Quem sou eu

Minha foto
Sou um simples dentista que desde 2000 viajo pela Europa. Nao me pergunte o porque de so Europa. Fui uma vez, duas e se nao me engano já fui 10 vezes, oque me da certa liberdade para tentar ajudar quem está indo pela primeira vez ou está indo de novo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ITÁLIA

Talvez com nenhum outro país europeu tenhamos nós, brasileiros, uma relação tão intensa como com a Itália.

Da gastronomia à religião, do tipo gesticulador e escandaloso à elegância e ao charme da moda internacional, dos personagens das novelas de TV à histórica rivalidade do futebol (Paolo Rossi é um nome que ainda está em nossos caderninhos...), a Itália é um país que definitivamente merece ser visitado - e não nos deixará impassíveis.

Será inevitável comparar: ou por que se come melhor a própria comida italiana em São Paulo ou o trânsito de Roma é pior que o do Rio, ou o mafioso sul do país é tão perigoso quanto qualquer cidade brasileira.

Opiniões à parte, existe um encanto exclusivo ao território italiano: Veneza é única no planeta (apesar de toda cidade com alguns canais ser chamada de Veneza do norte, Veneza do sul, etc.); Florença é uma fonte de arte, cultura e arquitetura e Roma é uma aula de história viva.

Na verdade, cada região têm uma riqueza absoluta e nada é mais oportuno do que viajar exclusivamente para a Itália, passando um tempo em cada canto com a mesma energia e vivacidade que, brasileiros nos desculpem, ninguém têm como os italianos.


Que País é esse
Nome: República Italiana (Repubblica Italiana, italiano; Italy, inglês)
Sistema/Forma de governo: República Parlamentarista
Nacionalidade: Italiana; (Italian, inglês)
Capital: Roma (Rome, inglês)
Idioma: Italiano (Italian, inglês)
Moeda: Euro

Você que colou em...
Geografia
Área: 301.287km² (um pouco maior que o Rio Grande do Sul).
População: 56,7 milhões de habitantes.
Fronteiras: Áustria e Suíça (N), França (NO), Mar Mediterrâneo (S e O), Mar Adriático (L), Eslovênia (NE).
Clima: Temperado oceânico; verão muito quente no sul e inverno muito frio no norte, com influência alpina.
Relevo: Montanhoso ao norte, com a Cordilheira dos Alpes e os montes Apeninos ao longo de toda a Península; vulcões no sul (Etna, Vesúvio e Stromboli) e duas grandes ilhas, Sicília e Sardenha.
Ponto mais alto: Mont Blanc, com 4807m.
Grupos étnicos: Predominantemente italianos (com pequenas colônias de origem alemã, francesa e eslovena, ao norte, e albanesa e grega ao sul). Religiões: Católica 98%, outras 2%.

Economia
Desde a 2ª Guerra Mundial, a economia italiana converteu-se de agrícola a industrial, com uma produtividade atual comparável à França e à Inglaterra. Entretanto, ainda pode-se dividir sua base em um norte industrial e desenvolvido e um sul agrário e menos tecnológico.

História
Durante muito tempo Roma foi uma cidade-estado, até dominar a região onde se encontrava e os pequenos Estados vizinhos. Segundo a tradição, Roma foi fundada em 753 a.C. Nesta época, os habitantes da península itálica eram os gauleses ao norte, os etruscos e os italiotas ao centro, e os gregos no sul. A República Romana foi instaurada em 509 a.C, durando quase 500 anos e passando por várias mudanças ao longo deste período.

No ano de 46 a.C Caio Júlio César derrota as tropas de Pompeu e se torna o chefe supremo do mundo romano. Mesmo tendo governado por pouco tempo - foi assassinado em 44 a.C por um grupo de senadores - foi ele quem de fato criou as bases para o que viria a ser o vasto Império Romano. Em 31 a.C Otávio (sobrinho-neto de César) torna-se o chefe único e soberano do Estado Romano. Com ele nasce o maior Império que já houve no mundo, abrangendo boa parte da Europa, e estendendo-se até a Ásia e o norte da África.

A decadência do Império Romano inicia em 378 d.C, com a vitória dos Visigodos na região de Andrinopla. A partir de então, o Império passa a ser invadido com frequência por diversos povos - os tais "bárbaros" - até chegar ao seu fim em 476 d.C, data considerada por muitos como o fim da história romana e o começo da Idade Média. Em 800 d.C, o rei franco Carlos Magno é coroado imperador romano pelo papa. Entre os séculos 12 e 13 importantes cidades-estado, como Milão, Pisa, Gênova e Florença são criadas.

Ainda no século 13 surge a máfia na Sicília. O período entre 1500 e 1600 marca o Renascimento italiano, movimento cultural caracterizado pelo Humanismo nas artes e o desenvolvimento da burguesia na economia. Dotado de uma visão crítica, científica e filosófica do mundo, esta explosão artística influenciaria as idéias de toda a Europa. O novo Estado nasce em 1861. O processo é completado com a anexação de Veneza e dos Estados Pontifícios.

A Itália adere aos Aliados durante a 1ª Guerra Mundial e vê o crescimento do fascismo. Em 1922, Benito Mussolini assume o governo, estatizando empresas, instituíndo um único partido e proibindo greves, aliando-se a Hitler na 2ª Guerra Mundial. Na década de 40, a República é instaurada. Em 1957 é um dos países fundadores do Mercado Comum Europeu (MCE). A instabilidade política marca a década de 70, incluindo atentados terroristas de esquerda e direita.

Escândalos e acusações de tráfico de influência e corrupção devastam o país. A Operação Mãos Limpas é iniciada nos anos 90 com o objetivo de punir mafiosos. Já no século 21, o magnata das comunicações e ex-presidente do FC Milan, Silvio Berlusconi, é escolhido para governar o país.

Mesmo indo contra a vontade popular, Berlusconi apóia em 2003 a invasão anglo-americana no Iraque, enviando, após a queda de Saddam Hussein, tropas militares para o país árabe.

Em novembro do mesmo ano um atentado mata mais de dez militares italianos na cidade de Nassyria, no sul do Iraque. Em 2004 a pressão popular contra a guerra aumenta, com manifestações pedindo o retorno dos soldados italianos para casa.

Para o viajante
A Itália é marcada por um grande contraste entre a região norte, fortemente industrializada, e o sul, agrícola e mais pobre. Seu território é dominado por montanhas - Alpes e os Apeninos - com uma única grande planície, no vale do rio Pó, e as ilhas da Sícilia e da Sardenha, no Mar Mediterrâneo. Durante o Renascimento, tornou-se um centro artístico, científico e cultural, com Giotto, Leonardo da Vinci, Michelangelo e outros expoentes.

A rica história aliada à beleza da paisagem e ao seu extenso litoral, transforma o país num dos principais pontos turísticos do planeta. O patrimônio de Roma, a grandiosidade do Vaticano, o charme de Veneza, a vibração de Nápoles, o cosmopolitismo de Milão, o encanto de Florença e todas as tipicídades de sua região, a Toscana, enfim... qualquer cidade e região italiana pode surpreender, seja com magníficos museus, ruas elegantes ou um povo exagerado.

Informações
Visto Não é necessário para permanência de até 3 meses.
DDI 0039
Feriados Ano Novo, 6 de janeiro, Páscoa, 25 de abril (Dia da Libertação), 1º de maio, 15 de agosto (Assunção), 1º de novembro, 8 de dezembro (Imaculada Conceição) e Natal.
Horários Variam conforme as cidades. Genericamente, as lojas abrem das 8h30/9h30-12h30 e das 15h30/16h-19h/19h30. Sim, com uma longa pausa para o almoço. Os bancos funcionam das 8h30-13h30 e das 14h-15h/16h, alguns eventualmente das 16h-22h.
Informações Os nomes dos centros de informações turísticas variam conforme a região. Os mais comuns são: APT (Azienda di Promozione Turística), EPT (Ente Provinciale per il Turismo), IAT (Informazioni e Assistenza ai Turisti) e AAST (Azienda Autonoma di Soggiorno e Turismo). Os dois primeiros costumam oferecer informações da região, enquanto os últimos trabalham mais localmente. Geralmente há um CI na estação de trem ou muito próximo a ela, a maioria disponibilizando mapas (pianta della città), lista de hotéis e dicas das principais atrações. Não há grandes diferenças de serviços entre cidades, exceto que no norte os centros são mais organizados e é mais fácil de encontrar o staff falando inglês.
Telefones de Emergência Polícia (Carabinieri) 112, Ambulância 118, Bombeiros 115.

Língua
Até mesmo os brasileiros que só falam português irão se sentir à vontade na Itália. Em pouco tempo entende-se o sentido de muitas frases, não só pela semelhança entre as duas línguas como também pela grande comunicabilidade do povo. Arranhar o inglês ou espanhol pode ajudar, apesar de o italiano falar bem mesmo só o italiano. Quanto mais ao sul você for, mais improvável será se comunicar em outro idioma.

O italiano também tem vários dialetos, o que pode complicar se você estudou o idioma no Brasil ou está acostumado a ouvir sua nonna. De qualquer maneira, faz parte da experiência de um viajante na Itália, especialmente a nós, brasileiros, tentar falar o italiano, ainda que todo nosso vocabulário seja literalmente macarrônico.

Dicionário
A língua italiana não é tão similar com a nossa quanto a espanhola, mas ainda é mais fácil de "pegar as palavras" do que qualquer outro idioma estrangeiro. Importante é que você se esforce para falar, e os italianos vão ajudá-lo neste sentido. De resto, fale alto e gesticule, e já é meio caminho andado...

Falo mal mas sou educado
Oi/Tchau - Ciao
Bom dia - Buon giorno!
Boa noite - Buona sera!
Por Favor - Per favore
Obrigado - Grazie!
Desculpe/Com licença - Mi scusi

Sobrevivência
Sim - Si
Não - No
Socorro - Aiuto!
Quanto custa? - Quanto costa?
Onde fica...? - Dove é...?
Você fala inglês? - Parla inglese?
Caro - caro
Barato - Buon mercato

Contando...
Um - Uno
Dois - Due
Três - Tre
Quatro - Quattro
Cinco - Cinque
Seis - Sei
Sete - Sette
Oito - Otto
Nove - Nove
Dez - Dieci
Coisas e Lugares
Aeroporto - Aeroporto
Água - Acqua
Albergue - Ostello per la gioventù
Banheiro - Sala da bagno/gabinetto
Bebida - Bevanda
Cerveja - Birra
Comida - Cibo
Correio - Posta
Dinheiro - Denaro/soldi
Estação - Stazione
Hospital - Ospedale
Hotel - Albergo
Ônibus - Autobus
Praça - Piazza
Restaurante - Ristorante
Rodoviária - Terminale degli autobus
Trem - Treno

A Semana
Segunda - Lunedì
Terça - Martedì
Quarta - Mercoledì
Quinta - Giovedì
Sexta - Venerdì
Sábado - Sabato
Domingo - Domenica

Segurança
O norte é mais tranqüilo que o sul. Fique especialmente atento em Roma e Nápoles. Olho vivo no transporte público, principalmente em ônibus lotados. Não raro, mulheres com crianças no colo passam a mão em bolsas e carteiras. Atenção garotas: os italianos (homens) não são exatamente perigosos, mas podem ser chatos; você, que ainda é brasileira, dando papo, eles não perdoam...

Dinheiro
Moeda A lira foi substituída pelo euro.
Câmbio Você encontra casas de câmbio nas estações e aeroportos, mas é bom ter um pouco de euro no bolso para evitar problemas com horários. A cotação em banco é boa, mas suas taxas ou comissões podem ser elevadas. Já em estações de trem ou aeroportos, o valor cambial pode ser mais baixo, e geralmente não há comissão, o que pode ser mais interessante no final das contas.
Custos O norte do país é bem caro, especialmente cidades turísticas como Veneza e Florença; Roma, no centro, também não é das mais baratas. Na verdade, a Itália nem sempre é mais acessível que outros países europeus como se costuma imaginar. O sul, no entanto, pode ser uma festa, com os preços caindo drasticamente, no contraste proporcional às diferenças econômicas encontradas no país. Seus gastos podem variar de 30 (sul) a 40 (norte) euros/dia.

Comunicação
Telefone Há telefones de moeda e cartão, a maioria aceitando apenas este último, e alguns outros, especialmente em aeroportos, funcionando também com cartões de crédito. Os cartões telefônicos não são por unidade, mas por valores, e podem ser comprados em bancas, tabacarias ou em máquinas no escritório da Telecom. Já os telefones de moeda aceitam €0,05, €0,10 e €0,25. Para ligar de outro país para a Itália, deve-se discar 39 e o código de área da cidade (sem cortar o zero e o número desejado). Mesmo em ligações de uma cidade para outra deve-se manter o zero do código de área. Para ligações gratuitas em telefones públicos, precisa-se depositar um mínimo de €0,10. Para o Brasil a cobrar, disque 800-172-211.
Correio um selo de cartão postal ao Brasil custa €0,70.
Internet Mais comum em cyber cafés com o valor da hora de acesso oscilando entre €5 e €8.

Viajando
As grandes cidades italianas têm aeroportos com vôos domésticos e internacionais. Para percorrer o território italiano, nada como o trem. As cidades costumam ser próximas umas das outras, e todas com estações. O trem mais rápido é o EuroStar, onde você obrigatoriamente precisa fazer reservas e pagar um suplemento. Na seqüência de velocidade vem o Intercity (IC) e por fim os regionais, fazendo muitas paradas. Nas estações, os horários ficam disponíveis em um grande painel, além de folhetos impressos. Os trens são normalmente pontuais e razoávelmente confortáveis - mas no verão podem lotar com facilidade e você vai se sentir como num estádio de futebol em dia de decisão. Ou utilize as máquinas de informação (e bilhetes) em vários idiomas. Sempre ha filas nas estações italianas.

Para ônibus, Lizza é a companhia italiana, com destinos para várias cidades ao longo do país. Barcos, ferries e navios são transportes comuns, já que a costa italiana é bem extensa, incluindo suas populares ilhas. Para quem está de carro, dirigir pode ser uma boa, com estradas legais e bem sinalizadas. Há uma central de caronas em Florença e pedir em auto-estradas é ilegal.

Acomodação
A diferença da diária dos albergues para as demais acomodações é quase a metade, o que custa em média €15. A chateação do curfew ainda existe e varia entre 23h30 e 0h30, com albergues fechados até às 14h para limpeza (lock-out). Albergues independentes costumam ser mais tranqüilos. Nas diárias costumam estar incluídos lençóis e café da manhã - simples, com pão, manteiga, geléia, café, leite e suco.

Muitos oferecem jantar (média de preço €7). Com uma boa estrutura, a maioria tem bar e lavanderia. No verão é recomendável fazer reservas ou chegar de manhã cedo para garantir a cama. Ainda mais baratos que os hotéis são as pensões, mais simples e freqüentemente ao redor das estações de trem. Custam em média €22 e não costumam incluir café da manhã.

Comes & Bebes
Comer (mangiare) na Itália é sagrado, um verdadeiro ato social - é sem dúvida um dos países onde o melhor e com fartura vai à mesa. Um dos programas genuinamente italiano é ir a um bom restaurante, pedir um vinho e seguir todo o ritual de pratos: anti pasto (entrada), primo piatto (primeiro prato: massa, sopa ou risoto), secondo piatto (segundo prato, carnes com cotorni, que são batatas ou legumes), insalata (salada), sobremesa, caffé e amaro (café com grapa, que é cachaça de vinho). Opção são os menus turísticos, e a média vai de €9 a €15.

Locais típicos são restaurantes, trattoria (mais familiar e informal), pizzeria, osteria (ótimo para beber vinhos, onde servem pequenas porções de comida) e birreria (cervejaria). Na Itália, encontra-se também muitas rosticceria, que são lugares especializados em algum tipo de comida para comprar e fazer em casa (queijos, pães, etc.). Sentar à mesa aumenta o preço. A maioria cobra o coperto, que é uma taxa de serviço que varia entre €0,50 a €2. Pratos tradicionais são pastas (macarrão), pizzas e formaggi (queijos pasteurizados). Bebidas: vini (vinhos) principalmente, capuccino, licores, aperitivos e grapas.

Nas regiões da Toscana e da Umbria (no centro do país), encontram-se muitas olivas e ervas. No sul, a comida é mais picante e os doces mais ricos e recheados. E tudo é mais barato - uma pizza em Nápoles pode sair por €3, além de ser muito gostosa. Outra região onde a gastronomia é famosa é Emilia Romana, cuja cidade mais importante é Bolonha. Experimente o spaguetti bolognese, tortellini e mortadella, conhecidos mundialmente. Inesquecíveis vão ser as paradas para os gelatos ou gelati, os maravilhosos sorvetes italianos.

Brasileiros
Embaixada
Piazza Navona, 14 - Roma
Fone 06 880-4217, e-mail: brasital@tin.it, www.ambasciatadelbrasile.it

Consulados Via Santa Maria dell'Anima 32b - Roma
fone 06 688-9661, e-mail: consbras@tin.it

Corso Europa 12 - Milão
fone 02 780 851, 777-1071 informa@consbrasmilao.it, www.consbrasmilao.it

Centro de Estudos Brasileiros
Piazza Navona, 18 - Roma

TAM
Via del Bollo 3. Fone 02 8699 8157 - Milão

Varig
Piazza XX Settembre 6 - Fone 051-249462 - Bologna
Via Larga 26, 1o Piano - Fone 02 8066 3059 - Milão
Via A. Depretis 104/110 - Fone 81-7046111 - Nápoles
Via Bogino 23 - Fone 011 860 6611 - Turim
Via Frattini 12 - Fone 45 803-0006 - Verona

Banco do Brasil
Piazza Castello 1, fone 02 88251, e-mail: milao@bb.com.br - Milão
Via Barberini 29 - 4º Piano, fone 06 488-0707, e-mail: roma@bb.com.br - Roma

Nós lá fora
Futebol é nossa marca registrada e não se surpreenda se algum italiano souber mais da escalação do time da Copa de 86 do que você. Sem pretensão, eles nos amam - especialmente nossas mulheres. Deixem que eles saibam que você é brasileiro e sinta-os como irmãos.

Barbadas & Roubadas
País fácil de viajar. Tome cuidado com a segurança, especialmente no sul - e lá aproveite para comer com fartura, tanto pela qualidade como pelo preço. Aliás, é mandatório comer bem na Itália. Se você ficar só no pão e refri, sem ter provado uma massa, pizza, sorvete ou vinho, merece ter seu passaporte cassado! No verão pode ser uma boa reservar o trem.

Percurso imperdível é na Toscana, principalmente entre Florença e Bolonha. E de Roma a Brindisi (com o mar azul turquesa do seu lado) se você estiver indo pegar o ferry para à Grécia no sul.

Italianos têm seu estilo peculiar, entre no clima e nunca perca o bom humor. E não importa o quanto você (não) sabe falar - fale italiano, capisci, bello?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário