporânea, centro dos mais importantes acontecimentos do século 20, como as duas grandes guerras. O Muro de Berlim, que dividia o país em oriental e ocidental, só foi derrubado em 1989. Mas nem só de história vive a Alemanha. Um dos orgulhos tecnológicos é a indústria automotiva. Não à toa, alguns dos carros mais cobiçados pelos mortais, como o Mercedes, Audi e BMW, são alemães (incluindo o maior piloto automobilístico do mundo - vivo, diga-se de passagem...). Outra paixão nacional é o futebol (tão importante para eles quanto para nós) e, claro, a gastronomia, reservando boas surpresas além do tradicional Sauerkraut com salsicha Bock. Bebidas também são com eles. Se os vinhos produzidos na região do rio Mosel são famosos, as cervejas e suas mais de mil variações são tão culturais quanto seu expressivo idioma. Prost! A Baviera, considerada por muitos uma região alheia à Alemanha por sua alegria e folclore, é um dos locais que merece uma boa atenção do viajante.


Que país é esse?
Nome: República da Alemanha (Deutschland, alemão; Germany, inglês)
Sistema/forma de governo: República Parlamentarista
Nacionalidade: Alemã (Deutsch, alemão; German, inglês)
Capital: Berlim (Berlin, alemão)
Idioma: Alemão (Deutsch, alemão; German, inglês)
Moeda: Euro

Você que colou em...
Geografia
Área: 356.910km2 (menor que o estado de Minas Gerais).
População: 82 milhões de habitantes.
Fronteiras: Mar Báltico, Mar do Norte e Dinamarca (N), Polônia (L), República Tcheca (SE), Áustria e Suíça (S), Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França (O).
Clima: Temperado. No norte, espere por dias nublados. O inverno é chuvoso e pode ser muito frio. O verão é geralmente ameno, com temperatura média de 24oC.
Relevo: Terras baixas ao norte, elevação no centro do país e Alpes no sul.
Ponto mais alto: Zugspitze, 2962m.
Grupos étnicos: Alemães 91,5%, Turcos 2,4%, Italianos 0,7%, Gregos 0,4%, Poloneses 0,4%, outros 4,6% (maioria da antiga Iugoslávia).
Religiões: Protestante 38%, Católica 34%, Islâmica 1,7%, outras 26,3%.

Economia
A divisão da Alemanha gerou duas realidades distintas dentro de um mesmo território. Mesmo assim, a economia alemã, após a queda do Muro de Berlim e da reunificação oficial, em 1990, é a terceira do mundo, exportando para os EUA e demais países da UE. É líder nas indústrias química, farmacêutica e automotiva e produzem batata, cereais, beterraba e frutas, destacando-se também pela viticultura e pecuária

História
Tribos teutônicas ocupavam o atual território da Alemanha no século 10 a.C. O I Reich foi criado em 962, quando Otto I tornou-se imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Em 1517, Martinho Lutero dá início à Reforma Protestante. Cem anos mais tarde, o território é dividido em reinos e principados com a Guerra dos Trinta Anos. Em 1871, a Alemanha é unificada por Bismarck, formando o ll Reich. Derrotada na 1ª Guerra Mundial, proclama a república em 1919 em Weimar. O Partido Nacional-Socialista assume o poder liderado por Adolf Hitler em 1933 (o III Reich). A indústria bélica se fortifica e em 1939 os alemães invadem a Polônia, dando início à 2ª Guerra Mundial.

O Nazismo toma corpo, espalhando-se por toda a Europa. Inicialmente vitorioso, perde força quando é derrotado na campanha da Rússia. Em 1944 os norte-americanos entram na guerra, ajudando a por fim ao expansionismo de Hitler, marcado pelo famoso desembarque da Normandia no ano seguinte. Novamente derrotada, a Alemanha é dividida pelos aliados: a ex-URSS ocupa o leste e os ocidentais o oeste do país, além de perder territórios para a Polônia e a Rússia. Em 1949, o mapa-múndi conhece duas Alemanhas: a República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental), socialista.

Um ano mais tarde os soviéticos cercam Berlim, e em 1961, o muro é construído para deter a passagem de pessoas para o ocidente. Duas realidades sociais e econômicas passam a caracterizar os dois países. Em 1976, Erich Honecker sobe ao poder na Alemanha Oriental, criando um governo mais simpático à irmã ocidental. Helmut Kohl assume o poder da Alemanha Ocidental em 1982 e o final da década demonstra a falência da Cortina de Ferro. O muro de Berlim cai em 1989, iniciando o processo de reunificação do país. Em 1998, Kohl perde o posto de chanceler para o social-democrata Gerhard Schröder e o país enfrenta crise de desemprego, além do crescimento do movimento neonazista.

Em 1999 a Alemanha volta a ter uma única capital político-administrativa: Berlim. Em 2002, Schröder, com o apoio do partido-verde, bate por uma estreita margem a coalizão conservadora-liberal na mais disputada eleição presidencial dos últimos tempos, reelegendo-se como chanceler do país. Ao lado da França a Alemanha se posiciona em 2003 contra a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos e pela Inglaterra.

Para o viajante
A Alemanha talvez seja o país mais marcante na história do continente europeu. Repleta de contrastes, mescla o medieval com o moderno, a música clássica com o tecno, vilarejos típicos com grandes metrópoles. Tem um roteiro turístico particularmente interessante: a Rota Romântica, que começa na cidade de Würzburg, passando por castelos, vinhedos e paisagens de cinema, e vai até Füssen, quase na fronteira com a Áustria, cobrindo 350km.

Além destas, são muitas as cidades que merecem uma visita: Colônia, cidade da catedral que abrigou a população enquanto era bombardeada; Wittenberg, terra de Martim Lutero, berço do protestantismo; Berlim, a capital, centro de duas guerras mundiais e que tem em cada esquina um pouco da história do país. Algumas cidades ainda mantêm o aspecto medieval, como Rothenburg, contrastando com a modernidade de outras, como Frankfurt/Main.

O sul tem a Floresta Negra (Schwarzwald) e castelos e paisagens inesquecíveis que inspiraram os mais famosos contos de fadas. Os amantes do futebol devem pensar na Alemanha novamente em 2006; o país sediará a Copa de 2006, com jogos em Berlim (final), Munique (abertura) e outras dez cidades.

Informações
Visto: Não é preciso para brasileiros para permanência como turista por até 3 meses.
DDI: 0049
Feriados: Ano Novo, 6 de janeiro (regional), Páscoa, 1º de maio, Dia da Ascensão, Corpus Christi (regional), 15 de agosto (regional), 3 de outubro (Dia da Reunificação Alemã), 1º de novembro (regional), Natal. Feriados católicos variam de acordo com a região.
Horários: Bancos funcionam das 8h30-17h30. Lojas abrem das 9h-20h e sábados das 8h-16h, podendo haver variações em algumas cidades.
Informações: Aeroportos, estações de trem e centro de cidades costumam ter pequenos quiosques oferecendo informações, venda de passes especiais de ônibus ou metrô, reserva de hotel e mapas, estes, porém, nem sempre gratuitos.
Telefones de emergência: Polícia 110, Bombeiros e Ambulância 112

Língua
Entender alemão não é fácil. Ouvidos treinados em salas de aula no Brasil vão estranhar o sotaque e quem está acostumado a falar o idioma com os avôs ou tios pode até não entender. Existem dialetos que são um nó na cabeça do melhor viajante bilingüe. Berlim se orgulha do seu Berlinisch - talvez o único dialeto oficial do país. A região de Sttutgart tem o Schwäbisch, um alemão bem diferente do normal. E esta é a ponta do iceberg. Quem conhece bem, consegue identificar quem é do sul ou do norte já na primeira frase. Mas se você não fala nada mais além de "chops" e "prost", não se preocupe -, a segunda língua do país é o inglês.


Dicionário
Apesar da difícil pronúncia, tente arranhar algumas expressões. É bastante simpático demonstrar boa vontade em tentar falar o idioma, ainda que alguém possa se divertir muito com o seu alemão. Lembre-se das letras ä (som de "e"), como na palavra März (março); ö (com som similar ao nosso "o"), como na palavra Köln (Colônia) e ü (som entre o e u), como na palavra München (Munique).

Falo mal mas sou educado
Oi - Hallo
Tchau - Auf wiedersehen/Tschüß
Por Favor - Bitte
Obrigado - Danke
Desculpe/Com licença - Entschuldigung

Sobrevivência
Sim - Ja
Não - Nein
Socorro - Hilfe!
Quanto custa? - Wie viel kostet das?
Onde fica...? - Wo ist...?
Você fala inglês? - Sprechen Sie Englisch?
Caro - Teuer
Barato - Billig

Contando...
Um - Eins
Dois - Zwei
Três - Drei
Quatro - Vier
Cinco - Fünf
Seis - Sechs
Sete - Sieben
Oito - Acht
Nove - Neun
Dez - Zehn
Coisas e Lugares
Aeroporto - Flughafen
Água - Wasser
Albergue - Jugendherberge
Banheiro - Badezimmer/Toilette
Cerveja - Bier
Comida - Essen
Correio - Post
Dinheiro - Geld
Estação - Bahnhof
Farmácia - Apotheke
Hospital - Krankenhaus
Mapa - (Land)Karte
Ônibus - Bus
Praça - Platz
Restaurante - Restaurant
Rodoviária - Busbahnhof
Rua - Straße (ou Strasse)
Supermercado - Supermarkt
Trem - Zug

A Semana
Segunda - Montag
Terça - Dienstag
Quarta - Mittwoch
Quinta - Donnerstag
Sexta - Freitag
Sábado - Samstag
Domingo - Sonntag

Segurança
A Alemanha é um país que desperta alguns temores no que se refere à segurança pública ou privada. Neonazismo e discriminação em geral existem, sim. Claro, nada comparável à época do regime nazista, mas todos os de origem africana, asiática e semita devem ficar mais atentos, ainda que o foco destes idiotas racistas seja imigrantes, e não turistas. A cidade de Magdeburg, capital do estado da Saxônia-Anhalt, é popular entre neonazistas e recomenda-se cautela se você realmente for visitá-la. Nada disso porém deve causar maiores preocupações. Cuidados de sempre com batedores de bolsas e carteiras em áreas turísticas e de grande concentração, como estações de trem e metrô, e na eventualidade de passeios noturnos pela periferia de grandes cidades como Berlim. No mais, relaxe, até porque a polícia é eficiente.

Dinheiro
Moeda: Antes do euro, circulava o marco alemão (deutsch mark), então uma das mais fortes moedas do mundo.
Câmbio: Pode ser feito nas estações de trem, aeroportos, grandes lojas e, evidentemente, em casas de câmbio. Se você vir a expressão Ohne Gebühr (sem taxa) escrita em algum lugar, pode ser a melhor pedida para trocar o seu dinheiro, caso você ainda não esteja viajando com euros - mas atente para a cotação.
Custos: Espere gastar numa viagem bastante econômica uma média €35 por dia, mas esta é uma conta que pode variar, principalmente para quem não está afim de radicalizar nas economias. Albergues custam a partir de €13. Comida pode sair a partir de €5. Comer em restaurantes, como sempre, eleva as despesas. O sul é mais caro que o resto do país. Esteja preparado. Além do que, uma cidade com mais ou menos museus ou atrações faz o seu orçamento oscilar - além, é claro, de festas populares como a Oktoberfest.

Comunicação
Telefone: As famosas cabines telefônicas amarelas podem ser encontradas praticamente em todas as esquinas, com informações em inglês, francês e alemão, algumas ainda com guia telefônico. Cartões telefônicos são comprados em bancas de jornal, livrarias, correios e estações de trem, onde há máquinas automáticas. Existem de 3, 6 e 25 euros. Telefones de moeda também estão disponíveis e o mínimo de cada ligação é €0,10 ou €0,25 para ligação local; e ao menos €1 para telefone celular. Ligações para o Brasil custam por minuto €1,35. Quem ligar dentro da Alemanha para outro estado, deve discar o código 01080 e o número normal. Para ligar ao Brasil a cobrar (nem todas as cabines completam a chamada) uma telefonista brasileira atende pelo número 0800-080-0055.
Correio: O correio alemão (Deutsche Post) é eficiente e rápido. Selos podem ser comprados nas agências, que funcionam de seg/sex das 8h-18h, sábados 8h-12h, ou em máquinas na rua. Para postais, custam a bagatela de €1 (para o exterior). Cartas precisam ser pesadas, e não saem por menos de €1,50.
Internet: Você pode navegar em bares, universidades, bibliotecas e em cyber cafés.

Viajando
Uma característica positiva da Alemanha são os seus variados e qualificados meios de transporte. Trens, carros, aviões e ônibus estão entre os mais seguros e confortáveis do mundo. E de quebra, aos aventureiros de plantão, carona funciona com várias agências pelo país. A Alemanha tem 4 grandes aeroportos: Frankfurt/Main, Berlim (Tegel), Munique e Düsseldorf. A companhia aérea alemã Lufthansa responde por um dos melhores serviços da Europa. Geralmente viajar de avião é mais caro, mas você pode conseguir algumas barbadas lendo os jornais. Passagens aéreas estão disponíveis em agências de viagens, eventualmente por preços bem convidativos. Procure por Last Minute Tickets. Easyjet e Ryanair, companhias que oferecem vôos com descontos com venda pela internet, já se instalaram em cidades como Munique e Berlim. Vale a pena checar os escritórios ou sites destas companhias.

O sistema ferroviário alemão é dos mais eficientes. Horários são obedecidos à risca. Normalmente o sistema de vendas é eficiente e se você ainda não possui seu bilhete, procure pelos guichês onde está escrito Last Minute. Horários de trens são afixados como pôsters em murais: partidas em amarelo, chegadas em branco. É muito fácil checar os destinos, freqüência e horários dos trens nacionais, com os pequenos informativos (timetable) disponíveis em prateleiras no saguão central das estações. O ICE é o trem-bala alemão, alcançando uma velocidade de 250km/h. Dispõe de restaurante a bordo, que dá um ar de requinte à viagem, ainda que você não vá comer nem uma bisnaguinha. Mesmo com o Eurailpass, você tem que pagar um suplemento de 10% do valor da passagem. Para estes trens, também é melhor fazer reserva na alta estação (quando não obrigatório), pois podem lotar. Sua rapidez e conforto valem todos os euros, que não são poucos. Em alguns você encontra plug para headfones para escutar rádio, eventualmente TV e até tomadas para laptops! Além do ICE existem: EC (EuroCity) e IC (InterCity). Nesses a reserva nem sempre é obrigatória, mas pergunte antes. A maior parte das estações de trem conta com staff bilíngüe. Você pode encontrar alguma dificuldade de idioma em certas estações onde antes era a Alemanha Oriental, como em Dresden ou Leipzig. Normal, é que alguns alemães ainda resistem em falar o inglês. Extremamente útil é o site oficial do sistema ferroviário alemão, o www.bahn.de. Por aqui é possível planejar mesmo os itinerários mais complicados - inclusive para o exterior.

Interessantes são os Bahn Card 25 e 50. Eles são válidos por um ano e dão desconto em passagens de trem. Vale a pena se você for utilizar muito o sistema. O BC 25 custa €50 para primeira classe e €100 para segunda, dando desconto de 25%. O BC 50 custa €200 e €400, dando desconto de 50% nos trens além de custar a metade do preço para estudantes e maiores de 60 anos. Bom iinformar-se nas estações ou no aeroporto de Frankfurt. Nos finais de semana, há tickets mais baratos - os Schönes Wochenende Ticket, para os trens comuns, custando €28. Existe o German Rail Pass, valido para 4 a 10 viagens dentro do período de um mês. Custa entre €260-438 para adultos em primeira classe, €180-316 em Segunda, e para menores de 26 anos o valor cai para €142-216, a venda no Brasil, pela internet ou no aeroporto de Frankfurt.

Ônibus funcionam bem, alguns com serviço de bordo. Não hesite em pedir informações em inglês. Conforme as saídas, existem viagens diárias para capitais como Londres, Paris, Viena, Moscou e Roma. Os tickets são comprados em estações rodoviárias ou em agências de viagem. Alguns trajetos dentro da Alemanha são complementados por barcos, ferries ou até mesmo navios. É uma oportunidade de ver o país por um outro ângulo.

A locação de carro, além de oferecer liberdade de roteiro, permite conhecer outro orgulho alemão: a Autobahn, estrada de alta velocidade, com no mínimo 4 pistas, bem sinalizada e iiluminada à noite. Em alguns trechos, a velocidade máxima é o quanto seu carro puder correr. Mas cuidado, mamãe diria, e também porque as leis são severas para os infratores. Comum também são os engarrafamentos de fim de semana.

A Alemanha tem uma das melhores organizações de serviço de caronas para dentro e fora do país. Existem centrais (Mitfahrzentrale) em quase todas as grandes cidades - e falam inglês. É importante que você entre em contato, pelo menos dois dias antes de sua viagem. Você paga um valor tabelado de acordo com a cidade. Parte da taxa vai para a central e outra para o motorista. Se você é quem tem o carro, pode ser uma boa alternativa para rachar despesas. Onde encontrar: Berlim, estação Alexanderplatz, entre as linhas U2 e U8 (fone 2415820), e dentro da estação Zoologischer Garten. Dresden, Antonstraße 41 (fone 19440). Hamburgo, Ernst-Merck-Straße, 8 (fone 19440). Colônia, Maximinenstraße, 2 (fone 19440). Munique, Lämmerstraße, 4 (fone 19440).

Acomodação
Os albergues HI (Jugendherberge) têm um bom atendimento e serviços, sendo encontrados em quase todas as cidades alemãs. Geralmente incluem lençóis e café da manhã bem completo. Em alguns deles as diárias são mais caras para maiores de 26 ou 27 anos, e os albergues da Baviera não aceitam maiores de 26 anos - um dos poucos lugares do mundo que faz este tipo de restrição. Você encontra grandes grupos de alemães hospedados, além de viajantes de todo o mundo. Populares também são os albergues independentes, com um pouco mais do espírito backpacker. Esses, aliás, aparecem cada vez mais nas cidades turísticas e, por isso mesmo, encontrar acomodação barata na Alemanha esta ficando fácil. Outra opção, ideal para quem pretende ficar mais tempo nas cidades (a partir de uma semana), é o Studentenwohnheim, ou a versão alemã da Casa do Estudante, aberto todo o ano, ao preço de pouco mais que €5/dia. Em muitas cidades encontram-se pensões, menores e um pouco mais caras que os albergues, mas bem confortáveis. Subindo na escala, com mais mordomias e conforto (e preço), estão os hotéis, que podem ser reservados via central de informações. Não é difícil encontrar hotéis baratos, principalmente para quem viaja em dupla.

Comes & Bebes
É o assunto que todos gostam - nativos e turistas. A Alemanha é muito mais que batatas (Kartoffeln) e chucrute (Sauerkraut) e fica difícil definir a comida típica, tamanha a regionalidade do país. Espere encontrar mais pratos à base de carne no sul e um pouco da influência polonesa no norte. O Bretzel, um pão trançado, é a companhia ideal para uma cerveja. O Berliner ou Pfannkuchen é a versão alemã do sonho, que se espalhou por todo o país. Os alemães são também os criadores do hambúrguer. A carne mais tradicional é a de porco, com pratos mais famosos e popularmente apreciados como o Schnitzel (empanado) e a Wurst (salsicha), que tem tantas variedades como a cerveja. Sentado à mesa de um restaurante, no melhor espírito alemão, é, definitivamente, uma boa forma de conhecer o país. Você vai gastar de €10 a €15, sem peso na consciência. Na mesa alemã sempre vai ter broa preta, aquele pão escuro, muito mais escuro que o pão de centeio. Imbiss, esta é a palavra mágica se o seu dinheiro estiver desaparecendo. São quiosques que oferecem refeições rápidas e baratas.

Beber é com eles. Os alemães consomem em média 150 litros de cerveja por ano. São mais de mil tipos para seu gosto, sendo que quase toda a cidade possui a sua própria. Você não vai conseguir provar todas (acreditamos...), mas ficam algumas dicas: em Düsseldorf experimente a Atlbier, cerveja preta; em Munique, a Münchener; e em Berlim, talvez a mais exótica de todas, uma mistura espetacular de xarope de framboesa e cerveja, conhecida por Berliner Weiße. Outra ceva muito querida pelos nativos é a Beck's de Bremen. E não duvidamos que você saia de um Biergarten (bar ao ar livre) falando alemão...

Brasileiros
A Alemanha atrai muitos estudantes brasileiros, especialmente das áreas de engenharia, farmácia e química. Mate as saudades do Brasil em bares, restaurantes, danceterias e lojas de importados, onde você poderá encontrar do guaraná ao feijão.

Embaixada brasileira
Chancelaria - Wallstrasse 57, 10179, Berlim. Fone central (30) 726280, gabinete (30) 72628300.
Site www.brasilianische-botschaft.de
email: brasil@brasemberlim.de

Consulado-Geral
Stephanstrasse 3, 4 Stock. Frankfurt Fone (69) 920-7420 (geral)
920-74211 (direto Cônsul-Geral)

Consulado-Geral
Widenmayerstrasse 47. Munique
Fone (89) 210-3760

Banco do Brasil
Eschersheimer Landstrasse 55
Frankfurt Fone (69) 299090
e-mail: frankfurt@bb.com.br

TAM
Am Kalbskopf 3 - D-63263 Neu-Isenburg Frankfurt
Fone (69) 365790

Varig
Am Hauptbahnhof 16 - 6º / 7° andar - Frankfurt
Fone 27102145

Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha
Schlegelstrasse 26-27 - Berlim
Fone 3131500
e-mail: icbra@icbra-berlin.de

Instituto Ibero-Americano do Patrimônio Cultural Prussiano
Potsdamer Str. 37
Fone 266 2500.
É um local de pesquisa dedicado ao intercâmbio cultural com a América Latina, Espanha e Portugal. Abriga a maior biblioteca da Europa especializada em cultura ibero-americana.

www.brazine.de
Website da comunidade brasileira em Berlim, com a programação cultural, e assuntos de interesse aos nossos conterrâneos.

Nós lá fora
Os alemães reduzem o Brasil à Bahia e ao Rio de Janeiro - assim como nós temos a Alemanha como a imagem da Baviera. Muitos lembram do Brasil mais pelo Carnaval e pelas mulatas do que pelo Ronaldinho, apesar de o futebol ser nosso maior RP - especialmente depois da grande final da Copa de 2002, quando os vencemos por 2x0. Sabem que não moramos em ocas, não caçamos jacarés na rua e que nossa capital não é Buenos Aires (alguém disse Rio?), mas desconhecem a grande influência alemã no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alguns, menos informados, vêem no brasileiro a figura de um latino de camisa aberta e correntes no pescoço - e batendo bola, é claro.

Barbadas & Roubadas
Não deixe de visitar os cartões-postais do país, mas reserve um tempo para descobrir alguns segredos na Alemanha. Munique, Colônia e Berlim já estão no seu roteiro? Ótimo. Mas e Lindau e Dresden? Sempre é bom sair do inevitável circuito turístico, onde o preço é maior e qualquer acomodação pode lotar num piscar de olhos. Outras dicas são a região de Cottbus (leste do país), conhecida como a terra do pepino, e um passeio por Lübben, que pode ser o seu contato mais próximo com a natureza de uma Alemanha rural e bucólica. Freiburg, bem ao sul, tem os traços de uma cidade pequena, porém cosmopolita. No outro extremo, no ponto mais setentrional do país, a curiosa ilha de Rügen, é cercada de planícies, campos e praias de nudismo. Onde quer que você esteja, procure absorver o máximo da história deste país que marcou profundamente as recentes páginas do século 20.

Berlin

A primeira lembrança é de uma grande cidade (3,4 milhões de habitantes) que até poucos anos atrás era dividida em duas por um infindável muro, e quem estava do lado de lá não podia ir ao lado de cá. É muito provável que, independente de sua idade, você tenha guardado imagens que as TVs do mundo transmitiram de jovens alemães quebrando a mais palpável versão de concreto da cortina de ferro. E um pedaço dele ainda está lá, como verdadeira memória viva que Berlim é. História convivendo com arte, cultura, tecnologia, boemia e política. Além de ser capital alemã, é a mais importante cidade-estado do país. A noite é uma vida à parte, com cafés resplandecendo pelas calçadas, pontos turísticos iluminados, sex-shops em pleno funcionamento, boates com som tecno em alto volume e festas underground como pouco se vê. Sede de um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, Berlim tem seu dialeto próprio, o que não chega a ser problema para quem fala alemão, e muito menos para quem não fala. O lado oriental vale como um bônus: andar por suas ruas revela outra cidade, talvez mais instigante, apaixonante e perigosa. Esteja onde você estiver em Berlim, por todos os motivos possíveis, fique atento a esta multifacetada cidade.


Informações
Código de acesso: 030

Centros de Informações: Existem 3 em Berlim. O mais eficiente chama-se Verkehrsamt e fica no Europa Center na Entrada Budapester Straße. Aberto de seg/sáb de 10h-19h e domingo de 10h-18h. Fornece mapas gratuitos, e há até mesmo em português (mas os mapas em inglês são os mais atualizados) e também reserva hotéis (€3) e albergues (€1,50). Brandemburg Tor, diariamente de 10h-18h, acessível via S1 ou S2 parada Unter den Linden ou ônibus 100 e 200. Panoramastraße 1 a, de seg/sáb de 9h-20h e domingo de 10h-18h, de out/abr diariamente das 10h-18h. Para chegar, U2, U5, U8 ou S3, S5, S7, S75, S9 parada Alexanderplatz ou ônibus 100 e 200.

Revistas especializadas são: Zitty, bem completa, mas em alemão, custa €2,40 à venda nos escritórios de turismo ou bancas de jornal. In Your Pocket. Publicação mensal em inglês, €3, trazendo programação e informação geral, incluindo vida noturna e endereços ao público gay. Berlin Kalendar, mensal, em inglês e alemão, com toda a programação cultural de Berlim, €1,20, nos escritórios de turismo.

Escritório do Euraide, Informação turística, Zoologischer Garten, atrás do Reizezentrum (venda de passagens). Abre diariamente de 8h-12h e 13h-18 de junho a outubro, e no resto do ano de 8h-12h e 13h-16h45. Boa alternativa para quando o escritorio de turismo estiver cheio. Além de informação turística, oferece reserva e venda de bilhetes de trem e de ônibus, bem como os horários. Faz reservas em tours guiados e facilita informações detalhadas para viajantes que se destinam ao Leste Europeu, incluindo a venda de passagens para Praga, Cracovia e Budapeste. Este escritorio privado vale a pena porque tem menos filas e é tão eficiente quanto os outros. Uma dica é fazer as reservas de trem por aqui, já que na maior parte do tempo as filas nas estações de trem de Berlim são grandes.

Internet: Há muitos cyber cafés em Berlim. Entre eles: Easyeverything, Kurfürstendamm, 225, metrô Zoologishcer Garten. Abre diariamente de 6h30-2h. Colada a um Dunkin Donuts, funciona como todas as outras lojas na Europa, com o valor variável, entre €0,80 e €2, conforme a lotação do lugar. Netlounge, Auguststrasse, 89, metrô Oranienburger Strasse. Funciona diariamente das 12h-24h. Primeiros quatro minutos gratuitos, depois €1,30/30min - ou seja, dá para consultar o email rapidinho sem pagar.

Na cidade
Orientação
A capital alemã tem três pontos de referência: o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor), o Europa Center e a Alexanderplatz. Considerada uma das cidades mais arborizadas do continente, parte de Berlim é cortada pelo rio Spree. A História também mudou a cidade. Após a guerra, foi dividida em quatro setores de ocupação: americano, francês, britânico e soviético. A construção do Muro de Berlim separou o último setor (oriental e socialista) dos demais, impedindo a passagem para o lado ocidental - capitalista. A queda do Muro em 1989 e a reunificação oficial da cidade em 1990 expuseram duas diferentes realidades sociais, culturais e econômicas que nasceram da divisão. Hoje é a cidade da eterna venda de pedaços do seu muro.

Chegando e saíndo
Berlim tem 3 aeroportos: Tegel, o de maior movimento, por onde se chega vindo do Brasil. Da Zoologischer Garten, é conectado via ônibus 109, 128 ou X9; ou o JetExpressBus TXL ligando à Unter den Linden. O bilhete é o mesmo que se usa para o transporte público local, €2,20. Tempelhof (THF), no sul de Berlim, serve a maior parte da Europa Oriental. U6 para "Platz der Luftbrücke" ou ônibus 104, 119, 184 e 341. Schönefeld (SXF), a 20 quilômetros ou aproximadamente 30 minutos de Berlim, servindo Ryanair e vôos charter. AirportExpress RE4 e RE5 são trens que o conectam a Zoologischer Garten a cada meia hora, bilhete €2,20. S45 and S9 são trens de subúrbio que vão ao centro de Berlim em viagens de 45 minutos, mesmo preço do bilhete. Existe a estação Flug hafen Berlin-Schönefeld, na qual a maior parte dos trens faz parada. Dali, um ônibus gratuito sai a cada dez minutos com destino ao aeroporto. Por fim, o ônibus 163 vai para o terminal Schönefeld e leva 40 minutos a partir do centro de Berlim.

São três as mais importantes estações de trem: Zoologischer Garten, é a principal, com destinos para o leste e sul da Alemanha e a Europa Ocidental; Ostbahnhof, para algumas cidades alemãs e o Leste Europeu; e Lichtenberg, mais afastada, para trens noturnos com destinos diversos. Todas acessíveis por metrô. Na Zoologischer Garten existem lockers de €1 a €2 por 24h ou guarda-volumes por €2 o dia, aberto de 6h-22h30.

A estação de ônibus ZOB, Masurenalle 4-6, fone 3010380, fica perto do complexo ICC (Centro Internacional de Conferência) e da Funkturm (Torre de Rádio), desça na estação de U-Bahn U2 Kaiserdamm; com destinos para as principais cidades do país e da Europa. Os ônibus 149 e X34 também ligam a estação de ônibus com a Zoologischer Garten.

Circulando
Sendo a grande cidade da Alemanha, com aquela que é considerada a maior frota de automóveis da Europa, o trânsito de Berlim é até bastante satisfatório. Todos os ônibus são identificados por números. Em alguns, o motorista avisa onde vai parar. As paradas (Haltstelle) têm uma tabela que mostra os horários dos ônibus. Consulte, o risco de erro é próximo de zero.

As passagens são vendidas pelos motoristas e também em máquinas automáticas. Nas estações de metrô você deve sempre validar o bilhete nas máquinas na entrada das plataformas. Nos ônibus, se pode comprar o bilhete com o motorista também - mas é preciso validar na máquina dentro do veículo. Valendo por duas horas, servem para qualquer meio de transporte, e custa €2,20. Viagem simples (uma ida, por exemplo) €1,20. Também disponíveis tickets para um dia (Tagerskarte) €5,60, válido até às 3h da manhã do dia seguinte. E para uma semana, €23,40.

Berlin Welcome Card custa €19 e é um passe para três dias incluindo as áreas ABC, ou seja, é possível ir para Potsdam, e ainda concede desconto de 50% em determinados museus. Atenção: o transporte público tem um controle rigoroso, multando os espertinhos de plantão que não pagam a passagem. Então, se você for um deles, esteja preparado para desembolsar no mínimo €40 se algum fiscal entrar no ônibus/metrô. Uma barbada são os ônibus 100 e 200, que percorrem o trajeto dos pontos turísticos sem que você precise pegar (e pagar!) uma excursão. Freqüência a cada 30 minutos. O 100 passa por: Alexanderplatz, Unter den Linden, Platz der Republik e Reichstag, Haus der Kulturen der Welt, Schloss Bellevue, Großer Stern, Breitscheidplatz, Zoologischer Garten. O 200: Zoologischer Garten, Alexanderplatz, Unter den Linden,Wilhelmstraße, Potsdamer Platz, Philharm onie, Breitscheidplatz, Zoologischer Garten, Driving time, Alexanderplatz. Durante a noite, Berlim oferece a Nachtlinie, ônibus funcionando entre 22h-6h da manhã.

As linhas do metrô são diferenciadas por cores e seu uso é relativamente simples. Existem 15 linhas de S-Bahn, metrôs de superfície, e outras 10 de U-Bahn, subterrâneos. O lado oriental da cidade ainda mantém o típico Straßenbahn (Tram), que são bondes elétricos. Confundir as linhas, pegar um ou dois trens errados e ir na direção contrária faz parte da viagem. Aproveite.

Táxis custam caro e você pode ficar horas tentando conseguir um no meio da rua. Esqueça. Se você realmente for tentar, o melhor é procurar o ponto mais próximo. Existem táxis do lado de fora das principais estações de metrô e também em frente à estação Zoologischer Garten. Começam cobrando €3. Rádio-táxi (würfel-funk) 0800222-2255 (toll free).

E cuidado ao atravessar as ruas: você pode ser atropelado. E por uma bicicleta. Por toda a cidade há ciclovias dos dois lados, portanto dê mais que uma simples olhada, principalmente no verão. A Fahrradverleih, na Oranienburgerstraße 16 (fone 2808432), aluga bikes. Uma hora custa €1,50, valores mais em conta para o dia e a semana. Existe uma caução de €25 que é devolvida quando você retorna a bicicleta. Funciona de seg/sex das 10h-13h e 13h30-18h e sábados somente pela manhã. Você vai ver uma placa azul com o sinal de uma bicicleta quando for obrigatório circular somente nas ciclovias. Há até uma estrutura para levar sua bike nos trens e metrôs. Quase sempre existem rampas e elevadores nas estações. Uma bike significa mais um bilhete como se ela fosse outra pessoa. Se você tem um Welcome-Card pode levar a magrelinha sem problemas. Nos ônibus a prática é proibida.

Por outro lado, nada melhor para conhecer a capital alemã do que circular à pé, especialmente se o sol der o ar de sua graça.

Acomodação
AO Hostel, Boxhagener Strasse, 73. Fone 2977810. Tome o S-Bahn 3-8 até Ostkreuz, saia pela Sonntagstrasse, vire à direita até Lenbachstrasse e siga até Boxhagener Strasse. Diaria de €10 em dormitórios de 16 camas; €11/13 (baixa/alta temporada) em quartos de 6 a 8 camas; €15/13 em quartos de 4 camas; €22/20 em quartos de 4 camas com banheiro mais lençóis e café da manhã buffet completo incluídos. Para os dormitórios com banheiro e ducha, mais €3. Diária de €28/24 em quartos duplos e €49/45 em single com banheiro e café da manhã. Sem curfew nem lockout, aceita cartões.

AO Hostel da Joachimstaler Strasse, Joachimstaler Strasse, 13. Fone 08002225722. Saindo pela direita pela porta principal da estação Zoologischer Garten de trem ande a até a esquina e atravesse a rua. Diária de €10 em dormitórios de 16 camas; €15/13 (alta/baixa temporada) em quartos de 8 a 10 camas; €17/15 em quartos de 4-6 camas. Para os dormitórios com banheiro e ducha, paga-se mais €3. Diaria de €34/29 em quartos duplos e €65/55 em single com banheiro e café da manhã. O café da manhã é estilo buffet, bastante reforçado, €4 quando não incluído. Lençóis €3. Recepção 24 horas, lavanderia, bar e terraço, sala comum com TV a cabo. Internet €1/20 minutos. Tem jeitão de hospital, mas é um bom lugar para encontrar outros viajantes. Possui bar e terraço. Limpo e novo. Sem curfew nem lockout, aceita cartões de crédito.

Jugendgästehaus Berlin, albergue HI. Kluckstraße 3. Bairro Tiergarten. Fone 2611097, e-mail: yh-berlin@youth-hostel.de. Do metrô U1-Kurfürstenstraße, pegue a rua Potsdamerstraße à esquerda, vire a primeira à esquerda e depois a primeira à direita. De ônibus, pegue o 129 saindo do Europa Center. Diária de €12/18 (maior de 26 anos) em dormitórios de 10 camas, €19/23,10 em quartos de 5 e 3 camas, €23,50/27,60 em quarto duplo. Todos com pia. São 365 camas. Jantar ou almoço por €5. Aceita cartões. Lavanderia €5. Internet €1/20min. Café da manhã buffet e lençóis incluídos. Lock-out 10h-13h. Curfew 24h, abre a cada meia hora.

Meininger, albergue independente. Meininger Str 10. Fone 66636100, email: welcome@meininger-hostels.de; Metrô U4 Rathaus Schöneberg ou U7 e U4 Bayrischer Platz. Ou pegue o ônibus 146 até Rathaus Schöneberg. Diárias de €12,50 em dormitórios de 8 a 12 camas, €21 em quartos de 3-4 camas, €23 em quarto duplo, €33 em quarto individual. Chuveiro e banheiro fora dos quartos. Lençóis e café da manhã buffet incluidos. Café e chá gratuitos, sala de TV e DVD. Lockers gratuitos. Sem lockout nem curfew e recepção 24 horas. Internet €1/10min ou €3/1h.

Meininger 12, Hallesches Ufer 30. Fone 66636100, email: welcome@meininger-hostels.de. Metrô U1 ou U15 até Möckernbrück. Diária de €13,50 em dormitório de 6-8 camas, €25 em quartos de 4-5 camas, €26 em 3 camas, €33 quarto duplo e €49 individual. Mesmo estilo do anterior, mas este tem banheiro e chuveiro em todos os quartos. Café da manhã buffet incluido. Lockers gratuitos, sala de TV e DVD. Sem lockout nem curfew, recepção 24 horas. Fica no Mitte, perto da Potsdamer Platz.

ABC, albergue independente. Rheins-berger Strasse, 78. Fone 44038222, email: abc.hotel@t-online.de. Metrô U8 direção "Wittenau" até Bernauer Strasse e siga os sinais para Rheinsberger Strasse. Diária de €13 a €19 em dormitório de 7 a 3 camas, €23 em quarto duplo com camas separadas ou king size, e de €26 a €46 para singles sem/com banheiro. Os dormitórios são na verdade pequenos apartamentos com banheiro e cozinha. Depósito de €10 para chave. Café da manhã €6 servido até 14h. TV a cabo em dorms e quartos. Lençóis incluídos. Albergue novo, limpo e bastante arejado. Staff atencioso. Fica em Berlim Oriental, praticamente ao lado de dois símbolos da cidade: um grande pedaço original do Muro e a famosa torre de TV. Interessante saber que na rua ao lado passava um famoso túnel clandestino que terminava na Berlim Ocidental. Aceita cartão de crédito, mas cobra taxa. Estadia mínima de duas noites.

Globetrotter Hostel Odyssee, albergue independente. Grüneberger Str. 23. Fone 29000081, email: odyssee@ globetrotterhostel.de. Pegue o metrô até a estação Ostbahnhof, depois o ônibus 240 ou 147 até a rua do albergue. Diária de €13 a €19 em dormitórios de 3-8 camas, €45 em duplo e €35 em single. Lençóis incluídos, café da manhã €3. Sem curfew. Tem bar e acesso à internet. De vez em quando rolam promoções e descontos.

Clubhouse Hostel, albergue independente Kalkscheunentrasse, 4-5. Fone 28097979, email: info@clubhouse-berlin. Diárias de €14 em dormitório de 12 camas, €15 em 5-7 camas, €20 em 3 camas. €23 em quarto duplo e €32 individual. Café da manhã buffet €3, lençóis €2. Popular entre os viajantes que vão a Berlim para aproveitar a vida noturna, este albergue fica num dos lugares mais agitados da cidade. Bem localizado também para as demais atrações.

Pegasus Hostel, albergue independente. Strasse der Pariser Kommune 35. Fone 2977360. hostel@ pegasushostel.de. Da estação Zoologischer Garten tome o S3, S5, S7 ou S9 até a Ostbanhof. Diárias de €15 a €19 em dormitórios de 5 a 3 camas, €23 por pessoa em quarto duplo e €30 em single. Pia dentro do quarto. Banheiro e ducha no corredor. Lençóis obrigatórios a €2,50. Café da manhã buffet €5,50. Cozinha e churrasqueira no jardim. Recepção 24 horas. Foi um antigo colégio judaico para meninas, construído em 1903 e localizado posteriormente no que foi Berlim Oriental.

Lettem'm Sleep, albergue independente. Lettestrasse 7. Fone 44733623, email: info@backpackers.de. Referência: U2 direção "Pankow" estação Eberswalderstrasse. Diária de €15/19 (baixa/alta temporada) em dormitórios de 3 a 6 camas com banheiro e chuveiro no corredor ou €24 por pessoa em quartos duplos com cozinha privativa e lençóis. Para os dorms, lençóis são opcionais por €2. Internet gratuita, recepção 24 horas, sem curfew ou lockout, café e chá gratuito, cozinha, mesa de ping-pong, quintal, sala de vídeo. A área comum é confortável mas alguns quartos são um pouco escuros. Para o locker é preciso ter seu próprio cadeado. Fica numa área repleta de cafés e bares na Berlim Oriental. Jeitão meio alternativo, ambiente e staff agradável. Não aceita cartão de crédito.

Circus Rosa Luxemburg, albergue independente. Rosa-Luxemburg-Straße 39-41. Fone 28391484, e-mail: booker@circus-berlin.de. Metrô: U2 Rosa Luxemburg Platz. O albergue fica em frente ao Volksbühne; você pode caminhar da Alexanderplatz, atravessando a Karl Lieb Knecht Straße. Recepção 24h. Diárias de €13/15 (baixa/alta temporada) em dormitórios de 6-8 camas, €16/18 em dorms de 4-5 camas, €18/20 em quartos de 3 camas, €21/24 em duplo e €28/32 em single. Café da manhã buffet a €3,50. Lençóis obrigatórios por €2. Banheiro e chuveiro no corredor. Prima pela limpeza. Internet disponível, €0,50 o minuto inicial e €0,07 para cada minuto subseqüente.

Circus Weinbergsweg, Weinber-gsweg, 1a. Mesmo telefone e email. Metrô U8 para Wittenau. Mesmos preços do anterior. A novidade aqui são os apartamentos estilo estúdio com cozinha, banheiro e terraço a €115/130 (baixa/alta temporada) permitindo até 4 pessoas e €65/€75 para duas. Oferece jantar a €4 e tem um bar no térreo. Fica num prédio de cinco andares e, apesar de estar numa área de vida noturna agitada, é silencioso. Os apartamentos no último andar oferecem uma vista bacana de Berlim.

Mitte's Backpacker Hostel, albergue independente. Chausseestraße 102. Fone 28390965, e-mail office@ backpacker.de. Saindo da estação de metrô Zinowitzerstraße, procure o número do albergue. Diária de €13/15 (baixa/alta temporada) em dormitórios de 20 camas, €15 a €21 em dorms de 8 a 3 pessoas, €22/23 em quarto duplo, €27/28 em duplo com chuveiro e banheiro e €29/30 em individual. Cozinha disponível, sem lockout nem curfew. Total de 60 camas. Recepção aberta 24h. Café da manhã por €3,75 mas disponível apenas para grupos. Lençóis por €2,50. Lockers gratuitos, internet €3/30min, €5/1h. Aluga bikes €10/dia. Conta com bar, organiza tours guiados em inglês e espanhol e oferece informações gerais sobre a cidade. O mais curioso é a decoração de cada quarto. No mesmo prédio funciona um clube cultural brasileiro, com reuniões, festas e capoeira.

Aletto, albergue independente. Grunewaldstr, 33. Fone 21003680, email: info@aletto.de. Metrô U4 Bayerischer Platz ou U7 Bayerischer Platz. Ou ônibus 164 até a parada Grunewaldstraße. Diária de €14 a €28 em dormitórios de 10 a 3 camas, €33 em quarto duplo e €48 individual. Café da manhã buffet incluído mais os lençóis e toalhas. Todos os quartos possuem chuveiro e banheiro e TV. Sem lockout nem curfew. Recepção 24 horas.

Jugendgästehaus Deutsche Schreberjugend, albergue independente. Franz-Künstler-Straße 10. Bairro de Kreuzberg. Fone 6151007. Metrô U6 ou U15 Hallesches Tor. Diária de €15/21 (baixa/alta) em quarto de 2 a 3 camas com café da manhã incluído, mas não os lençóis, que custam €3. Chuveiro e banheiro no corredor.

Jugendgästehaus am Zoo, albergue independente. Hardenbergstraße 9. Bairro de Charlottenburg. Fone 3129410. Atravesse os trilhos da estação do S-Bahn Zoologischer Garten, ande 5 ou 10 minutos na direção contrária ao Europa Center. Fica em frente à universidade técnica de Berlim (TU). Diárias de €18 em dormitórios com 4 camas, €22 em quarto duplo ou €24 por um single. Acima de 27 anos, €3 a mais. 85 camas. Lock-out 10h-14h. Tem bar e TV. A limpeza em geral deixa a desejar.

Die Fabrik, albergue independente. Schlesischestraße 18. Fone 6117116, e-mail: info@diefabrik.com. Saindo da estação U1 Schlesiches Tor à direita, você anda 5 minutos e está no albergue. São 110 camas. Diárias de €18 em dormitórios com 16 camas, €20 em quartos de 4 camas, €24,50 em quarto duplo, €36 individual. Banheiro e chuveiro no corredor. Café da manhã €6,50. Internet a partir de €0,50/5min. Situado dentro de uma fábrica desativada, mas bem limpo e organizado, com um quintal agradável. Recepção funciona 24h, mas check-in a partir das 16h. Muitos bares nas redondezas. Fica a 5 minutos da East Side Gallery.

Jugendgästehaus am Wannsee, albergue HI. Badeweg 1. Bairro de Zehlendorf (fora do centro, uns 15min de metrô). Fone 8032034, e-mail yh-wannsee@youth-hostel.de. Saindo do metrô S1 ou S7 Nikolasee, atravesse a ponte até Kronprinzessinnen, siga à esquerda e a primeira à direita. Diária de €18,50/22,60 (maior de 26 anos) em quartos de 4 camas. Café da manhã incluído. São 288 camas. Lockers no quarto. Sem curfew. Lock-out 9h-12h. Dispõe de lavanderia (€5 para lavar e secar), sinuca, sala de TV e ping-pong.

Jugendgästehaus Central, albergue independente. Nikolsburgerstraße 2-4, bairro de Wilmersdorf. Fone 8730188, e-mail: berlin@jugendgästehaus. central.de. Saindo do metrô U9 ou U1 Spichernstraße, pegue a rua Hohenzollerndamm à direita e dobre na primeira à esquerda. Diária de €19/22,45 (baixa/alta temporada) em dormitório com até 6 camas. €24,50/28 em quarto individual. Café da manhã buffet incluído. São 460 camas. Só aceita dinheiro. Lençóis €3,50. Banheiro apertado, chuveiro no corredor. Curfew às 24h, após, abre a cada 1 hora. Tem sala de TV e jantar disponível (€3), mas é preciso avisar antecipadamente.

Hotéis
Jugendhotel Haus Vier Jahres-zeiten, Bundesalee, 31a. Fone 8732014. Diária de €19 por pessoa em quarto com 3 camas, €21,50 em duplo e €24,50 em individual, com banheiro e café da manhã incluído. Vale a pena checar os preços nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro porque baixam consideravelmente. Hotel bastante simples, mas central.

Merkur, Torstrasse 156, fone 2829523. U5 até Rozenthalerplatz. Diárias de €36/52 (baixa/alta temporada) em quarto single só com pia e €46/78 com chuveiro; €59/80 em duplos com chuveiro e €70/96 em duplo com chuveiro e banheiro; €85/140 em quartos com 3 ou 4 camas. Café da manhã incluido. Hotelzinho simples, parece pensão, quartos pequenos, decoração com jeito meio careta, mas suficientemente confortável.

Loft in Berlin, Kienitzerstr, 98. Fone 62723073, email: office@loftinberlin.de. Tomar o U8 para Boddinstrasse, andar duas quadras até avistar a Kienitzerstrasse à direita. Diaria de €45 em quartos individuais, €50 em quarto duplo, €65 para 3 e €80 para 4. Café da manhã buffet €5.

Motel One, Prinzentstrasse 40. Fone 70079800, email: berlin-mitte@motel-one.com. Metrô até parada Moritzplatz. Diária de €49 em single, €55 em quarto duplo, €61 em quarto triplo. Café da manhã buffet a €5. Estilo hotel econômico desses que recebem bastante executivos e turistas japoneses. Limpo, silencioso, quartos confortáveis e equipados com TV, telefone e ar-condicionado. Recepção aberta das 6h-24h. O hóspede recebe uma chave com um código se quiser entrar mais tarde. Aceita cartão de crédito.

Berlin Plaza Hotel, Knesebeckstrasse, 63. Fone 884130, email: info@plazahotel .de. Diária de €80/150 em quarto individual, €105/180 para 2 e €131/206 para 3 pessoas, preços variam de acordo com tamanho do quarto e são mais baratos durante o fim-de-semana. Café da manhã buffet incluído. Todos os quartos possuem TV a cabo, telefone, frigobar e cofre. Aceita cartões de crédito.

Comfor Hotel, Kurfürstendamm, 17. Fone 889110, email: info@fruehling.com Diaria de €88/118 (baixa/alta temporada) em quarto individual, €115/148 em quarto duplo. Café da manhã buffet incluído. Parece meio barulhento porque fica no centro de Berlim. Mas os quartos são silenciosos e, apesar de pequenos, confortáveis.

Aluguel de apartamentos
Em Berlim pode ser uma boa idéia e está cada vez mais fácil encontrar apartamentos ou estúdios para alugar por pouco tempo: Freiraum Guesthouse, Wiener Str. 14. Fone 6182008, email: info@freiraum-berlin.com. Metrô U1 para Görlitzer Bahnhof. Oferece quartos, e há a possibilidade de alugar estúdios, que ficam no prédio em frente. Diárias de €20 por um quarto individual ou €36/50/60 por quartos para 2, 3 ou 4 pessoas. Os estúdios custam €47 para 2 pessoas, €63/72 para 3 e 4 pessoas. Parte do edifício foi renovada recentemente a partir de uma antiga fábrica do início do século 20. Dois quartos por andar com banheiro e chuveiro no corredor. Os estúdios possuem cozinha. Oferece serviço de reserva e locação de apartamentos em outros pontos da cidade para quem pretende ficar em Berlim por um mês ou mais. Para consultar outras possibilidades de locação de estudio para curta temporada, vale checar este site: www.ackselhaus.de.

Comes & Bebes
Os berlinenses têm orgulho da Berliner Weiße, cerveja misturada com xarope de framboesa. Não tenha vergonha de lambuzar os dedos comendo Curry Wurst, oficialmente o prato típico da cidade. É uma salsicha com muita mostarda. Lágrimas escorrerão e não serão apenas de felicidade. Você encontra nas bancas imbiss, dentro de quase todas as estações de metrô, trem e na rua também. Custa €1,50 a €3 dependendo do tamanho e do tipo da wurst que você pede. Muitos berlinenses pedem sem a pele. Para isso você precisa dizer: Darmlos. Outra opção imperdível são os restaurantes especializados em batatas. Você não vai acreditar no que eles são capazes de preparar. A influência turca está presente também na gastronomia de Berlim. O Döner Kebab, sanduíche de pão pita com carne de carneiro ou frango, ja é tão popular quanto as Wurst. Visitas aos supermercados podem reservar boas surpresas. Produtos acessíveis e uma variedade interminável de bebidas fazem a diferença quando o dinheiro está curto. Por isso, evite comprar comida em lojas que são ao mesmo tempo farmácia, locadora e laboratório fotográfico, pois os preços costumam ser maiores.

Uma boa opção é o Mensa, restaurante universitário da Humboldt Universität, aberto das 11h15-14h30. Os preços são realmente baixos, variando de €1 a €3, e você pode entrar com a carteira de estudante internacional. Outros locais interessantes são: Deponie n.3 é um bar na Georgenstraße 1-3, embaixo dos trilhos da estação de Friedrichstraße. É mais bar do que restaurante e na sexta e sábado tem música ao vivo, rock e blues, e sem couvert. Taba, Torstraße 164, na estação U8 Rosenthaler Platz, é um restaurante especializado em comida brasileira, do tipo mamãe-que-fez. Feijoada, frango a passarinho e mandioca são os pratos mais pedidos, e o preço varia entre €5 e €15. Música ao vivo na sexta e sábado. Klo, na Leibniz Straße esquina Pestalozzistraße, é um bar/cervejaria diferente, com opções também de comida. Klo, em alemão significa privada, e adivinhe onde você senta para tomar uma cerveja num copo pra lá de original.

Atrações
Berlim pode ser conhecida a pé. Para os dias chuvosos ou frios, uma idéia é pegar a linha 100 que sai do Zoologische Garten e passa pelos mais importantes pontos da cidade. Para caminhar, há 3 núcleos básicos, de onde você percorre mais de 30 atrações, sem precisar de ônibus. Basta ter fôlego.

Passeios a pé
Pariser Platz Metrôs S1, S25 e S2 Unter den Linden. O coração da cidade, sendo a divisa entre os lados oriental e ocidental. Até a 2ª Guerra Mundial era uma das áreas mais caras de Berlim. Saindo da estação, você vê o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor), o Memorial de Guerra Soviético, o Parlamento (Reichstag) e a rua Unter den Linden.

Alexanderplatz Metrôs U2, U5, S5, S3 e S7. Centro do lado oriental. Foi alvo dos bombardeios dos Aliados durante a 2ª Guerra Mundial. Depois de 1945 tornou-se a maior via de tráfego de Berlim. O espaço é aberto e você pode ver também o Weltzeituhr, relógio que mostra a hora nas mais importantes cidades do mundo, e o chafariz Brunnen der Völkerfreundschaft, que celebra a amizade entre os povos. E é onde fica também a Fernsehturm, aquela famosa torre de televisão que viria a se tornar um dos símbolos da RDA. Perto está a Rotes Rathaus, a prefeitura de Berlim.

Europa Center Fica nas proximidades da estação central de trem Zoologischer Garten. É na verdade um shopping center cuja maior atração é um relógio d'água de 13m de altura. A área fora, em volta do Europa Center, reúne turistas e berlinenses em geral no Weltkugelbrunnen (chafariz) para o happy hour, sendo um dos locais mais populares de Berlim. Na frente dele, fica um dos símbolos da cidade para os berlinenses, a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche.

Atrações básicas
Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo) Metrô S1, S25 e S2 Unter den Linden. O grande cartão-postal de Berlim, construído entre 1788 e 1791 por Carl Gotthard Langhans, e o único portão que restou de outros 14 que eram utilizados como entrada e saída da cidade. A escultura que você vê em cima é a Quadriga, ou Siegegöttin, rainha da vitória.

Reichstag É a sede do Parlamento alemão. Fica na Platz der Republik, ao lado do Portão de Brandemburgo. Entrada até 23h, gratuita. Sua construção acabou em 1894. Incendiado durante o Nazismo, foi reconstruído no final dos anos 90 e "empacotado" em 1995 por Christo, um artista revolucionário americano.

Fernsehturm (Torre da Televisão) Na Alexanderplatz. Aberta diariamente das 9h-1h de maio a outubro e das 10h-0h de novembro a fevereiro. Entrada €6,50. É a construção e o ponto mais alto da cidade, com 365 metros de altura. Foi um dos simbolos de maior orgulho da RDA. A construção foi concluída em 1969, sendo 70 metros mais alta que a Torre Eiffel. De cima, Berlim pode ser vista num raio de até 40km, num dia claro. Mais fascinante ainda talvez seja à noite. Entrada €6. Para os mais afortunados, há um restaurante giratório.

Unter den Linden A rua mais famosa de Berlim, com mais de 250 anos. Metrô S1, S25 e S2 Unter den Linden, ou ônibus 100. Saindo da estação, caminhe no sentido oposto ao portão de Brandemburgo, em direção ao lado oriental. Foi construída em 1647 para que servisse como ligação entre o castelo na cidade (Stadtschloß) e o parque Tiergarten, que ficava além dos muros de Berlim. Seguindo pela Unter den Linden, que corre de leste a oeste, você passa por outros prédios históricos, como a Deutsche Staatsoper. Em estilo rococó, o teatro lembra um templo coríntio, sendo um dos mais populares de Berlim. E possível visitar o local através de um tour guiado - em inglês ou em alemão - a €4. Ao seu lado está a Bebelplatz, o famoso local da queima dos livros pelos nazistas em 1933. À sua frente, está a Humboldt Universität. Construída entre 1748 e 1766, teve alunos ilustres como Marx, Planck, Einstein e os irmãos Grimm. Também perto da universidade (à esquerda) fica a Neue Wache, monumento construído em 1931 em homenagem aos heróis da 1ª Guerra Mundial, um memorial às vítimas do fascismo. Mais adiante está o Deutsches Historisches Museum, um dos principais museus sobre a História da Alemanha. Passando do Portão de Brandemburgo adiante, você pode seguir pela 17 Juni Strasser, que é a continuação da Unter den Linden, e chegar na Coluna da Vitória ou Siegesäule. Se, em vez deste caminho você tomar o rumo sul pela Ebertstrasse, vai passar pelo ainda em construção "Memorial to the Murdered Jews of Europe", memorial aos judeus mortos na Europa. Na seqüência, você encontra a Potsdamer Platz.

Siegesäule (Coluna da Vitória) Abre de seg/dom das 9h30-16h30 (verão até 17h30), entrada €1,20/0,60 (estudantes). Fica no meio da Großer Sterne, a rótula por onde circulam milhares de carros por dia. Existem 4 passagens subterrâneas para chegar até lá. A coluna tem quase 60m de altura e seu ponto mais alto ostenta a representação dourada de uma mulher. O monumento lembra a vitória prussiana sobre os franceses entre 1870-71 (o que resultou na unificação alemã), por isto ela olha em direção a França. São 285 degraus até o topo, oferecendo uma surpreendente vista do parque Tiergaten. A Siegesäule também é o ponto de partida/chegada da Love Parade, a maior festa tecno do planeta, que acontece no mês de julho, com cerca de 1 milhão de participantes.

Potsdamer Platz (Praça) Região conhecida antes da queda do Muro como terreno morto, ou terra de ninguém, por não pertencer a nenhum país. É onde se localiza o Centro Sony, um complexo de arquitetura moderna com shopping center, cafés e cinemas. O Centro abre de seg/sex das 9h-19h. Vista da área: na Kollhoff, há um elevador panorâmico por €3,50. Da Potsdamer Platz, seguindo a Stresemannstrasse e virando à esquerda na Niederkirchestrasse dá para ter uma boa idéia de por onde passava o muro dividindo a cidade. E é nessa mesma rua que vamos encontrar duas das principais atrações relacionadas à história alemã: O Museu CheckPoint Charlie e a Topografia do Terror.

Você que colou na escola
Albert Einstein
Considerado uma das mentes mais geniais do século 20, eleito o homem do século pela revista Time, este físico, nascido em 1879 na cidade de Ulm, é o responsável por quase tudo aquilo que você detestava em Física. Em 1915, apresentou a Teoria Geral da Relatividade, aquela que diz que E=mc², dando um novo enfoque dos fenômenos gravitacionais. Seis anos mais tarde, recebeu o Prêmio Nobel de Física. Por ser judeu, fez parte da leva de cientistas e pensadores alemães que precisou fugir do regime nazista, indo para os EUA, onde se radicou. Sua maior decepção foi a explosão da bomba atômica na 2ª Guerra Mundial, construída a partir de suas teorias.
Museum Haus am Checkpoint Charlie Friedrichstraße 43-44. Metrô U2 Stadtmitte ou U6 Kochstraße. Entrada €7,50/4,50 (estudante). Aberto das 9h-22h. O museu conta a história do muro de Berlim e as tentativas de fuga do lado soviético da cidade. Foram 5075 escapadas com sucesso e 239 mortes. Checkpoint Charlie era o ponto de passagem mais famoso entre os lados oriental e ocidental. Uma das atrações mais interessantes de Berlim, sendo hoje um exemplo na luta mundial pelos direitos humanos. Exibe filmes e documentários, contando também com biblioteca, café e pedaços originais do muro à venda.

Topographie des Terrors (Topografia do Terror) Niederkirchnerstraße esquina Wilhelmstraße. Ônibus 341, 129 ou 248. De metrô, linhas U6 Kochstraße ou U2 Potsdamer Straße. A entrada é gratuita. Aberto todos os dias das 10h-18h. Era o local onde ficava o escritório central da Gestapo e da SS, documentando os crimes nazistas. Planos de genocídio, perseguição e morte de judeus foram arquitetados neste local.

Berliner Mauer (Muro de Berlim) A maior atração da cidade não existe mais, para alegria (da maioria) dos berlinenses e do resto do mundo. Construído em 13 de agosto de 1961, o muro separou um mesmo povo em duas diferentes e distintas cidades: de um lado, socialista e de outro, capitalista. Berlim ocidental era praticamente uma ilha dentro da República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental. Talvez um dos momentos mais significativos do século 20 tenha sido sua queda, 28 anos mais tarde, em 9 de novembro de 1989. Alguns pedaços do muro foram preservados, podendo ser encontrados pela cidade em vários locais: na Potsdamer Platz, dentro do Europa Center, no Ckeckpoint Charlie, perto da estação U1 Warschauerstraße (maior trecho, uma verdadeira galeria a céu aberto) e dentro do cemitério Sophien Friedhof (abre das 8h-18h), entre a NordBanhoff e a Ostbanhoff na Bernauerstresse (onde agora tem um centro de documentação, ver mais adiante), bem onde se enxerga a famosa torre de televisão. E também na rua Nierderkirschnerstrasse. Não se surpreenda caso encontre outro pedaço de muro perdido por Berlim. Em algumas ruas, há uma linha de paralelepípedos vermelhos, indicando onde a cidade era dividida.

Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, Breitscheidplatz. Esta igreja, construída em 1895, é o símbolo mais conhecido de Berlim ocidental. Foi severamente bombardeada em 22 de novembro de 1943, e sua ruína manteve-se preservada. Um campanário de 53m de altura e com 6 sinos foi construído ao seu lado. Entrada gratuita com exposição sobre a história da igreja. Abre diariamente das 9h-19h.

Rotes Rathaus (Prefeitura) metrô U2 ou U5 até Alexanderplatz ou ônibus 100 ou 200. Foi construída entre os anos de 1861 e 69 no estilo Renascentista. Não é permitida a entrada. O nome "Rotes Rathaus" vem exatamente da cor, vermelha. Significa "Prefeitura Vermelha", remetendo ao comunismo. Bastante atingido durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi reconstruído entre 1951 e 58 e, a partir daí, tornou-se a casa das autoridades de Berlim Oriental, enquanto a prefeitura de Berlim Ocidental passou para o distrito de Schöneberg. Depois de reunificação a prefeitura voltou para seu lugar original.

Praças e quarteirões
Nikolaiviertel Atrás da Prefeitura. Nas margens do rio Spree, este quarteirão é a parte mais velha da cidade. Parece que o tempo parou ali. A construção foi fiel às primeiras casas e um fim de tarde tomando uma Berliner Weiße faz você voltar ao passado. Foi ali que Berlim começou. Antes da Segunda Guerra Mundial esse bairro se caracterizava por ruas estreitas, lojas de artesanato, pequenos jardins. Muitos artistas moraram ali. Durante a Segunda Guerra Mundial, quase todo o bairro foi destruído e somente começou a ser recuperado entre 1981 e 87 (sob a supervisão do arquiteto Günter Stahn) por ocasião dos 750 anos de Berlim. Nikolaikirche é a mais antiga construção de Berlim e a maior do quarteirão. Abre de ter/dom das 10h-18h. No passado uma igreja, hoje é um museu de arte medieval. Entrada €2,50/1,50 (estudante), quartas grátis.

Gendarmenmarkt Metrô U6 Französischestraße. Saindo da estação, pegue a Friedrischstraße até a Taubenstraße. Esta praça é composta por 3 prédios em estilo clássico: a Casa de Concertos e duas catedrais idênticas, que foram construídas em homenagem à amizade entre Alemanha e França. A Konzerthaus (Casa de Concertos) antigamente conhecida como Schauspielerhaus, foi reconstruída após a 2ª Guerra Mundial e tem este nome desde 1984. É o prédio mais importante da praça, por sua imponência e beleza. Französische Dom (Catedral Francesa) Construída entre 1701 e 1705, foi a principal igreja da comunidade protestante francesa (Huguenot). O Museu dos Huguenot fica dentro da catedral. Abre diariamente das 9h-19h. Entrada na torre €2/1,50 (estudante), de seg/sáb das 12h-17h, domingos 11h-17h, fecha segundas. O sino a cada hora toca uma melodia diferente. Deutsche Dom (Catedral Alemã) apesar do nome, é um museu com a exposição permanente "Questões da História Alemã", espalhada pelos seus 3 primeiros andares. Abre de set/maio terças das 10h-22h (até as 19h entre junho e agosto) e de qua/dom de 10h-18h. Tour guiado às 11h e às 13h.

Museus
Deutsches Historisches Museum Unter den Linden 2, S-Bahn até Hackescher Market, U até Französische Straße ou ônibus 100, 157, 200 ou 348 até Staatsoper. Fone 203040. Entrada €2. Aberto das 10h-18h diariamente. Audioguia por €2. Até o fechamento deste guia, a reabertura do museu estava prevista para 2004, prevendo mudanças e novidades. A exposição permanente é a saga alemã desde a pré-historia ao surgimento do nazismo. Documentos, fotos e manuscritos de personagens ilustres da historia germânica fazem parte da coleção do museu.

Dokumentationszentrum Berliner Mauer (Centro de Documentação do Muro de Berlim) Bernauer Strasse 111. Metrô U8 para Bernauer Strasse ou S1 para Nordbanhoff. Fone 4641030. Aberto de qua/dom de 10h-17h. Entrada gratuita. O centro faz parte da Berlin Wall Association e apresenta material em alemão e inglês (muito mais alemão do que inglês) sobre a história do muro e o impacto que ele causou na vida política e social dos cidadãos de Berlim. Fotos e vídeos históricos retratam a separação de famílias e amigos, a censura e repressão aos jornalistas que reportavam a construção do muro, fugas de guardas e de gente comum. Vale conferir o material que representa o ponto de vista a partir da RDA e a propaganda política forçada. O museu fica em frente a um grande pedaço original do muro. Perto há um Memorial ao Muro de Berlim, mas não tem tanta graça quanto o Muro de verdade ao longo da rua.

Jüdisches Museum (Museu Judaico) Lindenstraße 9-14, Berlin-Mitte. Abre às segundas de 9h-22h e de ter/dom de 10h-20h. Entrada €5/2,50 (estudante). Localizado num prédio de arquitetura arrojada, no formato de uma estrela de Davi aberta, este museu retrata a historia dos judeus alemães, reunindo fotos, documentos, obras de arte, pinturas oriundas de sinagogas e outros objetos. Foi inaugurado em 2001 e o responsável pelo design curioso e original foi o arquiteto Daniel Libeskind's.

Ägyptisches Museum (Museu Egípcio) Schloßstraße 70. De ter/dom de 10h-18h. Entrada €6/3 (estudante). Você pode pegar o mesmo ônibus que vai para o castelo de Charlottenburg. O museu ocupa hoje o que um dia foi parte do castelo. Expõe o único busto da rainha Nefertiti existente.

Neue National Galerie Potsdamer Straße 50. Aberto de ter/sex das 10h-18h, quinta 10h-22h, sab/dom de 11h-18h. Entrada €6/3 (estudante). Exposição de obras do século 20, com destaque para os impressionistas alemães.

Haus der Kultur der Welt (Casa da Cultura do Mundo) John-Foster-Dulles-Allee 10. Pegue o ônibus 100 no Zoologischer Garten e desça na frente deste prédio que lembra uma ostra gigante, utilizado em exposições de diferentes culturas.

Museuminsel (Complexo de Museus) Ônibus 100, descer na frente da Berliner Dom. A área é na verdade uma ilha do rio Spree no centro da cidade com cinco museus - um dos maiores complexos da Europa. São cinco prédios distintos com uma arquitetura inspirada nos templos gregos, por isso chamada de "A Atenas do Spree". O complexo de museus nessa ilha esta em constante renovação. Entrada de todos os museus de Museuminsel sai por €6/3 (estudante). O primeiro domingo de cada mês é gratuito. Pergamonmuseum Bode-straße 1-3. Aberto ter/qua e sexta/dom das 10h-18h, quinta até 22h. O prédio é dividido em três diferentes museus: Coleção de antigüidades, com o altar da cidade de Pergamon (séc. 2 a.C.) na Turquia, o portão do mercado de Mileto (séc. 2 d.C.), esculturas gregas, romanas e mosaicos. Museu da Ásia Menor, com o portão de Ishtar da Babilônia, fachada de tijolos do templo da deusa Innana em Uruk (cultura suméria) e relevos do palácio de Assumersipal II em Kulchu (séc. 8 a.C.). Museus de arte islâmica, com a fachada do castelo de Mhatta, paredes decoradas de uma casa em Aleppo (Síria) e pinturas. Altes Museum, entrada pelo Lustgarten. Aberto de ter/dom das 10h-18h, quinta até as 22h. Construção em estilo romântico clássico. Abriga por hora coleções da Alte National Galerie, pinturas do século 19. Alte National Galerie, entrada pela Bodestraße 1-3. De ter/dom de 10h-18h, quintas até 22h. Uma das maiores coleções de pintura da Alemanha. Obras de Feuerbach e Menzel, além de Manet, Degas e Coubert. Neues Museum fica atrás do Altes Museus e próximo da National Galerie. Fechado até 2008. Bodemuseum é um museu egípcio, com uma coleção de papiros, artes bizantina e cristã, além de pintura dos séc. 13 a 18. Fechado até 2005.

Igrejas e templos religiosos
Berliner Dom (Catedral de Berlim) Unter den Linden. Ao lado do Altes Museum. Construída em 1904 para ser a principal igreja dos protestantes prussianos em Berlim, abriga também uma cripta com 95 tumbas da família real Hohenzollern. Entrada €2,50/4 (incluindo visita à cúpula). Aberto diariamente 9h-20h (no verão até 22h). Missa em inglês aos domingos às 10h. Entrada para a cripta e cúpula €5,10/3,10 (estudante).

Mariekirche Unter den Linden É a segunda construção sacra mais antiga da cidade. Iniciada em 1270, apresenta em seu interior o afresco Totentanz - Dança da morte - de 2m de altura e 22,6m de comprimento referente à peste negra do séc. 15.

Neue Sinagoge Oranienburger Straße 39. Aberta das 10h-20h, ter/qui das 10h-18h, e sexta das 10h-17h nos meses de maio a agosto. De setembro a abril abre de dom/qui de 10h-18h e sexta das 10h-14h, fechando nos feriados judaicos. Entrada €3. Incendiada pelos nazistas na famosa Noite de Cristal (9 de novembro de 1938) e totalmente destruída durante a 2ª Guerra Mundial, no local foram reunidos 500 mil judeus antes de serem deportados aos campos de concentração. Hoje mantém-se protegida pela polícia. À tarde, quando o sol bate na cúpula dourada, a sinagoga mostra toda a sua beleza.

Castelos
Schloß Charlottenburg Spandauer Damm. Pegue o ônibus 109 que vai para o aeroporto de Tegel e desça ao lado do castelo. Aberto de ter/sex das 10h-18h, sáb/dom 11h-18h. Entrada €8/5 (estudante). Era a residência de verão da rainha Sophie Charlotte. Hoje, além da beleza do interior, uma rica coleção de porcelanas pode ser visitada em uma das salas. Outro destaque é o Schloßpark, um dos maiores parques de Berlim, nos fundos do castelo. Veja os 24 bustos de mármore de imperadores romanos e suas esposas datados de 1663. Tem horários diferentes: Para o castelo: ter/sex das 9h-17h, sáb/dom 10h-17h. Belvedere abr/out de ter/dom de 10h-17h, nov/mar de ter/sex das 12h-16h e sáb/dom das 12h-17h. Mausoleum de ter/dom de 10h-12h e de 13h-17h. O parque de 6h-20h (verão até 21h).

Schloß Bellevue Residência do presidente alemão. Fica na Bellevueufer, na margem do rio Spree, dentro do parque Tiergarten. A bandeira hasteada no centro do prédio significa que o presidente está em casa.

Parques
Tiergarten A maior área verde no centro da cidade. Não estranhe se no verão algumas pessoas estiverem curtindo o sol do meio-dia de uma forma mais natural, entende?!

Zoo and Aquarium Budapester Straße. Aberto diariamente das 9h-18h30. Aquário até 18h, €14/7 (estudante). A entrada principal é o famoso portão dos elefantes, mas você também pode entrar pela lateral, na frente da estação de mesmo nome (Zoologischer Garten). O zoológico apresenta mais de 14 mil espécies, dispersas numa área de 35 hectares. O aquário exibe peixes, répteis e insetos de todas as partes do mundo, com mais de 700 espécies diferentes.

Outros
Story of Berlin, Kufürstendamm, 207-208. Fone 88720100. Aberto diariamente das 10h-20h (última entrada às 18h). Entrada €9,30/7,50 (estudante). Museu multimidia que conta 800 anos de historia de Berlim. Fotos, apresentação de vídeos, slides, reportagens, cenários, computadores interativos, música. A visita termina num abrigo nuclear original.

Beate Uhse Erotik-Museum Kantstraße esquina Joachimstaler Straße. Fica entre o famoso Café Kanzler e a estação Zoologische Garten (Bahnhof Zoo). Entrada €5. Abre diariamente das 9h-24h. São cinco andares dedicados à história do sexo. No térreo, um sex-shop oferece tudo o que existe para satisfazer dos puritanos aos mais sádicos.

Compras
Para barganhas, a dica é garimpar nas lojas. Você pode ter boas surpresas. Fique também atento ao período das liquidações de verão (SSV) - Sommerschlußverkauf e de inverno (WSV) - Winterschlußverkauf. Para os mais alternativos, Berlim tem várias lojas de roupas usadas (Second Hand Store). Locais mais em conta são os da Rathaus Steglitz (metrô U9 ou S1), de Alt-Tegel (metrô U6) e Wilmersdorfer Straße (metrô U7). Lojas mundialmente conhecidas como Hard Rock Café, Harley Davidson, Warner Bros e Planet Hollywood também têm filiais. A KDW (Kaufhaus des Westens) na Tauentzienstraße 21-24 é a maior loja de departamentos da Alemanha. Muito cara, mas tem de tudo. Também a Kaufhof na Alexanderplatz 9 é outra das grandes lojas de departamento da Alemanha, com um grande departamento de eletro-eletrônicos. A Kurfürstendamm é uma das ruas mais famosas e também careiras de Berlim. Gratuito é caminhar olhando os telhados das casas que são um show à parte. Não perca aos sábados e domingos o Flohmarkt (mercado das pulgas) na estação de S-Bahn Tiergarten. Trödelmark na Praça John-F-Kennedy, estação Rathaus Schöneberg é outro mercado de pulgas que também oferece algumas surpresas aos sabados e domingos das 9h-16h. Livros: Berlin Story, Unter den Linden 10, das 10h-19h. Livros relacionados à historia de Berlim também em inglês.

Arredores
Potsdam é a capital do estado de Brandemburgo. Durma em Berlim e fique um dia nesta cidade, que foi refúgio de verão da família real Hohenzollern. Saindo de Berlim, pegue a linha de metrô S7, até Potsdamer Stadt. Faça um piquenique no parque de Sanssouci e visite o castelo de mesmo nome, a maior atração de Potsdam, e um dos mais belos do país. Conheça também o quarteirão com arquitetura tipicamente holandesa.

Campo de Concentração de Sachsenhausen. Tomar o S-Bahn 1 até Oranienburg (não confundir com a estação de metrô Oranienburg). Leva cerca de 45 minutos. De lá o ônibus 804 até parada Gedenkstätte. Sem o ônibus se chega caminhando por cerca de 20 minutos: saindo da Gedenkstätte vire à direita na Stralsunder Strasse, depois à direita na Bernauer, esquerda na Strasse der Einheit e logo à direita na Strasse der Nationen. Aberto de ter/dom de 8h30-16h30. Este campo de concentração fica nos arredores de Berlim, em Oranienburg, e foi prisão para cidadãos vindos de 18 nações diferentes. A construção iniciou-se em 1936 e começou a funcionar como prisão política para os oponentes do regime nazista, a maioria deles comunistas. Logo vieram os homossexuais e, a partir de 1938 - após a Noite dos Cristais - chegaram os judeus. Somente a primeira leva de judeus contava 6 mil berlinenses. Estima-se que 200 mil prisioneiros morreram aqui, incluindo soldados soviéticos. Como se não bastasse, Sachsenhausen era também local de treinamento para guardas que seguiriam para outros campos de concentração na Europa. O local funciona como museu, exibindo a história do campo com fotos e textos dentro das cabanas. Nem todas, no entanto, são originais e apenas algumas delas apresentam textos e audioguia em inglês além do alemão.

Walking tours (passeios organizados a pé)
The Original Berlin Walks (inglês). Vários tipos de tour: Terceiro Reich, Judeus em Berlim, Campo de Concentração de Sachsenhausen, Potsdam, entre outros. De abril a outubro há dois por dia e de novembro a março uma saída diariamente. Parte em frente à estação Zoo. Bilhetes entre €10/15, dependendo do tour. Desconto para quem tem o Welcome Card e para menores de 25 anos. Não está incluído o preço de eventual transporte publico. Insider Tour, popular entre aqueles que se interessam em explorar o Comunismo e a RDA e os aspectos relacionados à Revolução Comunista. Bilhetes por €12/10 (estudantes). Outros tours também são interessantes como o Berlin by night que explora a Berlim dos anos 20, quando artistas de toda a Europa vieram morar ali: €10/8 (estudantes).

Munique

Munique (München em alemão, Munich em inglês) é a cidade mais popular da Alemanha depois de Berlim. Capital do estado da Baviera desde 1503, com 1,3 milhão de habitantes, é a terra da maior Oktoberfest do mundo - que não começa em outubro. Famosa por suas cervejarias, jardins e óperas, é também sede da BMW e da Siemens. Estilos arquitetônicos misturam-se na cidade: do barroco ao gótico, do neoclássico ao pós-moderno.


Informações
Código de acesso 089
Centros de Informações Em 4 lugares da cidade: no lado de fora da estação principal de trem (Hauptbahnhof), de seg/sáb, das 9h-20h e aos domingos das 10h-18h; reserva hotéis por €3 e vende mapas por €0,30. Na Marienplatz, praça central, de seg/sex, das 10h-20h e aos sábados até 16h. No aeroporto, de seg/sex das 10h-21h, sáb/dom das 12h-20h. E o Jugendinformationszentrum (Escritório de Informações), na Paul Heyze Strasse 22, de seg/sex das 12h-17h, até 20h nas quintas. Ideal para jovens, com revistas de programação, mapas, internet gratuita e informações sobre estudo, trabalho, etc.

Neste locais você encontra o cartão de descontos Munich Welcome Card (€6,50 para 1 dia, €15,50 para 3 dias), que reduz a entrada das atrações em até 50% e garante passe livre no transporte público da cidade. As revistas mensais In München e Kunstpark Magazin, gratuitas em inglês, oferecem dicas de cinema, shows, lojas, festas e danceterias. De grande utilidade também é a revistinha Young People's Guide com informações enfocando o público jovem, custa €0,80. Outra revista de programação é a bimestral Munich Found, um pouco mais cara, €4.

Em Munique há um escritório do Euraide, como em Berlim, bastante útil. Aberto de 7h45-12h45 e de 14h-16h30 ao lado da plataforma 11. Oferece informação turística, mapas, reservas de trem, ônibus, tours e valida Eurailpasses.
Internet Vários cyber, entre eles o tradicional Easyeverything, Bahnhofplatz 1, em frente à Hauptbanhof. Aberto diariamante de 7h30-23h45. Preço depende de quantas pessoas estiverem na loja, variando entre €0,80 a €2. Quanto menos gente, mais barato. Conexão boa.

Na cidade
Orientação
Munique tem dois pontos de referência: a estação de trem Hauptbahnhof e a praça Marienplatz. Pode-se ir de um a outro seguindo uma linha reta, passando pelas ruas Schützenstraße e Neuhauser com continuação pela Kaufingerstraße. A Marienplatz é o ponto de partida para explorar as atrações que estão em sua maioria pelas redondezas.

Chegando e saindo
O aeroporto Franz-Josef Strauss Flughafen fica a 28km da cidade, ligado pelos S-Bahn S1 e S8 que saem a cada 20 minutos da estação central (Hauptbahnhof). Custam €8 e Eurailpass é válidos. As passagens podem ser compradas perto da plataforma 26, no escritório do Touring ou nas máquinas da estação. Não esqueça de validar nas máquinas que carimbam antes da plataforma. Também existe um ônibus da Lufthansa que parte da Hauptbanhof para os terminais A e D a cada 20 minutos de 6h25 a 21h45. O percurso leva 45 minutos e custa €9. Taxis devem custar cerca de €50. Também no aeroporto de Munique existem saídas diárias da Easyjet para Londres (aeroporto London Stansted).

É em Hauptbahnhof que chega quem vem de trem. Munique, geograficamente bem localizada no continente, é um importante ponto de parada de trens europeus que vão ao norte, sul, leste e oeste da Europa. Na principal estação de trem você encontra informação em inglês sobre trens, horários e preços no DB Centre no saguão, aberto de 6h-22h30. Também na estação central, há lockers a €1-2, dependendo do tamanho, e porta-bagagens (Gepäckaufbewahrung), aberto de 6h-22h a €2,05 por 24h. No subsolo há duchas (McClean) por €7 pra quem está precisando de um banho já.

O escritório do Touring (fone 88989513) da plataforma 26 na Haupbanhoff vende passagens de ônibus Eurolines. Linha Munique-Paris (€56), Budapeste (€41), Barcelona (€100), Londres (€75), Praga (€27), Roma (€87).

Circulando
Munique tem uma boa linha de metrô (U-Bahn), trens de superfície (S-Bahn), bondes (Straßenbahn) e ônibus. Ticket para uma simples viagem sai por €2, para um dia €4,50 e para uma semana €9,50 (isacard), servindo todos os transportes. Nos ônibus e trams os tickets simples podem ser comprados do condutor. Atenção: multa para quem não tiver o bilhete em €40. Em Munique é fácil usar o transporte sem pagar porque não tem roleta nem barreira, mas sempre rola fiscalização. Táxis na cidade são os Mercedes e BMW cor de creme e começam cobrando €2,60 seguido de €1,45 por quilômetro. Circular de bicicleta pode ser uma boa. Aluguel na Fahrradverleih, na estação de trem perto da plataforma 32. Aberto somente de maio a outubro, €3/hora, €14/dia, €43/semana. Depósito de €50 e passaporte.

Acomodação
Os albergues HI aceitam somente menores de 27 anos e ficam um pouco longe do centro, sendo necessário algum meio de transporte para chegar até eles. Os independentes ficam a 5 minutos da estação - e não têm restrição de idade. Hotéis baratos são facilmente encontrados nas ruas ao redor da estação principal. A área não é das mais bonitas, principalmente à noite, mas os hotéis são limpos e confiáveis. Munique também é dessas cidades onde os preços das acomodações variam bastante, dependendo de três fatores: temporada, demanda e Oktoberfest. Para esta última é quase impossível encontrar acomodação se não for feita reserva com semanas ou até meses de antecedência. Nesse caso, os albergues independentes ao redor da estação podem sempre arranjar um jeitinho de encontrar uma vaga. Poucas opções de hotéis perto da área mais turística, a Marienplatz.

"The Tent" Jugendlager Kapuziner-hölzl, albergue independente. In den Kirschen 30. Fone 1414300. Para chegar pegue tram 17 até Botanischer Garten e siga a pé até Franz-Schrank-Straße. Aberto de meados de junho a setembro. Você dorme no chão em cima de um isolante térmico, em uma grande barraca com café modesto. Pelo menos é barato, €7. Você também pode dormir numa cama, diária a €18. Capacidade para 300 pessoas num ambiente muito galera.

Euro Youth Hotel, albergue independente. Senefelderstraße, 5. Fone 5990880, e-mail: info@euro-youth-hotel.de. Saia da estação pelo hall central, pegue à direita e entre na rua da Pizzaria Ca'doro. Tem 194 camas. Diária de €15 em dorms com 18 camas, €18 em quartos de 3-4 camas, €24 para o duplo, €32 o triplo e €45 o single, sendo esses dois últimos com chuveiro e café da manhã. Para os quartos, os lençóis estão incluídos, mas não o café da manhã (€4,90, buffet). Sem lock-out nem curfew. Prédio recém reformado, possui 20 camas. Recepção 24h, dispõe de lavanderia, salas de TV e bar. Check-in às 15h, mas pode deixar a mochila antes. Lockers gratuitos, internet €1/30min. Recepção simpática, lugar bastante popular entre mochileiros, principalmente na Oktoberfest.

4 You München, albergue independente. Hirtenstraße 18. Fone 5521660, e-mail: info@the4you.de. Saindo da estação à esquerda, é a segunda rua à esquerda, cinco minutos de caminhada. É dividido em hostel e guesthouse. Diária de €16,50/17,50 (maiores de 27 anos) em dorms de 12 camas, €19/20 em dorms de 8 camas, €19,50/20,50 em 6 camas, €21/22 em 3 camas, €24/26 em quarto duplo e €33,50/35 em quarto individual. Banheiro e chuveiro no corredor. Durante a Oktoberfest os preços aumentam em €3. O andar de baixo funciona como guesthouse, onde os quartos simples, possuem banheiro, chuveiro e telefone. Os preços vão de €43,50/78 (Oktoberfest) em quarto individual, €68,50/105 quarto duplo e €92/128,50 o triplo. Tem 160 camas no hostel e 28 no hotel. Recepção 24h. Café da manhã tipo buffet por €4,35.

International Hostel Easy Palace, albergue independente, Mozartstrasse 4. Fone 5587970. Diária de €16,90 a €19,90 em dormitórios de 8 a 5 camas, €25 em quarto duplo, €29 em individual. Com exceção de alguns, há chuveiro e banheiro nos quartos e dormitórios. Lençóis incluídos. Café da manhã disponível a €4,90. Oferece almoço a igual valor e janta a €6,90. Lockers gratuitos. Internet a €1/15min. É o albergue mais novo de Munique, situado onde anteriormente funcionava um hotel. Amplo, limpo e perto do parque onde acontece a Oktoberfest. Bom lugar para encontrar viajantes. Quem fica no albergue tem desconto na pizzaria ao lado. Recepção 24 horas, sem lockout nem curfew.

Jaegerhostel, Senefelderstraße 3. Fone 555282. Diárias de €17,50 em dormitório de 10 camas, e quartos de €32 a €49 de triplo a individual. Café da manhã regulado a €4,90, mas incluído na diária dos quartos, que são satisfatórios, ao contrário dos dorms, no subsulo. Na real não é dos lugares mais recomendáveis.

Jugendgästehaus München, albergue HI. Miesingstraße 4. Fone 7236550. Para chegar metrô U1 até Sendlinger Tor, descer e pegar o U3 até a estação Thalkirchen. Diária de €19,30 em dorms de 15 camas, €20,80 em quartos de 4 camas e €22 em quarto duplo. Possui 352 camas. Inclui café da manhã e lençóis. Tem sala de jogos, TV e sinuca.

Jugendherberge München, albergue HI. Wendl-Dietrich-Straße 20. Fone 131156, e-mail: jhmuenchen @djh-bayern.de. Metrô U1 parada Rotkreutzplatz ou tram 12. Diária de €21/22,50 (baixa/alta temporada) em quartos de 2 a 6 camas, café da manhã incluído. Tem 385 camas. Almoço ou jantar custam €4,50 cada. Dispõe de sala de jogos, sala de TV e aluga bicicletas.

Jugendhotel Mariensherberge, Casa das Irmãs Ursulinen, local só para meninas e menores de 26 anos. Goethestraße 9. Fone 550805. Saindo da estação pela lateral direita, vá direto à rua, fica logo após o Hotel Maritim. Diária de €22 em quarto de 6 camas, €25 em quarto de 2-3 camas, €30 em quarto individual, incluído café da manhã e lençóis. Tem 100 camas. Curfew 24h. Banheiro e chuveiro no corredor. Dispõe de lavanderia (€1,50), sala de TV, cozinha e para as mais devotas uma pequena capela. Recepção funciona das 8h-24h e o curfew também é às 24h.

Haus International Elisabethstraße 87. Fone 120060, email: info@haus-international.de. Metrô U2 parada Hohenzollernplatz, ou tram 27. Diária de €23 a €26 em quarto de 5 a 3 camas, €26/36 para duplo (sem/com banheiro e chuveiro), €30/46 para single (sem/com banheiro e chuveiro). Café da manhã incluído, dispondo também de bar, sala de TV e disco.

CVJM Jugendgästehaus (YMCA) Landwehrstraße 13. Fone 5521410, e-mail: info@cvjm-muenchen.org. Saindo da estação pelo hall central, pegue à direita na rua Schillerstrasse, siga até a terceira rua e dobre à esquerda. Diária de €25 em quarto de 3 camas, €26,80 em quarto duplo e €32 para single, com café da manhã incluído. Tem 87 camas. Maiores de 26 anos, mais €3. Durante a Oktoberfest há um acréscimo de €10. Lockers no quarto, banheiro e chuveiro no corredor. A recepção funciona das 8h-0h30, quando bate o curfew. O albergue dispõe de sala comunitária e bar. Foi reformado e está com um aspecto bastante limpo e arejado, diferente da rua onde se encontra.

Pensões
Pension Augsburg, Schillerstrasse, 18. Fone 597673. Perto da Hauptbanhoff. Diária de €25/31 em quarto individual sem/com ducha, €38/48 por um duplo, €56/66 para triplo, €60/78 em duplos/triplos com chuveiro e banheiro. Ainda assim, quem toma banho no chuveiro compartido tem que pagar €2. Café da manhã €4,50. Pensão gerenciada pela própria dona da casa. Quartos simples, mas confortáveis. É um dos raros lugares que aumenta pouco o preço durante a Oktoberfest: €2,50.

Pension Westfalia, Mozartstrasse, 23. Fone 530377, pension-westfalia@t-online.de. Tome o metrô U3 até Goethplatz, saia pela Mozartstrasse, a pensão fica no fim da rua, de frente para o parque onde acontece a Oktoberfest. Diárias de €35-40/50-55 em quarto individual sem/com chuveiro e banheiro, €50-55/65-75 em duplo sem/com chuveiro e banheiro e €65/€85-90 em triplo sem/com banheiro e chuveiro. A maior parte dos quartos possui TV e telefone. Café da manhã completo incluído. Pequena surpresa em Munique, essa casa do século 19 fica em uma área tranqüila da cidade (com exceção de época da Oktober). Confortável, decoração simples e charmosa, dono simpático, fala inglês. Preços podem variar durante a tradicional festa.

Hotéis
Hotel Helvetia, Schillerstrasse 6. Fone 5906850, email: info@hotel-helvetia.de. Perto da Hauptbanhoff. Diária de €30/40 (junho-agosto) em quarto individual e de €40/70 para duplo, sem/com ducha e conforme a época do ano. Café da manhã incluído. Hotel bem simples, corredores com jeitão de hospital, quartos básicos e limpos. Chuveiros funcionam somente das 5h-22h e os boxes são um pouco apertados. Internet gratuita. Preços sobem até 25% durante a Oktoberfest.

Hotel Am Markt, Heilggeiststraße 6, Fone 225014, email: hotel-am-markt.muenchen@t-online.de. Metrô Marienplatz. Diária de €38/66 em quarto individual sem/com chuveiro, €68/87 em quarto duplo com chuveiro, café da manhã simples incluído. Pequeno hotel, parece uma casa antiga no centro de Munique. Os quartos são todos diferentes, alguns pequenos e escuros, e a manutenção do local deixa um pouco a desejar. O simpático dono, o senhor Harald Herrler, mantém as fotos de antigos hóspedes na sala. A localização é perfeita. Bom para quem não pretende passar muito tempo dentro do hotel.

Hotel Modern, Schillerstrasse, 16. Fone 1893790, email: info@hotel-modern.de. Perto da Hauptbanhoff. Diárias de €65/125 (alta temporada) em quarto individual, €75/140 em duplo. Todos com banheira, frigobar, TV, telefone e secador de cabelo. Os quartos são pequenos e limpos. Café da manhã incluido.

Hotel Conrad, Schillerstrsse 10. Fone 545560, email: reservierung@conrad-hotel.de. Saindo pela entrada principal da Hauptbanhoff, a rua do hotel fica à direita. Diaria de €89 em quarto individual, €112 em duplo. Café da manhã buffet incluído. Quartos bem equipados e amplos. Preços da Oktoberfest aumentam mais de 100%.

Hotel Schlicker, Tall, 8. Fone 2428870, email: schlicker-munich@t-online.de Diária de €78 a €105 em quartos individuais, €105 a €165 em duplos, variando de acordo com o tamanho. Todos possuem TV, frigobar, telefone e modem. O edifício foi residência de uma família bávara que, em 1897, o transformou em um hotel. Quartos amplos, com exceção dos mais baratos. Decoração sem grandes atrativos, o melhor do lugar é mesmo a localização, praticamente ao lado da Marienplatz.

Mercure Accor, Senefedelstrasse 9, fone 551320, email: h0878@accor-hotels.com. Saindo pela lateral esquerda da Hauptbanhof, atravesse a Bayerstrasse, que faz esquina com a rua do hotel. Diárias em quarto individual de €89/147 e €109/196 em quarto duplo. Café da manhã buffet €13. Um desses hotéis "econômicos" para executivos.

Comes & Bebes
Você não pode sair de Munique sem ter passado por um Biergarten, uma verdadeira instituição da Baviera, onde a bier (cerveja) é geralmente produzida no próprio local. Nas tardes de verão parece que a cidade vai se esvaziando na proporção em que estes bares vão enchendo. Você encontra pratos típicos, acompanhados sempre por um generoso copo de cerveja (na verdade quase um barril). Destacam-se pela tradição: Hofbräuhaus na rua Platzl 9 com preços altos e freqüentado basicamente por turistas (mesmo assim, dê uma olhada nos copos de bronze concedidos aos freqüentadores locais mais assíduos); o Augustiner Bräustuben, na Landsbergerstr 19, com mais nativos e mais barato; o Löwenbräukeller, na rua Nymphen-burgerstr, perto da estação de U-Bahn Stiglmaierplatz, oferece cerveja direto da fábrica por €2,50, comidas típicas a partir de €5.

Atrações
Marienplatz Metrôs S1-S8, U3, U6 e ônibus 52, parada do mesmo nome. Célebre praça considerada o centro da cidade desde sua fundação, em 1158. Lá está a Rathaus, o imponente prédio da prefeitura em estilo neogótico, que abre de seg/sex das 9h-16h. Às 11h, hordas de turistas esperam pela dança do Glockenspiel, na torre de 85m com 32 bonequinhos encenando as batalhas e as danças sobre a história de Munique. De maio/out às 12h e 17h. Para subir na torre, €1,50.

Englisher Garten Metrôs U3 e U6 Universität ou tram 17 ou ônibus 53, parada Nationalmuseum / Haus der Kunst. Bom local para dar uma caminhada. E, de longe, o parque mais popular de Munique. Tem um Biergarten ao lado do lago, onde, no verão, as pessoas costumam tomar banho de sol. Atenção, meninas (e meninos), o topless é comum, e tem até quem vá além.

Nymphenburger Schloß Tram 17 ou bus 41. Aberto diariamente das 9h-18h (abr/out) e 10h-16h (out/mar), fecha segundas. Entrada €3,50/2,50 (estudante). Palácio barroco, foi residência de verão dos antigos reis da Baviera. Destaque para o prédio Amalienburg em estilo rococó que servia para guardar objetos de caça.

Igrejas
Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) Frauenplatz 1 Metrô S1-S8, U3, U6 ou ônibus 52, parada Marienplatz. Tram 19, parada Theatinerstraße. Esta igreja, com suas torres gêmeas de 98 metros de altura, é o símbolo de Munique. A primeira construção data de 1271. Durante a segunda guerra mundial parte dela foi destruída. As famosas cúpulas verdes, porém, permaneceram intactas. Originais, elas datam de 1525 e oferecem uma vista impressionante de Munique rodeada pelas montanhas. Entrada gratuita. Para subir na torre €3,50/1,50 (estudante), entre abr/out das 10h-17h. Lá está o túmulo do rei Ludwig I.

Michaelskirche Neuhauserstraße 52. Igreja barroca, construída por jesuítas em 1597. Pode-se visitar a cripta com os túmulos da realeza da Baviera, onde está enterrado o rei Ludwig II. Aberta de 10h-13h e 15h-16h45 de seg/sex, sábados 10h-15h, entrada €1.

Peterskirche Rindermarkt 1. Metrôs S1-S8, U3, U6 ou ônibus 52, parada Marienplatz. Aberta de seg/sáb das 9h-18h, €1,50. Construída em 1158, esta igreja foi incendiada no século 14 e bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial. A reconstrução durou 10 anos, de 1946 a 1956. Suba os 306 degraus da torre para ver Munique com os picos nevados ao fundo. Aberta diariamente de 7h-19h, quartas até às 12h. Para subir na torre, €1,50.

Museus e Galerias
O Tageskarte é um passe de museu válido por 2 dias, nos quais você pode visitar a Alte Pynakothek, a Neue Pynakothek, a Pinakothek der Modern e a Schack Galerie. Custa €12/7 (estudante).

Deutsches Museum (Museu de Ciência e Tecnologia) Tram 18, parada Deutsches Museum. Metrôs S1-S8 ou tram 17, parada Isartor. Aberto diariamente das 9h-17h, Entrada €7,50/3 (estudantes). Quartas, quando há exibição noturna, é mais barato depois das 16h, €3. Um dos maiores museus da Alemanha, com mais de 10km de corredores em 45 mil metros quadrados de área, com 46 divisões. Abordando navegação, aviação, astronomia e outros assuntos afins, apresenta modelos reais de carros e aviões e é o maior museu desse gênero no mundo. Quem quiser visitar tudo vai precisar de pelo menos dois dias. Estão la invenções de todo tipo, algumas fabricadas pela Siemens outras pela Mercedes-Benz e toda aquela parafernália que é muito mais fácil (e divertido) de entender vendo num museu do que na escola. Disponível também tour guiado em inglês gratuitamente, horários a checar na recepção.

Antikensammlungen (Coleção de Antigüidades Gregas e Romanas) Königsplatz 1. Metrô U2 ou U8 Königsplatz. Temporariamente fechado para renovação. É um prédio de 1838, mas seu conteúdo é bem mais antigo: obras gregas e romanas, vasos, potes, amuletos em cerâmica, bronze e prata. A coleção deste museu pertencia a Ludwig I, que sonhva em transformar Munique em uma segunda Atenas.

Glyptothek Königsplatz 3. Aberto das 10h-17h, quintas até às 20h, fecha segundas. Arte grega e romana incluindo várias esculturas de suas respectivas culturas. Foi construido por Ludwig I para guardar tudo que ele surrupiou em outros lugares. Hoje, é a maior coleção desse tipo de arte na Alemanha. Entrada €3/2 (estudantes) em combinação com Antikensammlungen, onde domingo a entrada é gratuita.

Stadtmuseum (Museu Municipal) St. Jakobs Platz 1. Metrôs S1-S8 parada Marienplatz ou ônibus 52 ou 56 parada Blumenstraße. Aberto de ter/dom das 10h-18h, entrada €2,50/1,50 (estudante). História e cultura de Munique, com armas, esculturas, instrumentos musicais e moedas. Eventuais exposições sobre arte popular são apresentadas aqui e uma maquete de madeira mostra Munique em 1572. No térreo os Dançarinos Moris (Moriskentanzer), 10 figuras em madeira de 60 centímetros cada, estão entre um dos melhores exemplos de arte gótica na Alemanha.

Lenbachhaus (Museu/Galeria) Luisenstraße 33. U2 Königsolatz. Aberto diariamente das 10h-18h, exceto segundas, entrada €6/3 (estudante). Com exposições de pinturas dos séculos 19 e 20 de pintores locais da escola Blaue Reiter e outros como Kandinsky e Klee.

Residenz Museum Max-Josef-Platz 3 U3-6 parada Odeonsplatz ou tram 19 Nationaltheater. Aberto de ter/dom das 10h-16h30. Entrada €5/4 (estudantes). Castelo construído entre os séculos 16 e 19 em estilo renascentista, foi residência da família Wittelsbach até 1918. O que se vê hoje é o local restaurado depois de sua quase completa destruição durante a Segunda Guerra Mundial. Dentro, 100 salas abrigam a coleção de arte egípcia, moedas e a câmara de tesouros da dinastia Wittelsbach. Entrada combinada para ver também a Sala dos Tesouros €8,50/7,50 (estudantes).

Alte Pinakothek (Pinacoteca Antiga) Barer Straße 27. Metrô U2 Königsplatz. Tram 27, parada Pinakothek. Entrada €5/3,50 (estudante). Abre das 10h-17h, terças até 20h, fechado segundas. Está entre as maiores coleções de pintura do mundo: são 900 obras nessa que é uma das pinacotecas mais importantes da Europa. Apresentando obras de mestres europeus dos séculos 14 ao 18, como Rembrandt, Rubens, Van Dyck, Rafael (com sua Sagrada Familia), Da Vinci e Dürer (com seu Auto-Retrato, de 1500). Giotto, Botticelli também estão lá.

Neue Pinakothek (Pinacoteca Nova) Barer Straße 29. Metrô U2 Königsplatz. Tram 27, parada Pinakothek. Abre das 10h-17h, quartas até 20h, fechado terças. Entrada €5/3,50 (estudante), domingos é gratuito. Obras de pintores pós-impressionistas do século 19 e algumas esculturas. Entre os destaques, Monet, Manet, Van Gogh e Gustav Klimt.

Pinakothek der Modern, Barer Straße 29, metrô para Odeonsplatz. Abre de ter/dom de 10h-17h. Quinta e sexta até às 20h. Entrada €9/5 (estudantes). Gratuito aos domingos. Vale a pena entrar em um tour guiado (inglês), que acontece às quintas-feiras a cada meia hora entre 16h e 19h. Inaugurado em 2002 apresenta uma das coleções de arte moderna mais importantes na Alemanha e pode-se dizer que é o equivalente à Tate Gallery em Londres. Dividida em quatro setores, a Pinakothek der Modern apresenta artes visuais, artesanato, arquitetura e artes gráficas: Staatsgalerie Moderner Kunst, Galeria de Arte Moderna; Die Neue Sammlung, Museu de Design e Artesanato; Architekturmuseum der Technischen Universität, Museu da Universidade de Arquitetura; e, finalmente, o Staatliche Grapische Sammlung, que constitui o Museu de Artes Gráficas. Não é pouca coisa o que você vai encontrar. E um dia é muito pouco. Entre alguns dos destaques estão Picasso, Francis Bacon, Andy Warhol, Bauhaus, além de desenhos e gráficos de Leonardo da Vinci até artistas contemporâneos. Também expostos fotografias, desenhos e modelos relacionados à arquitetura alemã.

BMW Museum Pautelring 130. Metrô U3 Olympia Zentrum. Aberto diariamente das 9h-17h, entrada €3/2 (estudante). Para os apaixonados pelos carros da marca, exposição em filmes e slides da história da fábrica com os veículos produzidos no passado e projeções para o futuro.

Festa
Oktoberfest Acontece no parque Theresienwiese e para chegar la é preciso tomar o metrô U3 ou U6 até Gotheplatz ou U4 ou U5 até Theresienwiese. A Oktoberfest começou como uma festa para celebrar o casamento do príncipe Ludwig I (avô do Ludwig II que construiu Schloß Neuschwanstein) e Theresie. Dai vem o nome do parque onde ela acontece. Hoje, é a maior festa folclórica da Alemanha e, apesar do nome, começa no fim de setembro, tomando o inicio do mês de outubro.

A cerveja, fabricada em Munique, é servida de 10h-22h30 e os alemães parecem beber durante essas mais de 12 horas seguidas sem parar. A maioria vai vestida com os trajes típicos, principalmente durante os finais de semana, quando os primeiros canecos começam a ser servidos um pouco mais cedo: às 9h da manhã. Um caneco de 1 litro custa cerca €6, barato para os padrões do local. E só bebe quem estiver sentado ao redor das mesas dentro das barracas onde se serve a bebida.

Por isso mesmo, entre na brincadeira, esprema-se entre os alemães, fale alto, diga Prost! e não se levante até terminar seu copo, servido por uma bela moça vestida de tirolesa. Ou você corre o risco de perder seu lugar. Para os mais corajosos, um parque de diversões fica aberto até as 22h e para os glutões, a Oktoberfest é o paraíso: todos os tipos de salsicha que você não sabia que existiam dão o tempero da festa.

Tours
Mike's Bike Tour, Hochbrückenstr. Fone 543988. Oferece tour em bicicleta de mar/ set, de 4 (€22) a 7 horas (€33), ponto de encontro em frente à antiga Rathaus, na Marienplatz. Munich Walk Tours, sai da frente da Neue Rathaus, em inglês, dura cerca de 1 hora e o seu ponto forte é o tour Hitler's Munich. Custa de €8 a €20, dependendo do assunto e duração.

Compras
A cidade é bem servida com lojas de souvenirs - difícil é você achar um lugar onde não vendem as famosas canecas de cerveja. Ao redor da Marienplatz, principalmente na Kaufingerstrasse, estão as grandes lojas de departamento alemãs, como a Kaufhoff. Também é nessa região que acontece o famoso Christkindlmarkt - a feira de Natal - em dezembro. Essa é uma boa ocasião para participar de outro evento popular e provar o Gluehwein, o vinho quente alemão. Ou como chamamos no Brasil, o quentão.

Arredores
Campo de Concentração de Dachau Próximo a Munique, Dachau foi a primeira cidade alemã a ter um campo de concentração. Para chegar, pegue o S2 até a estação Dachau, depois o bus 722 até a porta do Memorial. Abre das 9h-17h, menos segundas. Entrada gratuita. Já na entrada, a mentira: "Arbeit Macht Frei" ("O trabalho liberta"). Entre judeus, militantes políticos e outras minorias, mais de 200 mil foram encarcerados, dos quais 31.951, oficialmente, morreram ali. Outros milhares foram transferidos, tendo o mesmo fim em diversos campos de concentração que viriam a ser construídos pela Europa. Desde 1965 é um símbolo em memória às vítimas do nazismo, funcionando como um importante museu, repleto de fotos, filmes e documentos. Caminhe pelos sombrios espaços abertos onde ficavam os dormitórios, veja o expressivo memorial e também os insanos forno e crematório. Amargo e imperdível - deve ser visitado.

Schloß Neuschwanstein (Novo Cisne de Pedra) Aberto de abr/set das 9h-18h, out/mar das 10h-16h. A entrada deve ser comprada na vila embaixo do castelo, €8. Fica próximo à cidade de Füssen, e inspirou o Castelo da Cinderela, na Disney. Saindo de Munique pela estação Hauptbahnhof (o primeiro trem direto parte às 8h51), você chega em Füssen 2 horas mais tarde. Só a viagem de ida já vale o passeio. De lá, pegue o ônibus sentido Hohenschwangau. Planeje sua volta a Munique contando um bom tempo para visitar este castelo. Sua construção foi desejo de Ludwig II. Durou 17 anos e não foi concluída desde que foi interrompida na ocasião de sua misteriosa morte. Ludwig, no entanto, viveu aqui durante certos meses entre 1884 e 1886. Foi conhecido como um rei pacifista que vivia num mundo de sonho à parte (basta olhar a construção e você entende), gastando o dinheiro da coroa na construção de castelos. Por fim, acabou considerado insano por aqueles que o rodeavam. Foi encontrado morto, afogado em um pequeno lago, junto com seu médico. Vá visitar Neuschwanstein com paciência de sobra porque quase sempre tem fila para entrar. Há tours especiais para deficientes físicos.

Colônia

Colônia, também chamada de Köln (alemão) ou Cologne (inglês), significa mais de dois mil anos de história, ainda nos tempos dos romanos. Conhecida por sua catedral gótica - a mais popular da Alemanha e uma das mais famosas da Europa - a cidade fica às margens do rio Reno e é uma das maiores da região de Nordrhein-Westphalen (Renânia do Norte-Vestfália) com 1 milhão de habitantes. Além da catedral, Colônia orgulha-se do seu carnaval e das noites agitadas. Vale experimentar a Kölsch, cerveja produzida na cidade.


Informações
Código de acesso 0221
Centros de Informação Cologne Tourist Office na Unter Fettenhennen 19, em frente à Dom (catedral). Você consegue mapas da cidade e pode fazer reserva de hotel (€2,50). Aberto das 8h-22h30, domingos e feriados das 9h- 22h30. A revista Live é gratuita e dá dicas de cinema, teatro, shows e locais para sair à noite, mas é em alemão.
Internet Internet Café, no 3o andar da Galeria Kaufhof. Saindo da estação pela Hohe Straße, número 41-43, €1,50/30min.

Na cidade
A imponente catedral é o ponto de referência da cidade e ao seu redor estão as atrações. Além disto, a rua Hohestraße concentra o movimento com inúmeras lojas. Colônia tem uma posição estratégica para quem viaja de trem. A estação fica ao lado da catedral, com destinos nacionais (Berlim, Dresden, Bonn, etc.) e internacionais (Paris, Bruxelas e Amsterdam). Ônibus saem/chegam da rodoviária que fica entre o Reno e a estação de trem. Transporte público, sem necessidade.

Acomodação
Jugendherberge Köln-Deutz, albergue HI. Siegerstraße 5A. Fone 814711, e-mail: jh-deutz@t-online.de. Fica do outro lado do Reno, atravessando a ponte Hohenzollern Brücke à esquerda. Diária €17 incluindo café e lençóis, €20 para maiores de 27 anos. Tem 340 camas. Curfew 1h da madrugada. Lockers de graça no quarto. Banheiro no corredor, chuveiros no subsolo. O albergue tem lavanderia (€1), TV, ping-pong e jukebox.

Backpacker's Hostel, albergue independente. Marzellenstr. 44-48. Fone 9125301, e-mail: station@hostel-cologne.de. Saindo da estação central em linha reta, dobre à direita na rua do albergue. Tem 59 camas em 16 quartos. Diária €15/5-6 camas, €16,50/4 camas, €18/3 camas, €40/quarto duplo e €27/quarto individual. Lençóis custam €1,50 (obrigatório alugar na primeira noite). Sem curfew, lockers gratuitos (€5 de depósito). Dispõe de internet (€0,50 para se conectar mais €0,05 por min), lavanderia (de €0,50 a €2) e cozinha liberada. Café da manhã entre €1,20 e €2,50. Aluguel de bicicletas €7 por dia.

Comes & Bebes
Os lanches (Imbiss) custam em média €2,50. Mas a barbada é um pão com queijo e outras coisas por cima por €1,50 que você acha nas imediações da estação central. À noite, a dica são os locais ao redor da praça Rudolf Platz, com bares e restaurantes bastante freqüentados por jovens.

Atrações
Dom (Catedral de Colônia) Se alguém ainda não viu, fica ao lado da estação de trem. Entrada gratuita, aberto das 9h-17h. É a construção mais alta da cidade com 144m de altura. Atrás do altar, está uma imensa urna com as relíquias sagradas dos Três Reis Magos trazidas em 1146. Confira os vitrais e tapetes pendurados nas paredes. Subir na torre custa €2/1,50 (estudante). Um tour de 45 minutos pela catedral custa €5. Estudantes pagam meia, entre 10h30-14h30. Classificação: imperdível.

Você que colou na escola
Ludwig van Beethoven
Um dos maiores compositores alemães (junto com Bach). Nasceu em Bonn, distante de Colônia 34km. Começou a estudar música por imposição do pai. Em 1792, com 22 anos, foi estudar em Viena, tendo aulas com mestres como Haydn e Salieri, quando começou a fazer sucesso. Marco em sua biografia é a surdez, que daria os primeiros sinais em torno de seus 30 anos. Pensa em suicídio, mas a música fala mais alto. Influenciado inicialmente por Mozart (observado no estilo de sua Primeira Sinfonia), impôs seu estilo trágico e melancólico característico do Romantismo e mais adiante interiorizado e de alta complexidade (Nona Sinfonia), marcando sua genialidade. Morreu sem ouvir boa parte de suas obras finais.
Wallraf-Richartz Museum / Museum Ludwig Ao lado da catedral. Entrada €5,80/3,30 (estudante). Abre terças das 10h-20h, qua/sex das 10h-18h e finais de semana das 11h-18h. São dois museus: o primeiro com a maior coleção de obras medievais da Escola de Colônia, pinturas de 1300 a 1900 e esculturas dos séc. 19 e 20. O segundo abriga pinturas, esculturas e cerâmicas do século 20, com destaque para Picasso.

Römisch-Germanisches Museum & Diözesan Museum Roncalli Platz. Também ao lado da catedral, na parte oposta à estação. Entrada €4,30/2,70 (estudante). Aberto das 10h-17h, fecha segundas. São dois museus distintos. O arqueológico exibe a cultura romana - destaque para o mosaico de Dionísio. O museu diocesano, mostra trabalhos medievais em pintura, além de obras mais recentes com temas religiosos.

Kölnisches Stadtmuseum (Museu Municipal) Entrada €4,20/2,60 (estudante). Aberto das 10h-17h, fecha segundas. Para você melhor se localizar, é o prédio com janelas vermelhas e brancas. História e cultura de Colônia, incluindo um centro de documentação nazista.

Zoologischer Garten Köln Riehler Straße 173. Tram 15 ou 16, ou ônibus 134. Aberto diariamente no verão das 9h-18h. No inverno das até 17h. Entrada €15/12 (estudante). Nos 20 hectares do Zoo, encontra-se o aquário que funciona das 9h30-18h.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário